O apresentador Fausto Silva, mais conhecido como Faustão, de 73 anos, está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 5 de agosto para o tratamento de compensação clínica de insuficiência cardíaca. A informação foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela assessoria da unidade, que divulgou um boletim médico com o quadro clínico do comunicador.
“Neste momento, encontra-se estável e em cuidados intensivos”, informa o texto, assinado por Dr. Fernando Bacal, cardiologista do Hospital Israelita Albert Einstein, e por Dr. Miguel Cendoroglo Neto, Diretor-Médico e Serviços Hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein.
Boletim médico de Fausto Silva — Foto: Divulgação
Histórico de saúde
Em agosto de 2021, Faustão passou por um procedimento cirúrgico para remover um cateter de diálise no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. “Ele esteve no Einstein hoje, mas para fazer uma cirurgia para tirar um cateter que estava usando no tratamento que ele estava fazendo [problema renal]. Graças a Deus, ele está ótimo agora. Já está em casa de alta. Era para diálise, mas está livre”, contou Luciana Cardoso, mulher do comunicador, na ocasião.
Na época, surgiram rumores de que Faustão teria dado entrada no hospital para uma cirurgia no coração, mas Luciana revelou que tal procedimento fora realizado em 2020. “Marcapasso ele colocou em dezembro”, contou ela.
O que é insuficiência cardíaca?
A insuficiência cardíaca é uma condição na qual o músculo do coração fica enfraquecido e não consegue bombear a quantidade de sangue que o corpo necessita para suprir suas necessidades. Ela pode ocorrer em qualquer momento da vida, em qualquer idade e atinge 2% da população até 70 anos.
Um quadro de insuficiência cardíaca é o motivo para que o apresentador Faustão, de 73 anos, esteja internado no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, desde o dia 5 de agosto. A estimativa é que cerca de 3 milhões de brasileiros sofram da condição.
De acordo com médicos cardiologistas ouvidos pelo Bem Estar, há cinco sinais que podem denunciar sintomas de insuficiência cardíaca:
- sapatos que não cabem mais (inchaços nos tornozelos e pés);
- utilizar mais travesseiros para dormir (para compensar a dificuldade de respirar deitado causada pelo acúmulo de fluído nos pulmões);
- frios constantes nas mãos e pés (o corpo do paciente com insuficiência cardíaca acaba direcionando o sangue quente para o cérebro e outros órgãos vitais);
- tosse incontrolável e falta de ar;
- cansaço para atividades físicas.
“Esses sintomas confundem às vezes confundem os pacientes e às vezes os próprios profissionais de saúde porque levam os pacientes a pensarem, por exemplo, em patologias pulmonares, em doenças abdominais, mas isso é reflexo de um ‘coração fraco'”, explicou Flávio de Souza Brito, professor assistente de cardiologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp) em entrevista à GloboNews.
Entre as causas da insuficiência estão:
- qualquer dano ao músculo do cardíaco,
- infarto do miocárdio,
- doenças inflamatórias do coração,
- Doença de Chagas, hipertensão crônica,
- doenças das válvulas cardíacas
- doenças congênitas.
- O tratamento vai depender do grau da insuficiência.
“No mundo inteiro, a principal causa de insuficiência cardíaca ainda é a doença aterosclerótica do coração, ou seja, artérias do coração entupidas por conta de tabagismo, por conta de diabetes, por conta de sedentarismo, por conta de obesidade”, afirmou o professor Flávio de Souza Brito.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais
>>> LEIA MAIS: Selagem Caseira: Aprenda a Alisar seus Cabelos Naturalmente em Casa!