Doença Zika prima da Dengue conheça os sintomas
Hoje, não há um remédio específico para o Zika. O tratamento é sintomático e baseado no uso de medicamentos para febre e dor, conforme a orientação médica. O uso de ácido acetilsalicílico e drogas anti-inflamatórias não é indicado, já que aumentam o risco de complicações. Casos de Zika já foram identificados em oito Estados brasileiros
Ministério da Saúde afirma que está trabalhando para proposta de vigilância e orientações
Segundo informações do Ministério da Saúde e de secretarias estaduais, o Zika Vírus, febre “prima” da dengue identificada no país há cerca de um mês, já soma casos confirmados em pelo menos oito Estados – Bahia, Rio Grande do Norte, São Paulo, Alagoas, Pará, Roraima, Rio de Janeiro e Maranhão.
O Ministério da Saúde não informou o total de registros. Foram identificados ao menos 34 casos já confirmados após exames.
leia também:
- O que é bexiga baixa e quais sintomas de que você pode ter
- Mancha branca na pele: o que pode ser? Médica ensina a tirar
- Benefícios do uso do ovo no cabelo
- Receita de Mini churros sucesso nas festas
Ministério da Saúde confirma 16 casos de Zika, febre “prima” da dengue
O rápido aumento dos índices indica que o Zika já circulava no Brasil, mas só agora passa a ser contabilizado. A suspeita é de que tenha chegado ao país com turistas durante a Copa de 2014.
— No início, todo mundo ficou pensando que era uma dengue atípica — diz a infectologista Sylvia Lemos Hinrichsen,do comitê de saúde do viajante da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).
Sintomas Doença Zika
os sintomas são semelhantes nessas doenças, porém menos graves na febre Zika: febre por volta dos 38 graus, dor de cabeça, no corpo e nas articulações, diarreia, náuseas, mal-estar. A erupção cutânea (exantema) acompanhada de coceira intensa pode tomar o rosto, o tronco e os membros e atingir a palma das mãos e a planta dos pés. Fotofobia e conjuntivite são outros sinais da infecção pelo Zika virus.
O período de incubação varia entre 3 e 12 dias após o contágio. A enfermidade é autolimitada. Em alguns dias, o organismo se encarrega de combater o vírus, que desaparece sem deixar sequelas.
Não existe vacina contra a doença, que é de notificação compulsória. A única forma de prevenção é combater os focos do mosquito Aedes, típico das regiões urbanas de clima tropical e subtropical, e que ataca principalmente nos períodos de muito calor e chuva, pela manhã e ao entardecer.
Como nas outras viroses, o tratamento visa ao alívio dos sintomas com analgésicos, anti-inflamatórios não-esteroides e antitérmicos que não contenham ácido acetilsalicílico. É muito importante manter o paciente bem hidratado e procurar um médico para assim que os primeiros sintomas se manifestarem.