A doença de crohn é uma síndrome inflamatória do trato gastrointestinal, que afeta especialmente certas porções do intestino delgado e o cólon.
A doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal crônica que pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, desde a boca até o ânus. A causa exata da doença de Crohn ainda é desconhecida, mas acredita-se que seja resultado de uma combinação de fatores genéticos, imunológicos e ambientais.
Sintomas da Doença de Crohn:
- Diarreia persistente, que pode ser sanguinolenta
- Dor abdominal e cólicas
- Febre
- Perda de peso e apetite
- Fadiga
- Anemia
- Aftas na boca
- Artrite
- Uveíte (inflamação da parte interna do olho)
Diagnóstico da Doença de Crohn:
O diagnóstico da doença de Crohn pode ser difícil, pois os sintomas podem ser semelhantes aos de outras doenças. Os exames utilizados para diagnosticar a doença de Crohn incluem:
- Exames de sangue
- Exames de fezes
- Endoscopia
- Colonoscopia
- Tomografia computadorizada (TC)
- Ressonância magnética (RM)
Tratamento da Doença de Crohn:
O tratamento da doença de Crohn visa reduzir a inflamação e controlar os sintomas. O tratamento pode incluir:
- Medicamentos: anti-inflamatórios, imunossupressores, biológicos
- Cirurgia: para remover áreas danificadas do intestino
- Mudanças na dieta: evitar alimentos que pioram os sintomas
Prognóstico:
A doença de Crohn é uma doença crônica que não tem cura. No entanto, com o tratamento adequado, a maioria das pessoas com doença de Crohn pode levar uma vida normal e produtiva.
Prevenção:
Não há uma forma segura de prevenir a doença de Crohn. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para reduzir o risco de desenvolver a doença, como:
- Não fumar
- Manter um peso saudável
- Comer uma dieta saudável
- Praticar exercícios regularmente
Felipe Neto revela Doença de Crohn e deficiência de testosterona
O youtuber Felipe Neto revelou em suas redes sociais que tem problemas de deficiência na produção de testosterona, principal hormônio sexual masculino e agente responsável por regular a fertilidade, a massa muscular e a distribuição de gordura.
“É algo que revelo pela primeira vez. Estamos tentando corrigir isso há um ano, mas não vem dando resultado ainda, vamos inclusive mudar o tratamento”, escreveu no Twitter.
2) Eu sofro de Doença de Crohn, q é uma doença sem cura e extremamente difícil de lidar. Por sorte, tenho a versão branda da doença, mas convivo com crises e tenho q regular meu organismo.
Além disso, tornei-me vegetariano e, por ter a doença, preciso controlar mta coisa.— Felipe Neto 🇧🇷🏴 (@felipeneto)
A deficiência hormonal, segundo ele, está relacionada a uma patologia. “Queria só explicar que eu sofro de Doença de Crohn, que é uma doença sem cura e extremamente difícil de lidar. Por sorte, tenho a versão branda da doença, mas convivo com crises e tenho que regular meu organismo. Além disso, tornei-me vegetariano e, por ter a doença, preciso controlar muita coisa”, explicou ele.
No vídeo, ele explicava que tem facilidade para engolir comprimidos. Felipe contou que fez um vídeo recente para mostrar essa “habilidade” e recebeu vários alertas de médicos, sobre estar fortalecendo a indústria dos polivitamínicos, que não possui base científica.
“Não sou defensor dessas teorias de tomar um monte de vitaminas, dizendo que vai regular a saúde, não vi até hoje comprovação científica disso e o pouco que li, vi os grandes especialistas condenando a prática. Então, só queria explicar minha situação. Beijocas”, finalizou.
Em artigo publicado pelo médico Drauzio Varella em seu site, ele diz que a deficiência de testosterona costuma atingir os homens a partir dos 30 anos, sendo mais comum quando há condições como obesidade grau 3, infecção pelo HIV, estresse psicológico, doenças debilitantes ou como efeito colateral de medicamentos.
Se você está apresentando algum sintoma de doença de Crohn, é importante consultar um médico para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.