Viver com um alto nível de estresse ativa o vírus varicela-zoster e pode causar problemas de visão.
Você fica e/ou se sente estressada (o) com frequência?
Saiba que esse é um problema que precisa ser levado muito a sério.
Isso porque poderá evoluir para uma doença grave, como depressão, obesidade, diabetes e/ou insuficiência cardíaca.
Porém, não é só isso, pois viver com um alto nível de estresse pode ativar um vírus em seu corpo e trazer várias consequências para a sua saúde.
Que vírus é esse?
No entanto, após um tempo, devido à baixa imunidade, ele pode “despertar” e desencadear outra infecção.
Como o estresse prejudica as defesas do corpo humano, acaba abrindo espaço para que o vírus volte a se manifestar.
Com isso, começa a se multiplicar, causando lesões na pele, como bolhas, vermelhidão, sensação de formigamento, dor e coceira.
A doença é conhecida popularmente como cobreiro e as bolhas doloridas costumam aparecer na região das costas, tórax e abdômen.
Mas, também pode se espalhar para os olhos, causando o descolamento de retina, inflamação da córnea e levar a cegueira.
A humorista Claudia Rodrigues, por exemplo, já foi acometida pelo vírus e precisou ser internada com lesões no olho direito.
O problema pode acometer qualquer pessoa que já teve catapora, principalmente se estiver exposta em situações de estresse.
Tratamento e prevenção
A única forma de prevenção é a vacina contra a varicela, aplicada em crianças até os 12 anos de idade.
Além disso, desde 2014 tem a vacina contra o herpes-zoster, porém, somente para adultos acima de 50 anos.
Mas como a baixa imunidade também é a responsável pela ativação do vírus, não custa nada investir em uma alimentação saudável, exercícios físicos e exposição ao sol.
Dicas para evitar e aliviar o estresse
É possível aliviar o estresse sem ter que recorrer aos medicamentos, evitando, assim, o enfraquecimento da imunidade e diminuindo o risco de reativar o vírus zóster.
Para isso, você pode inserir em seu dia a dia algumas práticas que auxiliam no relaxamento.
- Faça atividades físicas e exercícios de respiração;
- Alimente-se corretamente
- Ouça uma música relaxante e ria;
- Durma bem;
- Separe um tempo para lazer;
- Pratique o hábito da leitura e meditação;
- Consuma calmantes naturais – abaixo deixamos algumas opções;
- Seja positivo mesmo em situações complexas;
- Se necessário, procure ajuda de um profissional, como psicólogo.
Algumas opções de remédios caseiros para herpes zoster são:
1. Compressas de vinagre de maçã
O vinagre de maçã possui ótimas propriedades para tratar irritações e lesões da pele. No caso do herpes zóster, a acidez do vinagre ajuda a secar as bolhas e, por isso, além de facilitar a cicatrização também reduz a coceira.
Ingredientes
- 1 xícara de vinagre de maçã;
- 1 xícara de água morna.
Modo de preparo
Misturar os ingredientes em uma bacia e depois colocar compressas ou pedaços de tecido limpo na mistura até que fiquem completamente molhados. Depois, retirar o excesso de líquido das compressas e aplicar diretamente sobre a pele afetada e sem feridas por 5 minutos. Por fim, deve-se deixar a pele secar ao ar livre.
2. Pasta de amido de milho e bicarbonato
A pasta feita com amido de milho e bicarbonato de sódio é uma ótima forma natural de secar as lesões do herpes zóster a ao mesmo tempo acalmar a irritação da pele, diminuindo todo o desconforto da infecção pelo vírus.
Ingredientes
- 10 gramas de amido de milho (maizena);
- 10 gramas de bicarbonato de sódio;
- Água.
Modo de preparo
Misturar o amido de milho e o bicarbonato em um pequeno prato e depois adicionar algumas gotas de água até obter uma pasta homogênea. Por fim, aplique essa pasta sobre as bolhas do herpes zóster, evitando locais com feridas abertas.
Após 10 a 15 minutos, retirar a pasta com água morna e repetir o processo várias vezes ao dia, de acordo com o necessário.
3. Banho de aveia
O banho de aveia possui ácido pantotênico, beta-glucanos, vitaminas B1 e B2 e aminoácidos na sua composição, com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e calmantes para a pele, e também age como hidratante devido às grandes quantidades de amido na sua composição, ajudando a aliviar a coceira da pele, sendo uma boa opção de remédio caseiro para proteger e acalmar a pele irritada pelo herpes zóster.
Ingredientes
- ⅓ de xícara (de chá) de farinha de aveia;
- 1 litro de água quente.
Modo de preparo
Triturar a farinha de aveia em um liquidificador ou mixer até obter um pó bem fino. Adicionar o pó de aveia e água em uma bacia e misturar por cerca de 15 minutos, até que esteja completamente dissolvida e a água apresente uma cor leitosa.
Por fim, esperar amornar e tomar banho utilizando a água com a aveia sobre a região afetada com herpes zoster, deixando agir por 10 a 20 minutos, idealmente sem passar qualquer tipo de sabão. É importante que a água esteja numa temperatura mais próxima à da pele, porque a água quente tende a piorar a coceira.
Enxaguar o corpo com água corrente, e secar com uma toalha limpa, seca e suave.
E aí, você gostou de conhecer Estresse ajuda ativar vírus varicela-zoster? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.