Uma boa Dieta Para Limpar o Fígado deve incluir alimentos específicos que ajudam a equilibrar o seu funcionamento, promovendo a desinflamação e a eliminação das toxinas do organismo.
INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC
Isso porque o fígado é o principal órgão responsável pela filtragem do sangue para eliminar as toxinas prejudiciais ao organismo.
Além disso, o fígado também ajuda o corpo a regularizar e equilibrar os hormônios, metabolizar gorduras através da produção de bile, armazenar e digerir nutrientes.
Portanto, o fígado desempenha diversas funções importantes para o bom desempenho do corpo.
Dessa forma, quando nos alimentamos mal, bebemos em excesso e nos expomos a poluentes e estresse, sobrecarregamos o nosso fígado provocando o seu mal funcionamento e prejudicando todos esses processos. E com isso, acarretamos uma série de problemas de saúde e doenças mais graves.
Por esta razão, a Dieta Para Limpar o Fígado é realmente muito importante para a desintoxicação do próprio órgão e do organismo como um todo.
Além disso, incorporar ingredientes específicos na sua alimentação vai ajudar ainda mais a potencializar as funções do fígado, fazendo com que ele funcione sempre de forma adequada.
O Que Fazer Para Desintoxicar o Fígado
É fundamental entender que o fígado sofre bastante com a quantidade de toxinas ingeridas em excesso através de alimentos industrializados e processados, bebidas alcoólicas e gorduras.
Assim, para equilibrar o funcionamento dos órgãos, precisamos ingerir regularmente alimentos que contenham propriedades desintoxicantes ricos em antioxidantes, que contribuem para a regeneração das células e combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce.
Alguns deles ainda contêm propriedades anti-inflamatórias que facilitam a eliminação de substâncias tóxicas, metabolização de enzimas e absorção de nutrientes, ajudando a desintoxicar o fígado de forma natural, sem sobrecarregá-lo.
Alimentos Para Uma Dieta Para Limpar o Fígado
Para manter o seu fígado saudável, a sua alimentação deve se concentrar em alimentos de fácil digestão e que contenham muita água e pouca gordura, são eles:
Beterraba e Cenoura
Tanto a beterraba quanto a cenoura são extremamente ricas em flavonoides e betacaroteno e quando adicionadas à sua Dieta Para Limpar o Fígado podem ajudar bastante no processo de desintoxicação e a melhorar as suas funções.
A beterraba, por exemplo, é rica em betalaínas, substância responsável pela sua coloração avermelhada e pela reparação e regeneração celular no fígado.
Chás de Ervas
Os chás de ervas também são ricos em fitoquímicos e antioxidantes que melhoram a circulação e ajudam na desintoxicação do organismo.
Os mais utilizados em Dieta Para Limpar o Fígado são os chás de boldo, de cardo-mariano e o chá verde.
O chá verde, por exemplo, é rico em catequinas, antioxidantes que ajudam nas funções do fígado, acelerando suas atividades e aumentando a síntese de enzimas desintoxicantes.
Gengibre
O gengibre é muito utilizado na Dieta Para Limpar o Fígado devido às suas propriedades anti-inflamatórias, digestivas e antimicrobianas, que promovem a limpeza do intestino e a digestão de gorduras, facilitando o trabalho do fígado, acelerando o metabolismo e colaborando para a metabolização das toxinas.
Em geral, o gengibre é consumido em chás ou incluído em sucos e molhos.
Vegetais de Folhas Verdes
As folhas verdes são excelentes aliadas da Dieta Para limpar o Fígado, pois são extremamente ricas em clorofila, que eliminam as toxinas do sangue naturalmente.
Além disso, são capazes de neutralizar metais pesados, químicos e pesticidas protegendo ainda mais o fígado.
A couve, por exemplo, tem um alto teor de fibras e glutationa. Já as folhas de dente de leão são desintoxicantes e agem diretamente no fígado e no pâncreas.
Abacate
O abacate é rico em fibras e nutrientes que ajudam o organismo na produção de glutationa, substância que ajuda a eliminar toxinas e que bloqueia cerca de 30 tipos de agentes carcinogênicos.
Maçã
A maçã é rica em pectina, além de outras substâncias químicas necessárias para a eliminação de toxinas do sistema digestivo.
Em troca, ela facilita o fígado no trato com a carga tóxica durante o processo de limpeza.
A maçã verde é rica em fibras solúveis que eliminam impurezas pelo intestino, e antioxidantes (florizina) que protegem o fígado contra os radicais livres.
Brócolis e Couve-flor
O brócolis e a couve-flor ajudam a aumentar a quantidade de glucosinolato no organismo, estimulando a produção de enzimas no fígado, que ajudam a eliminar toxinas do corpo.
Alho
Apenas uma pequena quantidade de alho na sua Dieta para Limpar o Fígado é capaz de ativar enzimas que ajudam o organismo a eliminar as toxinas.
Ele também tem grandes quantidades de alicina e selênio, substâncias naturais que ajudam a limpar o fígado; e enxofre, mineral que auxilia na desintoxicação e combate infecções bacterianas.
Limão e Lima
O limão e a lima contêm grandes quantidades de vitamina C, importantes para a síntese de glutationa, que ajudam o organismo a sintetizar toxinas em substâncias diluídas em água.
Por isso, recomenda-se beber suco de limão ou de lima frescos de manhã com água morna, ainda em jejum.
Isso vai estimular a liberação de enzimas digestivas desintoxicantes e facilitar a eliminação das impurezas pelo organismo e desintoxicar o fígado.
Açafrão ou Cúrcuma
O açafrão ou cúrcuma é um excelente desintoxicante que ajuda as enzimas a eliminar carcinogênicos.
Viu como existe uma enorme quantidade de alimentos que podem ser incorporados à sua Dieta Para Limpar o Fígado? Assim fica mais fácil criar um cardápio para quando exagerar e sobrecarregar o fígado.
As quantidades recomendadas para cada refeição vão variar de acordo com a sua idade, gênero e nível de atividade física, por isso consulte um nutricionista para criar uma Dieta Para Limpar o Fígado personalizada e mantenha a saúde em dia.