Métodos para depilação facial – vantagens e desvantagens
Os métodos para depilação facial dependem do seu objetivo, se é para remover pelos maiores e aparentes ou apenas para deixar a pele mais lisa e melhorar a fixação da base.
Cera
A depilação com cera quente ou fria costuma ser feita para remover os pelos do buço. Não é recomendado usar esse produto no rosto todo, pois a pele dessa região é bem sensível e pode machucar. Além do mais, a cera acelera a flacidez da pele.
Linha
A linha, ou depilação egípcia, é um dos melhores métodos para fazer depilação facial por ser uma solução higiênica, não agredir a pele, não acelerar a flacidez e arrancar o pelo na raiz. Porém, é um pouquinho dolorida e precisa treinar para conseguir fazer por conta própria.
Lâmina
A depilação com lâmina é um dos métodos mais práticos para a depilação facial. Porém, é preciso tomar muito cuidado para não se cortar e acabar ficando com cicatrizes no rosto. Além disso, não é o método mais higiênico e não arranca os pelos na raiz. Ou seja, depois de uns 2 dias você vai sentir os pelinhos pontudos crescendo.
Caneta depilatória
A caneta depilatória é uma solução relativamente nova no mercado, feita para ser bem prática, até para levar na bolsa, e própria para áreas pequenas, como sobrancelhas e buço. Tem quem goste e tem quem ache uma perda de tempo, pois não é tão prático quanto parece nas propagandas.
Pinça
A pinça remove os pelos um a um, por isso não é feita para usar no rosto todo, apenas no buço e nas sobrancelhas. É um dos métodos mais simples e práticos, que pode fazer por conta própria, e apesar de causar um pouco de dor, arranca os pelos desde a raiz, fazendo com que demorem mais para crescer.
Laser
A depilação a laser é um método mais recomendado para quem tem pelos grandes, escuros e espessos na face. É uma depilação definitiva, que mata o folículo piloso. É mais cara, precisa ser feita em uma clínica de estética e tem contraindicações.
Cuidados antes, durante e depois de depilar
Por conta da sensibilidade da pele do rosto, todos os métodos de depilação facial exigem algum tipo de cuidado.
O que menos exige é a pinça, já que não serve para o rosto todo. Somente precisa cuidar para não pinçar a pele e acabar com uma lesão.
Nos demais métodos é importante estar com o rosto bem limpo e seco, sem nada de maquiagem, e cuidar para não machucar lábios ou olhos.
Depois de depilar é bom lavar o rosto novamente e aplicar uma loção hidratante para o seu tipo de pele.
Se for um método que remove o pelo desde a raiz, é melhor esperar para usar maquiagem só no dia seguinte, deixando que os poros se recuperem.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/
Métodos de depilação facial passo a passo
Agora que já sabe quais são os principais métodos de depilação facial e os cuidados que deve ter para fazer, veja alguns tutoriais para saber mais detalhes e entender exatamente como é feito.
Depilação facial com lâmina
Esse tipo de depilação, para o rosto todo, não é feito com a famosa Gillette, mas sim com lâminas bem menores e próprias para isso, que ajudam a chegar nos cantinhos e diminuem o risco de cortes. Veja como fazer:
Com cera
Se você preferir a opção com cera, escolha um bom profissional para aplicar e também uma cera de qualidade, dessas que não precisa puxar com força para arrancar. Veja esse método:
Depilação facial com linha
Esse método é um pouco dolorido, mas é bastante eficaz e seguro, pois não abre os poros. Veja o passo a passo, desde a escolha da linha ideal até os movimentos para fazer com as mãos:
Com caneta depilatória
Essa caneta é uma questão de gosto. Mas, a maioria das pessoas que testa diz que a remoção dos pelos não é das mais práticas. Veja como é que funciona:
Depilação facial com laser
O método a laser, como já mencionado, é para casos específicos em que a quantidade de pelos faciais é maior e realmente incomoda com frequência.