A música brasileira está de luto neste sábado (26). Faleceu, aos 45 anos, o funkeiro MC Marcinho. Ele estava internado no Rio de Janeiro desde o final de junho e não resistiu ao agravamento do quadro de saúde.
MC Marcinho havia sido diagnosticado com insuficiência cardíaca há 10 anos. Ele também apresentava os quadros de insuficiência renal e diabetes. Aos 45 anos, ele não resistiu aos problemas de saúde após dois meses de internação.
Irmã desabafa após falecimento de MC Marcinho
Gisa Garcia, irmã do funkeiro, agradeceu aos amigos e fãs que oraram por MC Marcinho neste período em que o cantor estava internado. Segundo ela, milhares de pessoas oraram por Marcinho e clamaram a Deus para que ele se recuperasse.
Cristã, Gisa procurou ver o falecimento do irmão pelo lado positivo. “Ele voltou para casa e está com Jesus“, disse, aos prantos. A família manteve a fé em todo o período de internação, mesmo nos momentos mais difíceis. O falecimento de MC Marcinho foi confirmado pelo Hospital Copa D’or na manhã deste sábado. O quadro havia se agravado nas últimas horas e não havia mais o que ser feito pela equipe médica.
MC Marcinho respondeu a estímulos da irmã
O funkeiro que faleceu e deixou quatro filhos recebeu a visita dos familiares nesta sexta-feira, após convocação dos médicos. Em casos como esse, os médicos costumam chamar a família para se despedir. A irmã de Marcinho se apresentou a ele e pediu que ele fizesse movimento com os olhos, caso estivesse ouvindo. O cantor respondeu ao estímulo. Horas depois, o falecimento foi confirmado.
Mc Marcinho teve uma piora significativa em seu quadro e os médicos responsáveis pelo quadro do funkeiro, já haviam perdido a esperança de uma recuperação, após o cantor ser ter pego uma infecção generalizada.
Em junho, o funkeiro foi internado no Hospital Copa D’or, em Copacabana, no Rio de Janeiro, para tratar um quadro de insuficiência cardíaca e renal.
A piora no seu estado de saúde ocorreu devido a um quadro de infecção generalizada, fazendo com que ele deixasse a fila de transplante de coração. Conforme as regras do Sistema Nacional de Transplantes, o receptor deve ter condições mínimas para suportar uma cirurgia e receber o órgão.
O estado de saúde de MC Marcinho vinha piorando desde o começo da internação. No dia 10 de julho o funkeiro teve uma parada cardiorrespiratória por 14 minutos. Dias depois, recebeu um coração artificial, chamado de “dispositivo de assistência ventricular (DAV)”. Trata-se de um aparelho que bombeia sangue para o corpo, cumprindo ou complementando a função do coração humano.
Ele chegou a entrar na fila para um transplante de coração, mas seu nome foi retirado devido a infecção generalizada. Pelas regras do Sistema Nacional de Transplantes, o receptor tem que ter condições mínimas para suportar uma cirurgia e receber o órgão.
Por conta da piora, a equipe de MC Marcinho intensificou também a campanha de doação de sangue para o artista. Nesta quarta-feira, o cantor Buchecha pediu numa rádio o apoio da população à causa. O vocalista do Sorriso Maroto Bruno Cardoso, ,Samara Felippo, Taty Zatto, MC Bob Rum e MC Koringa ajudaram na divulgação.
Marcinho, de 45 anos, sofre de sérios problemas cardíacos. Em março deste ano, ele revelou que estava muito debilitado e que precisava passar por uma cirurgia para trocar um marca-passo, que tinha desde 2021. Na época, a equipe do artista informou que o procedimento havia sido bem-sucedido.
O dono do hit “Glamurosa” foi hospitalizado para tratamento cardíaco e renal no dia 27 de junho, quando teve um revés no quadro. Desde então, ele segue internado. Depois de ter sofrido uma parada cardiorrespiratória no dia 11 de julho, MC Marcinho chegou a ser intubado e necessitou de suporte cardíaco por oxigenação por membrana extracorpórea.
Depois, ele fez uma cirurgia para implante de um coração artificial no dia 14 de julho. A função do coração artificial é auxiliar o coração do funkeiro a bombear sangue enquanto não acontece o transplante. O objetivo é que o cantor fique com o órgão paliativo, até que seja contemplado com um novo compatível. Enquanto isso, ele ficará internado no Hospital Copa D’or, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Divórcio
MC Marcinho e sua então mulher Kelly Garcia anunciaram o fim do casamento de 20 anos três dias antes da internação do cantor. Kelly confirmou o divórcio do MC no último domingo (20). Ela falou que está passando por momentos muito difíceis e que, apesar da separação, segue orando pela recuperação do funkeiro. Ela disse ainda que iria se afastar das redes sociais porque está doente.
“Estou passando por momentos muito difíceis, agora sou oficialmente ex-esposa (saiu o divórcio) do MC Marcinho. Mas o que sinto por ele é tão genuíno e lindo que o que posso fazer agora é orar sem cessar e cuidar da minha saúde. Estarei fora das redes sociais, porque isso aqui adoece uma pessoa e eu já estou doente. Fortaleçam nosso círculo de oração, sempre em mente que a última palavra é de Deus”, escreveu ela.
Enquanto isso, ela vive um momento complexo lidando com a separação e a internação do ex. Na última quinta-feira (17), ela desabafou sobre o que está passando:
“Estou clamando por ele todos os dias e horas que lembro. É oração sem cessar. Ele continua sendo meu marido, embora a gente esteja separado de corpos”, disse ela.
Fonte: O DIA