Mancha branca na pele: o que pode ser? Médica ensina a tirar
Elas costumam surgir do nada e sem causa aparente, mas incomodam muitas mulheres. As manchas brancas na pele podem se instalar em diversas partes do corpo e têm duas causas frequentes: fungos e excesso de sol.
Leia também:
- Cachorro quente de forno especial
- Dieta Desintoxicante
- Alisamento com Leite e Maisena
- Colchas, cobertores, cortinas, lençois e toalhas Cheirosos
- Clarear os dentes com Água Oxigenada
- Coisas que você pode lavar à máquina e não sabia. Veja dicas de como lavar
Manchas na pele
Pano branco
De acordo com a dermatologista Daniela Schmidt Pimentel, pequenas manchas brancas que surgem na região das costas e ombro, geralmente, sinalizam a presença de um fungo. “Essa micose tem o nome popular de pano branco e tem predisposição a se instalar em áreas mais oleosas. Esse fungo mora com a gente, mas por algum motivo, como baixa imunidade, se torna patológico”, afirma.
O fungo produz substâncias que impedem a pele de produzir melanina quando exposta ao sol, por isso, muitas pessoas só percebem que estão com o problema quando vão à praia e se bronzeiam. “Não significa que a pessoa pegou a micose na praia. Ela já tinha antes, mas só percebeu porque o sol não queima a pele onde está a lesão”, explica.
Como tratar
O tratamento da micose é feito com o uso de antifúngicos em forma de sabonete, shampoo, loção ou medicação oral. “Dependendo do tamanho, a medicação oral é mais eficiente, mas em geral, o tratamento deve ser feito com esses produtos, que além de combater o fungo, secam a pele. Dura de 30 a 45 dias”, diz a médica.
Apesar de não haver uma forma de prevenir o pano branco, a dermatologista alerta que o uso compartilhado de toalhas de banho, lençóis ou roupas pode favorecer a transmissão da micose.
Manchas de sol
Já as manchas pontuais que surgem nos braços e nas pernas são chamadas de leucodermias. “São lesões relacionadas à exposição solar intensa ao longo da vida, por isso, costumam aparecer em pessoas mais velhas”, afirma a médica. Essasmanchas de sol são mais frequentes em áreas onde a exposição é maior, como mãos, braços, pernas e colo.
“O problema é que elas são difíceis de tratar. Nos consultórios, receitamos o uso de ácidos, mas geralmente a resposta é ruim. Nesses casos, a prevenção o melhor tratamento”, indica. Para prevenir esse tipo de mancha, é preciso utilizar protetor solar diariamente e evitar a exposição solar intensa, principalmente após o surgimento das lesões.
Outras
Embora menos frequentes, as manchas brancas podem indicar problemas mais específicos, como o vitiligo. “Elas também podem ser um sintoma de outras doenças autoimunes, como anemia ou diabetes”, afirma. Ainda há um tipo de mancha chamada de pinta branca, que é apenas um sinal de nascença.