Dicas de limpeza e organização da casa para alérgicos
É muito comum que quem sofre de alergia comece a espirrar ao entrar em casa. Isto acontece com frequência porque dentro de casa existem muitos alérgenos que causam as alergias domésticas. Os principais alérgenos domésticos são o pó, os ácaros, os fragmentos de pele de animais e pelos de animais, pelos de roupas e o bolor.
Para te ajudar a tornar sua casa um lugar menos incômodo para quem é alérgico, selecionamos dicas que você pode colocar em prática desde já, confira.
Chão
Para o chão prefira revestimentos lisos como cerâmica ou porcelanatos. Esses pisos são fáceis de limpar e não soltam pó como algumas madeiras ao envelhecerem. Sempre que perceber que o chão está com poeira ou pelos limpe-o imediatamente usando um pano úmido ou um aspirador e nunca uma vassoura, pois ela espalharia ainda mais o pó.
Carpete e Tapete
Carpete não é uma boa escolha para quem tem alergias. Apesar de ser possível limpá-lo, mesmo mantendo-o sempre higienizado é possível que algumas partículas de poeira se acumulem e desencadeiem reações alérgicas. Quanto aos tapetes, eles devem ser sempre lavados e secados no sol para evitar o acúmulo de poeira e o surgimento de ácaros.
Para te ajudar a tornar sua casa um lugar menos incômodo para quem é alérgico, selecionamos dicas que você pode colocar em prática desde já, confira.
leia também:
Chão
Para o chão prefira revestimentos lisos como cerâmica ou porcelanatos. Esses pisos são fáceis de limpar e não soltam pó como algumas madeiras ao envelhecerem. Sempre que perceber que o chão está com poeira ou pelos limpe-o imediatamente usando um pano úmido ou um aspirador e nunca uma vassoura, pois ela espalharia ainda mais o pó.
A consultora em organização, Heloisa Sundfeld, sócia-diretora da Help Personal Assistant, explica alguns procedimentos que podem ser adotados, para evitar o acumulo de poeira e facilitar a limpeza.
Sala:
Dê preferência a couro natural ou sintético para forração dos estofados, caso sejam de tecido use sobre eles mantas decorativas que protegem os móveis e podem ser lavadas toda semana.
Veja mais dicas :
Dicas para ter um quarto saudável
Como eliminar facilmente ácaros e parasitas e manter seu colchão livre de ameaças
Mofo e umidade: Como prevenir e eliminar?
Ao comprar almofadas, escolha sempre as com capa removível, pois possibilita sua lavagem semanal.
Abolir o carpete é a melhor solução e, se possível, também evite tapetes, mas se faz questão de tê-los, dê preferência aos não muito grandes, de tamanho médio, que possam ser lavados pelo menos três vezes ao ano.
Aspirar os estofados todos os dias e passar um pano umedecido em uma solução de água e vinagre, uma vez por semana.
Quarto do casal:
· Use sobre o colchão um protetor impermeabilizado que deve ser trocado e lavado no mínimo à cada 15 dias.
· Nos travesseiros deve ser usada uma capa que tenha a parte interna impermeabilizada e fechada por zíper. Essa capa deve ser trocada e lavada toda semana.
· O colchão deve ser virado toda semana, e aspirado, assim como o estrado. Os colchões que não podem ser virados devem ser simplesmente aspirados.
· No caso de haver ar condicionado, seu filtro deve ser limpo uma vez por mês.
· Se existe ventilador de teto, suas pás devem ser limpas com pano úmido todos os dias, para que não acumule poeira.
· Se possível evite ter cortinas, mas se não houver outro jeito, opte pelas feitas de tecidos leves e lave-as à cada 15 dias. Se fizer opção por persiana ela deverá ser limpa com pano úmido um dia sim outro não.
Quarto do bebê:
· O piso do quarto deve ser de madeira ou laminado, jamais use carpete. Atualmente existem materiais específicos para o quarto do bebê.
· Bichos de pelúcia são bonitos e compõem a decoração, mas acumulam muito pó, por isso evite-os! Se realmente fizer questão de tê-los, lembre-se, eles devem ser de material que possa ser lavado à cada 15 dias.
· Os móveis devem ser de linhas retas, para que não existam locais para que o pó se acumule.
· Os protetores de berço devem ser de tecidos laváveis e, de preferência, antialérgicos.
· Quanto menos objetos ficarem expostos no quarto, menos locais para acumular poeira.
Cozinha:
Embaixo da pia é um local que muitas vezes tem um maior acumulo de umidade, facilitando a proliferação de bactérias e criando um odor desagradável. Sugiro colocar produtos industrializados que absorvam a umidade (a venda em supermercados) ou giz escolar, que tem a mesma finalidade e é mais barato.
Sempre que possível deixe as janelas e portas abertas para que o ar circule.
Para limpar o micro-ondas, coloque uma vasilha com água e 3 rodelas de laranja ou limão, deixe ferver de 3 a 4 minutos. Irá criar um vapor, então passe um pano limpo e seco por dentro e ele ficará limpo e cheiroso.
Banheiro e lavanderia
Você deve ficar de olho para evitar que bolor se acumule nas paredes e no teto do banheiro. Como banheiros são muito úmidos, os fungos podem aparecer e causar as manchas escuras esverdeadas nas paredes e isso é extremamente nocivo para a saúde. Quartos e salas que dividem parede com o banheiro também devem ser checados de tempo em tempo para conferir se não há bolor nas paredes.
· Nunca acumule roupa suja e jamais deixe qualquer peça úmida, pois são fonte de ácaros.
· Deixe as janelas e portas abertas sempre após o banho, desse modo, o vapor se dissipará, evitando que apareçam manchas escuras no teto e o cheiro de umidade.
· Coloque no gabinete da pia produtos que absorvam a umidade.
· Procure usar produtos de higiene com pouco perfume e dê preferências aos neutros.
Algumas dicas gerais:
· Evite produtos de limpeza muito perfumados e aromatizadores de ambientes.
· Dê preferência a produtos naturais tais como bicarbonato, vinagre branco e outros, no momento da limpeza.
· Se possível chame uma empresa especializada em lavar e retirar ácaros dos colchões e travesseiros pelo menos uma vez ao ano.