Gargarejo para tratamento de Faringite, Amigdalite, Gengivite e Afta
A tanchagem é uma planta poderosa no combate a vários males. Aqui veremos como ela pode auxiliar o tratamento de várias doenças, Aftas, Faringites, Amigdalites e Gengivites, através de gargarejos com a infusão de folhas. Este gargarejo também auxilia a desintoxicar os brônquios de fumantes.
leia também:
Asma, gripe, sinusite e dor de garganta
Remédio natural contra infecções na garganta
Como aliviar a dor de garganta
- 2 colheres de sopa de folhas de tanchagem picadas,
- 1 xícara de água
Modo de Preparo:
Ferva a xícara de água e insira as colheres de folhas de tanchagem. Deixe em infusão até amornar e coe.
Posologia
Faça gargarejos de duas a três vezes ao dia.
O que fazer para curar a garganta inflamada
Algumas medidas caseiras que podem ser úteis para garganta inflamada são:
- Gargarejo com água morna e sal: possui propriedades antimicrobianas que ajudam a eliminar os microrganismos da garganta, diminuindo os sintomas;
- Repousar durante 3 dias, se houver febre: quando há febre, a garganta está infeccionada, por isso, é importante não ir trabalhar ou ir à escola, no caso das crianças, de forma a aumentar as defesas do organismo e tratar a inflamação e a dor de garganta.
- Tomar o chá de limão com mel e gengibre 2 vezes por dia: possui propriedades antioxidantes e é rico em vitamina C, que fortalece as defesas naturais do organismo. Para fazer o chá, basta acrescentar a 1 xícara de água fervente 1 limão fatiado e 1 cm de gengibre, esperando cerca de 15 minutos. A seguir, coar e adoçar com mel.
- Tomar o chá de malva, sálvia ou alteia: possuem propriedade anti-inflamatória e lubrificam a garganta, aliviando os sintomas. Para fazer o chá basta adicionar 1 colher de sopa da erva escolhida em 1 xícara de água fervente;
- Tomar a vitamina de morango com mel no café da manhã: o morango possui vitamina C que ajuda a aumentar as defesas do organismo e o mel lubrifica a garganta, ajudando a reduzir a dor e a inflamação. Para fazer esta vitamina deve-se bater no liquidificador 100 ml de leite, 100 ml de água e 125 g de morango, acrescentando depois 1 colher de chá de mel.
Em relação ao que comer para garganta inflamada deve-se dar preferência a alimentos líquidos, como sopas, caldos ou purê de frutas, evitar beber alimentos gelados e fazer uma dieta pastosa que reduz a dor e o desconforto ao engolir.
Uma excelente solução natural para dor de garganta é o gargarejo feito com suco de limão
Ingredientes
- 1/2 limão
- 200 ml de água
Modo de preparo
Para preparar este remédio caseiro é muito fácil, basta espremer o sumo do limão em um recipiente e diluí-lo em água. O indivíduo com dor de garganta deve fazer gargarejos de 2 em 2 horas.
O limão é conhecido por ser rica fonte de vitamina C e auxiliar no tratamento de gripes e resfriados, porém essa fruta também possui propriedades anti-bacterianas que deixam a garganta inflamada boa em pouco tempo.