Na tarde desta quinta-feira (24), João Guilherme Silva surgiu na web para agradecer as mensagens de carinho e orações que sua família está recebendo. Com o pai, Fausto Silva, internado e esperando ser chamado na fila de transplante de coração, ele deu detalhes de como está o veterano no hospital.
Em seu Instagram, o jovem apresentador publicou um vídeo onde detalha o momento que está vivendo ao ver seu progenitor doente: “As mensagens de amor e força estão enchendo a gente de fé nesse período complicado. Obrigado a todos pelo carinho. Logo vai estar tudo bem e o apoio de vocês renova minha confiança. Muito obrigado mesmo!”, escreveu ele na legenda.
Já no vídeo, João Guilherme começou: “Galera, essa mensagem aqui é para agradecer todos vocês por todas as mensagens que vocês mandaram, pelas orações, eu fiquei impressionado com a mobilização de todos vocês e isso dá muito orgulho para a gente”.
“E queria dizer também para vocês que ele está bem, estamos na luta todo mundo com muita esperança. Vamos para a luta, galera!”, completou o filho de Faustão, que se mostrou visivelmente cansado em seu semblante durante o recado.
Na legenda, ela registrou: “Gostaria de agradecer, do fundo do meu coração, a cada pessoa da produção e a todos que já trabalharam com meu pai e que tive o privilégio de conhecer desde pequena! Obrigada pelo carinho que sempre tiveram comigo e pela lealdade durante tantos anos. Obrigada ao Cris pelo cuidado e por esse convite irrecusável! Aos meus irmãos, amo vocês infinitamente! E ao meu pai, você já sabe!”.
Fausto Silva pode furar a fila do transplante de coração? Assunto repercute nas redes sociais
Nesta segunda-feira (21), surgiram boatos nas redes sociais de que Fausto Silva poderia ‘furar’ a fila de transplante de coração. Há internautas que acreditam que pelo fato do apresentador ser famoso e rico, não ficará aguardando por sua vez, como os demais pacientes.
Mas tais informações são falsas, já que todos ficam aguardando sua vez de receber um novo coração. O que acontece é que alguns pacientes se encontram em estado mais grave e consequentemente terão prioridade quando surgir um doador.
Outra questão a ser observada é quanto à compatibilidade. Se um coração ficar à disposição para doação e o órgão não for compatível com o primeiro da fila, então será verificado qual é o próximo que pode receber o órgão.
Tem ainda a Central Nacional de Transplantes que coordena as atividades das centrais de cada estado, ficando responsável por garantir a melhor logística e o transporte eficiente do coração de uma região para outra.
Centenas de brasileiros aguardam por um transplante de coração
O objetivo principal da CNT é garantir que todos os procedimentos sejam agilizados, uma vez que o coração tem um tempo limite para ser implantado no paciente. As centrais trabalham em conjunto não só para identificar os doadores compatíveis, como também garantir a logística e o sucesso do transplante.
A lei garante que alguns pacientes sejam priorizados na lista, por exemplo, uma pessoa com falência renal, insuficiência hepática aguda grave, entre outros casos. Em São Paulo há cerca de 180 pessoas esperando por um coração, enquanto no Brasil esse número salta para 386.
Faustão: Esposa fala da saúde do apresentador nesta terça (22)
Faustão, que está com 73 anos, segue internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e sem previsão de alta. Nesta terça-feira (22), Luciana Cardoso, esposa do apresentador, falou do estado de saúde do apresentador, que aguarda um transplante de coração.
Ela revelou que o marido se encontra estável e que não houve nenhuma mudança no quadro clínico desde o último boletim divulgado. As informações são do site da revista Quem.
No domingo (20), foi divulgado que Faustão precisará de um transplante cardíaco e aguarda por um doador na fila administrada pelo sistema público de saúde, o SUS.
“Em 05 de agosto, Fausto Silva foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein devido a uma insuficiência cardíaca, situação que monitoramos desde 2020. Atualmente, ele está sob cuidados intensivos e, por causa da piora em seu estado de saúde, precisa de um transplante cardíaco. Ele está em diálise e toma medicamentos que auxiliam o bombeamento do coração. O sistema de fila de transplantes da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo já o incluiu, levando em consideração critérios como tempo de espera, tipo sanguíneo e gravidade do caso”.
Nesta segunda-feira (21), o HCOR, diante de muitas informações falsas ou desencontradas, afirmou, em comunicado, que Faustão pode esperar de 12 a 18 meses para um transplante.
Confira o comunicado na íntegra!
“O Hcor informa que estão circulando informações desatualizadas e descontextualizadas, retiradas de matérias antigas e creditadas ao hospital, sobre o tempo de espera para transplante cardíaco e sobre a quantidade de pessoas que aguardam a doação de um órgão no Brasil.
A instituição esclarece que a gravidade do caso, o tipo sanguíneo e o tamanho corporal do paciente influencia no tempo de espera pelo órgão. Em casos menos graves, a espera por um transplante cardíaco pode ser de 12 a 18 meses, em média. Em casos mais graves, esse período pode ser reduzido para de dois a três meses.
Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, mais de 65 mil brasileiros esperam por transplante no Brasil, sendo cerca de 380 deles por um coração“.
Balanço Geral traz notícia sobre Faustão
Na última segunda-feira (21), o programa Balanço Geral, apresentado por Reinaldo Gottino, trouxe a notícia de que Faustão receberá o coração a qualquer momento devido ao seu grau de prioridade. No momento, o apresentador segue internado em uma Unidade de Terapia Intensiva.
Fausto aguarda por transplante cardíaco
De acordo com seu último relatório médico, Fausto Silva já foi incluído na lista centralizada de espera por um transplante. O apresentador foi hospitalizado com um quadro de insuficiência cardíaca que acabou se agravando.
FAUSTÃO ESTÁ NA FILA PARA UM TRANSPLANTE DE CORAÇÃO
Faustão vive um momento delicado de saúde. O apresentador está internado desde o último dia 5 para tratar insuficiência cardíaca, problema que ele descobriu em 2020. Neste domingo (20), o Hospital Albert Einstein divulgou um boletim médico, indicando um agravamento do quarto e a necessidade de transplante de coração.
Segundo o boletim, Faustão já foi incluído na fila única de transplantes. Por enquanto, ele está em diálise e realizando uso de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração.
Segundo dados do Hospital do Coração (HCor), o tempo de fila por um novo coração pode demorar de 12 a 18 meses. No entanto, existe uma avaliação de prioridades, que leva em consideração fatores como o tempo de espera, o tipo sanguíneo e a gravidade do caso.
Filho de Faustão traz novos detalhes após piora do pai: “Passei a noite com ele”
Filho e herdeiro do legado do apresentador Faustão, o também apresentador João Guilherme Silva deu a primeira declaração pública sobre o estado de saúde do pai. Ele se pronunciou na manhã desta segunda-feira, 21, ao deixar o hospital.
Em um depoimento para a CNN Brasil nesta manhã, ele agradeceu a corrente de orações e mandou um recado curto tranquilizando os telespectadores. “Ele está bem. Passei a noite aqui com ele. Está bem. Agradecemos o carinho de todos”, declarou.
Ontem, um boletim médico revelou uma piora no quadro clínico do apresentador. Segundo os médicos, ele está usando medicações para o controle do bombeamento do sangue pelo organismo. Fausto Silva está internado há 15 dias.