Durante séculos, o tomilho tem sido comumente usado para tratar várias doenças, desde a gripe de convulsões epilépticas.
Na Idade Média, as pessoas usadas para misturar o tomilho com lavanda em quantidades iguais e polvilhe-nos pisos das igrejas para se livrar de quaisquer odores indesejados.
Além disso, também tem sido usada para curar feridas e prevenir a infecção, e aplicou-se colidiu com as áreas afetadas.
Os seus óleos essenciais voláteis são ricos em propriedades antivirais, anti-reumáticas, anti-sépticas, antiparasitárias e anti-fúngicas.
Seu uso regular irá reduzir a carga viral no corpo, por isso é excelente no caso de lúpus, zumbido, síndrome de fadiga crônica, esclerose múltipla, fibromialgia, vertigem, tiroidite de Hashimoto e artrite reumatóide.
Tudo o que você precisa fazer para tratar essas condições é beber chá de tomilho todas as manhãs.
Tomilho é rico em vitaminas e minerais, incluindo ferro, potássio e cálcio, todos os quais são extremamente benéficos para a adequada formação de glóbulos vermelhos, regulação da pressão arterial e distribuição de antioxidantes no corpo.
Também é abundante em ácido fólico, vitaminas do complexo B, vitamina A e C.
Ele também contém vários bioflavonóides e óleos voláteis, incluindo timol, um óleo essencial com potentes propriedades antioxidantes.
Além disso, possui poderosas propriedades preventivas do câncer, pois é rica em terpenoides, como os ácidos rosmarínico e ursólico.
Estudos têm demonstrado que a ingestão regular de tomilho aumenta a quantidade de DHA (ácido docosahexaenóico, um ácido graxo ômega-3) no rim, cérebro e membranas celulares do coração.
Os óleos essenciais no tomilho têm fortes propriedades expectorantes e brônquicas antiespasmódicas e são, portanto, excelentes no tratamento e prevenção de:
gengivite
laringite
asma
Infecções de garganta
Bronquite aguda e crônica
dores de garganta
Tosse,
Inflamação da boca,
Como preparar o chá
Coloque duas colheres de café de tomilho seco numa caneca e cubra com 200ml de água previamente fervida.
Deixe o chá em repouso e beba, se preferir, adoçado com mel.
Fonte: healthyfoodhouse
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.