Qualquer pessoa que já tenha lidado com uma unha encravada sabe quão desagradável e dolorida ela pode se tornar. O termo médico para ela é Onicocriptose, e se deixada sem tratamento, pode virar mais do que apenas chateação.
As unhas encravadas não se curam sozinhas, e se a área afetada infecciona, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica. É por isso que você deve agir o quanto antes, para que não chegue a este estágio. Mas, pra começar, por que a unha fica encravada?
Primeiramente, é importante saber que qualquer dedo pode ser afetado. No entanto, isso acontece mais frequentemente com o dedão do pé. Mesmo que a genética possa influenciar, existem outros fatores que causam a unha encravada, como:
Sapato apertado:
Sapato apertado, ou que não fiquem certo no pé, pode causar danos aos dedos. A ponta da unha pode se direcionar para debaixo da pele, fazendo com que ela cresça na direção errada.
Cortar a unha errado:
Em contraste com os dedos da mão, você não deve cortar a unha do pé em formato oval, e sim, reto. Senão, elas podem ser empurradas para dentro da pele e encravar.
Lesões:
Lesões também podem ser a causa de unhas encravadas. Se as suas unhas foram apertadas abaixo da pele após você acidentalmente bater a unha, a pele ao redor da unha tende a se fechar sobre a unha, o que pode fazer com que a unha e pele crescam de forma desordenada.
Diabetes
Pessoas com diabetes que têm unha encravada frequentemente, definitivamente deveriam dizer isso ao médico. Até pequenos ferimentos podem causar grandes problemas. Por isso é importante tratar a unha com regularidade e ser especialmente cuidadoso. Como as pessoas com diabetes têm menos sensibilidade nos pés, elas devem buscar a ajuda de um profissional com frequência.
Como você reconhece uma unha encravada?
“Felizmente”, as unhas encravada são difíceis de serem ignoradas, se alguma doença como a diabetes não deixar o pé dormente. Elas têm as seguintes características:
Dor em toda a base da unha
O dedo fica vermelho e inchado
Quando a área está infeccionada, às vezes sai pus e sangue.
Se você tem esses sintomas e sua unha está encravada, felizmente existem algumas coisas que você pode fazer, caso ainda não tenha chegado a um estágio mais avançado.
Tratamento
Usando este método, você mesmo pode tratar a unha encravada. Tome cuidado e entre em contato com um médico em caso de dúvida.
1. Mergulhe os pés
Banhos de imersão são um componente importante do tratamento. Eles deixam a pele macia e amolecida. Se você mergulhar os pés em uma bacia regularmente, isso pode ter um efeito preventivo. Fazer este banho para os pés de 2 a 4 vezes por semana por 20 minutos, é o jeito mais eficiente de manter os pés saudáveis. Use água morna ou quente.
Se você usar sulfato de magnésio (ou sal de Epsom), a pele fica ainda mais mole e a unha mais fácil de ser ajustada. Quando seus pés estiverem bem macios, eles estarão prontos para este método.
2. Use uma bola de algodão
Pegue um pedaço pequeno de algodão e enrole-o entre os dedos até fazer um rolo fino. Agora, coloque o algodão cuidadosamente entre a unha e a pele.
Se ficar dolorido, pare e vá ao médico. Normalmente, você deverá sentir menos pressão, já que a unha não está mais pressionando contra a pele. Deixe o algodão entre a unha e a pele para que ela cresça pra fora sozinha. Durante o seu próximo banho para os pés, troque o algodão.
3. Mais remédios que ajudam a aliviar a dor
Existem alguns outros remédios que contribuem para curar e aliviar a dor enquanto o teu pé melhora. Eles são:
Vinagre de maçã
Mergulhe um pedaço de algodão em um pouco de vinagre e esfregue na área afetada. Você deve fazer isso várias vezes ao dia. O vinagre de maçã nutre a pele e ajuda a prevenir infecções.
Óleo de eucalipto
Um pouco de óleo de eucalipto pode oferecer alívio para a dor e ajudar a prevenir infecções.
Uma fatia de limão siciliano
Corte uma fatia fina de limão siciliano e esfregue gentilmente na área afetada. O limão é bom especialmente se o dedo já estiver infeccionado. Aí você deve enrolá-lo no dedo com um curativo e deixar durante a noite. O ácido do limão ajuda a combater a infecção.
Em geral, você deve pegar leve com o dedo durante este período. É melhor andar descalço, usar sapato aberto, e ter cuidado para não dar uma bater a unha em algum lugar. Mesmo depois do período de recuperação, você deve usar calçados confortáveis e sempre cortar as unhas retas. Elas vão te agradecer por isso.
Você sempre deve se consultar com um médico caso o problema persista ou piore. No entanto, a maioria da unhas encravadas podem ser tratadas com este método. Agora você terá pés felizes no futuro!
VIA: NaoAcredito.com.br