O aumento de gordura localizada e a retenção de líquido são dois inimigos de quem deseja reduzir medidas. Contudo, como o inchaço também reflete em um aumento na balança, muitas pessoas confundem o acúmulo de água com o aumento da gordura no corpo.
De acordo com a nutricionista Evelin R. Siqueira, a gordura localizada é o acúmulo de tecido adiposo (gorduroso) em determinadas regiões do corpo, principalmente quadril e abdômen. “A gordura localizada está relacionada ao sobrepeso decorrente de uma má alimentação e da ausência de exercícios físicos”, completa.
O que é retenção de líquido
A retenção de líquido consiste em um acúmulo de água nos tecidos periféricos relacionado aos eletrólitos, como sódio e potássio, e aos hormônios. As causas do problema vão desde desequilíbrios hormonais e consumo de alimentos ricos em sal até alterações no período pré-menstrual e uso de medicamentos.
Diferença entre inchaço e gordura
Segundo Evelin, por meio de um teste simples é possível saber se o aumento na balança e nas medidas é apenas inchaço ou quilos extras.
O truque é, com os dedos em pinça, apertar a pele por apenas dois segundos e observar. “Se depois de pressionar a pele por esse tempo, a marca do dedo permanecer durante três segundos ou mais é sinal de que existe líquido retido naquela região”, explica.
Ainda de acordo com a nutricionista, pessoas que desejam fazer uma avaliação mais detalhada da composição corporal podem procurar um especialista para realizar um exame chamado Bioimpedância. “Ele avalia a quantidade de massa magra, massa gorda e quantidade de água intra e extra celular”, finaliza.
LEIA TAMBÉM
- Dica de Treino leve para queima da gordura
- Poros dilatados: tratamentos caseiros
- Dieta para emagrecer Rápido
De frente para o espelho, localize as áreas onde a pele sofre mais resistência, como os tornozelos, que têm o osso logo abaixo. Tecidos como as bochechas, muito macios, ou que costumam causar dúvidas, como rosto e pescoço, não são bons indicadores. Com os dedos em pinça, aperte a carne do local e observe. Se o problema for inchaço, a pele fica com uma pequena depressão por alguns segundos. Outra dica é ver se os números da balança variam entre uma semana e outra.
Se o caso for excesso de peso, a receita é conhecida: siga uma alimentação balanceada e pratique exercícios físicos regularmente. Com persisistência, o resultado é certo. No caso do inchaço, a primeira providência é reduzir o consumo de sal. E fugir do calor, pois as células passam a expelir mais líquido e o excesso se acumula entre elas. Cuide-se. O projeto verão está em cima e o lugar de água retida é na praia.