O cantor e compositor Gilberto Gil usou as redes sociais nesta segunda-feira (17) para expressar sua comoção pela morte do cantor, compositor e instrumentista João Donato, ocorrida nesta madrugada.
Reconhecido como um dos ícones da bossa nova e da Música Popular Brasileira, o músico de 88 anos enfrentava diversos problemas de saúde e havia lutado recentemente contra uma infecção pulmonar. “Existem músicos que são Ré bemol, outros são Lá sustenido… Donato é Dó natural!”, postou Gil na legenda de uma sequência de vídeos e fotos históricas ao lado de João Donato.
João Donato: Gilberto Gil lembra como fez a letra para ‘A paz’, maior sucesso da dupla
Parceiro de João Donato (falecido na madrugada de segunda-feira) em canções como “Bananeira”, “Lugar comum” e “Emoriô”, Gilberto Gil publicou em suas redes sociais um depoimento sobre o parceiro (“Tem músico que é Ré bemol, outros são Lá sustenido… Donato é Dó natural!”) e contou como fez a letra de “A paz”, uma das mais conhecidas criações da dupla.
– João Donato chegou com uma melodia que ele tinha escrito para uma moça do campos afetos dele. E chegou e disse assim: “Gil, faça uma letra para essa música”. A música se chamava “Leila VIII”, ele tinha feito várias musiquinhas para Leila e essa era uma delas – contou. – Eu lembro que eu tinha que sair correndo, mas ele disse: “Faça, você faz rápido”. Ele ficou ali no sofá, adormeceu, cochilou um pouco e quando ele acordou eu já tinha feito a letra.
Domingo de luto: Gilberto Gil encara triste falecimento de familiar e notícia pega os fãs de surpresa
O querido cantor Gilberto Gil, acabou pegando os fãs de surpresa com triste notícia. O mesmo através de sua assessoria confirmou a morte de sua irmã caçula.
Gildina Gil, era carinhosamente conhecida como Dina, pela família e amigos. Ela viveu boa parte da juventude em Salvador e Ituaçu (esta localizada no sertão do estado da Bahia e a aproximadamente 450 quilômetros de distância da capital).
Gilberto Gil tinha uma grande afinidade com a irmã, com quem compartilhou suas primeiras canções. O primeiro violão que teve acesso era da irmã Dina.
“São muitas as histórias dos dois, como a que envolve o primeiro violão do artista. Mais interessado em música do que a irmã, Beto “sequestrou” o instrumento que ela havia ganhado e assim começar a dedilhar seus primeiros acordes. Histórias que serão eternizadas na memória de toda a família”, dizia parte do comunicado.
As informações referentes ao velório e ao sepultamento, até o momento, não foram divulgadas publicamente.
No post, uma montagem que mostrava fotos de Gilberto e Gildina na infância e nos dias atuais. “É com pesar que informamos o falecimento de Gildina, irmã caçula de Gilberto Gil. Dina e Beto, apelido dos irmãos na família, partilharam da infância no sertão da Bahia, na cidade de Ituaçu, e da adolescência em Salvador”, dizia o comunicado
Com bastante sensilibidade em meio ao luto, a equipe de Gilberto Gil exaltou a história dos dois irmãos na nota por meio de um texto emocionante. “São muitas as histórias dos dois, como a que envolve o primeiro violão do artista. Mais interessado em música do que a irmã, Beto “sequestrou” o instrumento que ela havia ganhado e assim começar a dedilhar seus primeiros acordes. Histórias que serão eternizadas na memória de toda a família!”, dizia….
Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.
ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI
Por fim, Veja também: Como fazer limpa piso milagroso: mistura caseira para deixar sua casa brilhando