A “árvore do dinheiro” é, na verdade, formada por várias pachiras aquáticas entrelaçadas durante o seu crescimento. Por ser um ramo perene, é resistente e com um ciclo de vida longo. Nativa da América
Central e do Sul, é conhecida também por munguba, castanhola, castanha-do-maranhão, carolina, paineira-de-cuba e mamorana.
A fama de trazer sorte e riqueza tornou essa planta muito popular. Além desses benefícios, que não podemos garantir que irá acontecer com você, ela adiciona vitalidade e um toque único a qualquer espaço.
Tendo sua primeira muda plantada em Tawain como bonsai, na década de 1980, o vegetal rapidamente se tornou um símbolo de prosperidade e é muito procurada pelos praticantes de Feng Shui.
Hoje, a planta é cultivada de diversas formas: as mini árvores de dinheiro, as maiores e uma floresta – quando várias são colocadas juntas em um mesmo vaso.
Em estado selvagem, as espécies podem chegar até 18 metros, mas as trançadas crescem de 30 cm a 2,5 metros de altura.
Como surgiu a reputação de trazer sorte?
Segundo a lenda, um homem que estava sem sorte orou por prosperidade. Logo depois, descobriu a árvore do dinheiro e a levou para casa.
Ele rapidamente percebeu que, com suas sementes, poderia cultivar muito mais árvores e abriu um negócio vendendo belas mudas a outras pessoas – criando uma grande fortuna.
Foi assim que a muda se tornou um presente muito popular na cultura do Leste Asiático – tanto nos negócios quanto nos assuntos pessoais.
De acordo com o Feng Shui, o tronco trançado é capaz de prender os bens em suas dobras, além das cinco folhas do caule representarem os elementos do equilíbrio: terra, fogo, água, vento e metal.
Sete folhas no talo é extremamente raro, mas traz ainda mais sorte para o proprietário.
Quando o assunto é localização, a preferência vai de cada um. Muitas empresas a mantêm perto de sua caixa registradora para boa sorte, mas, dentro da casa, é comum posicioná-la no canto sudeste.
Cuidados e curiosidades
As árvores do dinheiro são incrivelmente fáceis de cuidar e descomplicadas para iniciantes. Porém, elas exigem luz indireta e irrigação esporádica.
Um estudo da NASA, sobre plantas de interior que aumentam a qualidade do ar, aponta que a pachira aquática é um dos filtros de poluentes nocivos mais eficazes.
Tem pet em casa? Apesar dessa espécie não ser tóxica, ao ser consumida em grandes quantidades, pode causar problemas digestivos no seu amigo de quatro patas.
*Via Bloomscape
Por fim, Veja também: Como fazer limpa piso milagroso: mistura caseira para deixar sua casa brilhando
E aí, você gostou de conhecer Descubra o significado simbólico e os benefícios da árvore chinesa do dinheiro? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.
Veja também: Aprenda Escurecer O Cabelo Branco Naturalmente em casa: você precisa conhecer essa receita caseira