Dicas de pequenos reparos em casa
O QUE PODE DAR ERRADO NA HORA DE REFORMAR?
Reformar uma casa ou um apartamento, além de tempo e investimento, requer do proprietário paciência e serenidade para lidar com imprevistos. Pois é quase certo que eles aparecerão, embora ter um bom planejamento e estar cercado de bons profissionais ajude (e muito!) a evita-los.
A fim de auxilia-lo a minimizar a possibilidade de enfrentar problemas na reforma, listamos alguns fatores construtivos comuns e, muitas vezes invisíveis ou negligenciados, que podem gerar dores de cabeça.
CUPINS :
Uma surpresa para lá de desagradável quando se faz uma reforma é descobrir uma infestação de cupins nas estruturas de madeira. Portas, vigas de cobertura, pisos de tacos e armários costumam ser a principais vítimas desses intrusos. Quando surge tal problema, a solução passa pela contratação de uma empresa especializada para realizar a descupinização (ou a total remoção dos madeiramento e outros elementos atingidos) antes de prosseguir com a reforma.
NOVAS TOMADAS / MAIS TOMADAS ( ENERGIA )
Um erro comum é esquecer de colocar tomadas em todos os locais necessários. A instalação dos pontos de elétrica precisa ser pensada e executada antes de colocado o revestimento e feito o acabamento. Por isso, antes de liberar o pedreiro para pintar e assentar azulejos, verifique exaustivamente os pontos de tomada, interruptores e de iluminação necessários. Aproveite e troque as antigas pois a tomada tem um tempo de utilização de 5 a 10 anos.
leia mais:
Dicas para Eliminar Baratas e Formigas
Desentupir ralos: Receita Caseira
Dicas para eliminar insetos em casa
Receita caseira para tirar ferrugem de piso, pia e roupa
Sofá – Dicas práticas de como retirar manchas dos estofados
Para acabar com o mofo, a primeira providência é melhorar a ventilação. Com mais exposição ao vento, a área secará. Duplique a atenção em cantinhos com móveis encostados e cortinas pesadas. No caso dos armários, a dica é fazer uma limpeza periódica com pano levemente umedecido com água e vinagre. Já nas paredes, a ordem é encharcar um pano em uma solução de água sanitária, cloro e sabão em pó.
Pia de cerâmica: Como clarear?
Pias de cerâmica são comuns em muitas casas, já que elas resistem ao mofo e duram por um longo tempo. Manchas podem surgir em sua antiga pia de cerâmica devido à falta de cuidados, limpeza e ressecamento. leia aqui
TEXTURA EM PAREDES
Utilizada para decorar, a textura também pode corrigir imperfeições com o uso do material certo.
Pouco dinheiro disponível não é um problema para esse serviço, pois seu custo é baixo e pode ser feito sem muito trabalho, seguindo alguns passos. É importante, também, não esquecer o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para evitar acidentes. Ao manusear o produto é imprescindível o uso de óculos de segurança para proteger os olhos dos possíveis respingos, e de luvas, evitando o contato direto com as tintas.
Materiais e ferramentas necessários:
Aplicação da textura
1. Antes de qualquer coisa, deve-se limpar bem a parede e lixar as imperfeições, bolhas, partes soltas, uniformizando a superfície e limpando-a com um pano. 2. O piso deve ser forrado de forma a evitar respingos e manchas que podem resultar da aplicação. 3. Com o uso da fita crepe, deve-se proteger portas, janelas, rodapés, tomadas, etc. 4. Com a desempenadeira de metal lisa, a textura é aplicada de cima para baixo e dos cantos para o centro, da mesma forma que se faz com massa corrida. O interessante aqui é trabalhar com faixas de 3 a 5m², pois o efeito é dado com a textura ainda fresca, na sequência de sua aplicação. 5. Com o auxílio de espátulas, desempenadeiras lisas ou dentadas, trinchas, esponjas ou outros materiais, o serviço vai sendo desenvolvido de maneira mais pessoal que técnica, embora cada efeito possua particularidades. O ideal é pesquisar e visualizar diversas imagens para decidir o estilo favorito e que melhor irá ornar com o cômodo ou ambiente escolhido.
Dicas: