Dicas caseiras de como Remover Infecção de uma Unha Encravada
Unhas encravadas podem causar muita dor . Elas acontecem quando a unha penetra o tecido macio que cerca o dedo e a pele começa a crescer sobre ela, e não por baixo. Comuns nos dedões do pé mas podem acontecer em qualquer um deles. Além da dor, unhas encravadas infecionam facilmente; Com os passos certos, você pode curar seu dedo leia:
Tratando a unha
-
Mergulhe o dedo em água morna. Para reduzir a dor e o inchaço da unha, mergulhe o pé correspondente em água morna por 10-15 minutos. Encha uma banheira com água quente e adicione 1 ou 2 colheres de sopa com Sal de Epsom (sulfato de magnésio). Coloque o pé na água e relaxe enquanto o mergulha. Seque o dedão do pé completamente ao terminar.
-
- O Sal de Epsom ajuda a tratar a dor e a inflamação.
- Você pode fazer o processo várias vezes por dia se a dor for intensa demais.
- Nunca mergulhe o pé em água quente: sempre o faça em água morna.
- Ao mergulhar o pé, você pode misturar água e sabão e descansá-lo na solução por 10 minutos.
Leia também: Se ver uma linha destas nas unhas, consulte urgentemente um médico
Para aliviar a pressão sob a borda da unha encravada, os médicos recomendam, em alguns casos, que você levante e sustente um pouco a unha. Coloque um pedacinho de algodão ou de fio dental grosso sob a borda dela. Tal técnica ajuda a distanciar a unha da pele para não perfurá-la mais.
- Ao utilizar algodão, umedeça-o com antisséptico para ajudar a aliviar a dor e evitar infecções debaixo da unha.
- Se a unha estiver infeccionada, esse procedimento pode também ajudar a retirar a umidade
- verifique se o FIO DENTAL GROSSO não possui gosto e nem cera em sua constituição.
- Não insira nenhuma ferramenta de metal sob a unha para colocar o fio dental ou algodão com mais facilidade, pois fazê-lo só irá machucar o dedo ainda mais.
-
Aplique pomada antibacteriana. Esse tipo de pomada é muito útil ao lidar com unhas encravadas. Antes de aplicá-la, seque o dedo completamente. Cubra a área infeccionada com creme antibacteriano e aplique a pomada com camadas grossas sobre a área infectada do dedo. Enfaixe-o com bandagem (um curativo adesivo grande) para evitar que sujeira entre no machucado e para que a pomada fique no local.
-
Vá a um podólogo. Unhas encravadas que infeccionam não devem ser tratadas por conta própria (assim como todos os machucados que infecionam). Marque uma consulta com um podólogo para que ele a trate. Se a infecção e a unha estiverem em estado avançado, pode até ser necessário realizar uma pequena cirurgia, mas em grande parte dos casos, o médico irá tratar a unha com um anestesiante e tratamento adequado.
- O podólogo pode prescrever antibióticos orais para ajudar a evitar infecções futuras.
Mitos e verdades sobre unhas encravada
-
Não corte a unha. Um “mito” muito comum é cortar a unha encravada e infeccionada. Mas fazê-lo só irá piorá-la e aumentar a chance de mais unhas encravadas futuramente. Deixe a unha sem cortar e erga-a para aliviar a pressão.
- A unha do pé pode ter que ser cortada por um médico, mas não em casa
-
Não “cave” sob a unha. Pode parecer tentador aliviar a pressão ou erguer a unha para longe “cavando” a pele por baixo dela. Não faça isso, pois a infecção pode só piorar.
- Não use pinças, lixas, palitos de manicure, tosquiadores e outras ferramentas de metal.
leia mais : O que o roer as unhas fala da sua personalidade
-
Não corte a unha em forma de “V”. De acordo com métodos de cura espalhados ao longo do tempo, a unha infeccionada será curada ao cortá-la em formato de “V” sobre ela, aliviando a pressão. No entanto, tal ação nada faz além de criar um borda irregular em sua unha.
Dicas muito importantes unhas encravadas
- Não fique pressionando o pus para que ele saia da área da unha encravada: pode acabar infeccionando mais
- Não morda a unha com os dentes. Além de não ser higiênico, a unha e os dentes serão danificados
- Problemas com os dedos e o pé pode indicar diabetes.
- Indivíduos com problemas de imunidade devem consultar um médico para verificar se existe alguma infecção persistente.
Leia também: Melhor Fortalecedor de Unhas
- Às vezes, as infecções podem tornar-se fatais ao se manifestarem com septicemia ou se causarem infecções sanguíneas. Você poderá também desenvolver infecções gangrenosas, que criam tecidos mortos e em deterioração, o que pode exigir internação, cirurgias e até amputações para evitar que o tecido morto se espalhe.
- Caso tenha uma unha encravada e saiba que é diabético, você deve consultar um médico especializado em problemas do pé ou um podólogo.