Uma nova infeção viral em crianças, conhecida por “gripe do tomate” ou “vírus do tomate”, foi detetada em pelo menos três Estados da Índia. Foram confirmados pelo menos 82 casos em crianças com menos de cinco anos. No entanto, os especialistas dizem que o risco de morte é baixo.
Causa bolhas vermelhas que se parecem com tomates e pode ser confundida com a doença mão-pé-boca ou mesmo com a covid-19. A nova infeção viral, denominada “gripe do tomate” devido às bolhas que forma, está em estado endémico na Índia, de acordo com investigadores.
Os principais sintomas incluem febre, náuseas, erupções cutâneas, dor e inchaço nas articulações. Há ainda registo de diarreia, desidratação e dores no corpo.
Até ao final de julho, foram confirmados, na Índia, 82 casos em crianças com menos de cinco anos.
A infeção foi confirmada pela primeira vez no distrito de Kollam, no Estado de Kerala, no sul da Índia. No entanto, alastrou a pelo menos outros dois Estados.
Em maio, o ministro da Saúde do Estado de Karnataka emitiu “alerta máximo” e pediu aos governadores de outros Estados que monitorizassem os sintomas das crianças. No entanto, o responsável realçou que a situação estava controlada.
As autoridades de Coimbatore, a segunda maior cidade do estado de Tamil Nadu, também reforçaram a vigilância.
O que se sabe?
Ainda não se sabe a origem do surto, mas especialistas já vieram dizer que se pode tratar de uma variante da doença infeciosa mão-pé-boca, causada pelo vírus coxsackie. No entanto, esclarecem que a infeção, apesar de muito contagiosa, é rara e não representa risco de morte.
Adiantam também que a maioria das crianças infetadas já teve uma infeção anterior por chikungunya e dengue.
Para já, não há medicamento disponível. Os especialistas aconselham isolamento, repouso, ingestão de líquidos e aliviar as irritações na pele com uma esponja com água quente.
Diagnóstico
São realizados testes moleculares e serológicos para o diagnóstico de dengue, chikungunya, zika, varicela e herpes. Se os testes a estes vírus foram negativos, é confirmado a contração do “vírus do tomate”.
Sintomas da gripe do tomate
- Erupções vermelhas na pele
- Bolhas dolorosas pelo corpo
- Manchas semelhantes às causadas por varíola
- Febre
- Fadiga
- Dores no corpo
Quem pode ter a gripe do tomate?
De acordo com os pesquisadores da revista científica “The Lancet”, a infecção pela gripe do tomate pode atingir adultos imunossuprimidos. No entanto, ela ainda é considerada rara e está em estado endêmico, além de não oferecer risco de morte. Os cientistas acreditam que essa doença possa ter um efeito posterior de chikungunya ou dengue em crianças.
Tratamento para a gripe do tomate
Os pesquisadores da “The Lancet” dizem que o tratamento para a gripe do tomate é semelhante ao aplicado para casos da doença “mão-pé-boca”, que também é viral, já que acreditam que esse novo vírus sera uma variante da antiga:
- Isolamento
- Repouso
- Uso de remédio para aliviar dor no corpo e febre
- Ingerir líquidos em abundância
Por fim, Veja também: Como fazer limpa piso milagroso: mistura caseira para deixar sua casa brilhando
Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.
E aí, você gostou de conhecer Gripe do tomate: novo vírus é identificado em crianças na Índia!? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.
Isso também pode interessar você: Hidratação Profunda Caseira com amido de milho