Mesmo com muita malhação, se alimentando bem e bebendo muita água, muita gente ainda não consegue se livrar da famosa pochetinha e aquela sensação de inchaço incômoda.
Durante todo o dia, desde a hora que acordamos até o fim do dia, a sensação de desconforto e incômodo nessa região da barriga nos persegue.
Existem alguns alimentos que você pode evitar e assim sua barriga irá murchar rapidinho. Saiba quais são eles e abandone-os de vez.
O que evitar
1 – Sal
Além de ser um dos maiores vilões à saúde, o sal quando é consumido em excesso, provoca inchaço por reter líquido no organismo, principalmente na região abdominal.
Estufamento e desconforto são as maiores reclamações, pois podem demorar muito a serem aliviados.
2 – Carboidratos
Os refinados como a farinha branca, que estão presentes em pizzas, Paes, e vários outros alimentos, possuem uma fibra que é dietética.
Elas são responsáveis por causar o estufamento e muitas vezes atrapalham a dieta, pois são muito ricos em calorias.
3 – Bebidas gasosas
A água com gás não engorda, mas por conter gás assim como os refrigerantes, podem causar grande desconforto gástrico e o inchaço abdominal pode prevalecer por um longo tempo.
4 – Cerveja
O que causa o inchaço abdominal, além do gás, é a combinação de cevada e açúcar presente na bebida.
Além de esses componentes atrapalharem o metabolismo a espuma também é responsável por causar desconforto abdominal.
Portanto quando você corta o consumo de cerveja, até mesmo nos finais de semana, sua barriga irá murchar rapidinho.
5 – Feijão
Mesmo sendo excelente fonte de proteína, e está presente em quase todas as refeições do brasileiro, o feijão é um dos alimentos responsáveis por causar inchaço abdominal.
Isso acontece porque no seu processo de digestão, ele aumenta a produção de gases na região do intestino devido à fermentação.
6 – Leite e seus derivados
Além de quem sofre intolerância à lactose, quem não tem costume de tomar leite ou comer de seus derivados pode sentir certo desconforto e inchaço na região abdominal (quando consumi-lo).
Isso geralmente acontece depois de ingerir iogurte, um copo de leite, etc.
7 – Couve flor
Assim como o feijão e o brócolis, a couve flor também aumenta a produção de gases na região gástrica e assim gera inchaço abdominal.
Assim como qualquer alimento muito rico em gordura, as frituras prejudicam a digestão reduzindo o seu ritmo, deixam o estomago pesado, além de comprometer pele e o emagrecimento.
Quanto ao inchaço o melhor a se fazer é evitar ao máximo esse tipo de alimento e assim sua barriga irá murchar bem rápido.
9 – Alimentos condimentados
Excesso de tempero – como pimenta preta, pimentão, alho, vinagre, mostarda entre outros – podem liberar um ácido no estômago.
Esse ácido é responsável por causar algumas inflamações, e o estômago fica pesado. O mais saudável é comer sem muitos condimentos, algumas ervas é o suficiente para temperar bem a comida.
10 – Adoçantes
A maioria dos alimentos é produzida com substâncias artificiais e adoçantes. Essas substâncias podem provocar diarreia, além de uma distensão na região do abdômen. Por isso é importante ler bem as embalagens antes de comprar qualquer produto.
11 – Chicletes
Embora esse seja um hábito muito comum, o mascar chiclete pode encher o estômago de gases, pois nesse processo você engole muito ar que vai direto para o sistema digestivo. Que é o motivo do inchaço e desconforto gerado.
12 – Álcool
Todas elas produzem muitos gases no organismo, além de inflamação, a melhor das opções é substituir essas bebidas por sucos naturais e água, assim sua barriga irá murchar rapidinho.
Todos esses alimentos citados são alguns dos responsáveis por causar inchaço abdominal, pois a maioria deles prejudica o sistema digestivo e a melhor opção é substituí-los por alimentos mais saudáveis.
Opte por frutas e verduras, são alimentos mais naturais e fornecem muitos nutrientes ao organismo, além de serem mais saudáveis e proporcionarem mais energia.
Uma reeducação alimentar junto à prática de exercícios e a sua barriga irá murchar rapidinho, basta muita força de vontade.