A decisão de adotar uma criança deve ser bem pensada e planejada. Além do amor e da educação, os pais precisam saber também como lidar com o tema e como falar sobre isso com os filhos. Quanto mais cedo a criança tiver acesso à verdade, mais chances ela terá de reelaborar e dar novos significados ao que viveu.
De fato, os especialistas no assunto recomendam que as crianças que foram adotadas saibam a respeito de sua condição, já que isso será fundamental no momento de construção da identidade. A seguir, apresentaremos a você algumas dicas sobre como dizer ao seu filho que ele é adotado.
Quando contar para criança que ela é adotada
É difícil falar em uma idade ou momento adequado, já que cada caso tem suas particularidades. Mas é um fato que o quanto antes a criança adotada souber da verdade muito melhor!
Segundo Lizandra Arita, psicóloga especialista em clínica e institucional, este deve ser um processo normal, natural:
“Não se deve esperar um momento específico, como um ritual ou uma celebração especial para ser contado. Deve ser um assunto conversado com seriedade, mas não como um tabu”, diz.
“O ideal é que seja falado naturalmente para a criança que ela não é filha biológica, explicando que ela nasceu da barriga de outra mulher, mas que veio para essa família e é considerada como filha/o, tendo apenas não nascido pelas vias biológicas”, acrescenta a psicóloga.
Assim é interessante “encaixar este assunto quando ele couber”. Quando a família estiver assistindo a algum filme que fale sobre o assunto, por exemplo, comenta Lizandra. “Quando forem rezar, se fazem este ritual, os pais podem aproveitar para ‘agradecer pela pessoa que trouxe a criança ao mundo’, etc. Ou seja, podem arrumar formas de dar exemplos, falando sobre a adoção de forma verdadeira, leve e transparente, sem que isso seja pesado”, indica.
Contar a verdade ao filho adotivo mais velho
Todas as perguntas que ele fizer a respeito de sua origem devem ser respondidas com total sinceridade. É fundamental que a criança conheça seu passado. Mostre-se cooperativo em tudo o que seu filho quiser saber. Se ele quiser procurar mais informação sobre seus pais biológicos, apoie-o. É fundamental que ele saiba que vocês como pais, vão estar sempre com ele.
“Eu acho que a verdade cabe sempre e em todos os lugares. Sobretudo, porque é a história da pessoa. Acredito que ela tenha o direito de saber pelos pais como foi a sua própria história. Acho que o diálogo funciona em todas as situações”, destaca Lizandra.
Reação
Frente à notícia, a criança pode reagir de várias maneiras. Em alguns casos, os pequenos tendem a ter condutas problemáticas, mudanças repentinas de humor, entre outros. Mas fique tranquila, pois faz parte do processo de aceitação. Se estas condutas se tornarem persistentes, consulte um profissional. A psicoterapia pode ajudar neste processo.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/
Carol Nakamura: a adoção mudou a minha vida completamente
Carol e seu companheiro não tinham planos de adotar uma criança, mas tudo mudou quando conheceram Wallace. Eles adotaram o menino e o presentearam com uma nova vida.
A artista conheceu o menino em uma comunidade carente de Duque de Caxias (RJ), da qual é voluntária e embaixadora. Em seu perfil do Instagram, ela contou que já havia tido algumas experiências com crianças, mas nunca imaginou que teria a coragem de adotar.
Segundo Carol, Wallace nunca tinha ido à escola e não era alfabetizado. Essa realidade de vida tocou o seu coração e a fez repensar muitas coisas. “Como seria o futuro de uma criança sem acesso ao estudo e às coisas mais básicas?
Wallace passou o Natal de 2019 em sua casa e se encantou com tudo, desde a água caindo do chuveiro até a escada rolante e o ar-condicionado. São coisas tão normais para a maioria de nós que nem prestamos atenção. Com isso, ela aprendeu a ser mais grata, a parar de reclamar, e entendeu o verdadeiro significado da palavra amor.
Muito emocionada, Carol agradece a Guilherme Leonel, seu companheiro, por apoiá-la nesse momento tão importante da sua vida. Ele também celebrou a adoção nas suas redes sociais. Finalizando a publicação, ela disse que muitas pessoas a chamam de louca pela sua atitude, mas a maior loucura seria perceber o potencial e o brilho nos olhos de uma criança e deixá-la na mesma situação.
ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI
A adoção é algo realmente poderoso e inspirador
Em outubro do ano passado, a artista nos deu um belo exemplo: chamou a família biológica de Wallace para a festa de aniversário do menino. A sua publicação rendeu milhares de curtidas e elogios de colegas e fãs. Que a história de Nakamura seja uma motivação para todos que desejam adotar uma criança.
Carol Nakamura se comprometeu a ajudar Wallace a realizar o sonho de ser veterinário e agradece a Deus por esse filho, pedindo a graça de “saber educar o menino como ele merece”.
Carol disse recentemente que tem apenas uma licença para cuidar da escolaridade do menino, mas que segue na esperança de que um dia tenha a guarda definitiva. “Independentemente do que acontecer daqui para a frente, ele nunca vai ficar sem assistência. Vai continuar frequentando a minha casa e ter a escola paga. Quero que ele tenha um futuro e uma vida melhor do que a que teve até agora. Se ele ficar comigo, será maravilhoso porque é o que eu espero, mas eu dependo de leis e juízes”.
Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.
Por fim, Veja também: Como fazer limpa piso milagroso: mistura caseira para deixar sua casa brilhando
E aí, você gostou de conhecer esta Filho adotivo: quando e como contar a verdade a ele ? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.