Os chás para diabetes servem para reduzir os sintomas da doença e seus riscos associados. Como o diabetes, a princípio, não tem cura, o que pode-se fazer é buscar um estilo de vida saudável que permita conviver com a doença sem se incomodar. Nesse sentido, veja quais são os tipos de chás que ajudam.
10 Chás para diabetes
Alguns tipos de chás ajudam a equilibrar a liberação de glicose no sangue, outros atuam sobre o efeito da insulina. Veja quais são as melhores opções.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM https://www.instagram.com/bibliamulher/
1. Canela
O aroma e sabor desse chá são bem agradáveis e a sua ação a favor dos diabéticos é que a canela estimula o organismo a usar o açúcar, fazendo com que ele reduza de quantidade do sangue.
Quanto ao tipo de chá da planta pata-de-vaca, seu benefício é possuir uma proteína que atua no organismo de forma semelhante à insulina, ou seja, controla a liberação de glicose para a corrente sanguínea. É bom beber o chá em jejum ou antes das refeições principais.
3. Carqueja
Utilizar a carqueja como um dos chás para diabetes promete ajudar a regular a quantidade de glicose no sangue e também a ir eliminando a gordura excessiva. Esse fator é importante, pois todo médico recomenda que diabéticos mantenham-se dentro de um peso saudável.
4. Sálvia
Também como alguns dos chás já mencionados, a sálvia ajuda a controlar o glicose no sangue, mantendo a regulação do açúcar e evitando os sintomas do diabetes em conjunto com uma alimentação adequada.
Os extratos aquosos que compõem a planta quebra-pedra oferecem efeito hipoglicemiante, ou seja, baixam os níveis de glicose no sangue. É um chá para beber como rotina, não apenas quando sentir que os níveis de glicose subiram.
A planta melão-de-São-Caetano também oferece efeito hipoglicemiante. Todos os chás que têm esse efeito devem ser tomados com cautela para que não baixem demais a glicemia e a pessoa acabe passando mal por isso. Outros efeitos dessa planta são o poder desintoxicante, antiviral e bactericida.
7. Chá de insulina vegetal
Existe uma planta que ficou conhecida como insulina vegetal por causa da sua atividade em reduzir os níveis de glicose no sangue. O nome científico dela é Myrcia sphaerocarpa. Pode fazer o chá e tomar 2 ou 3 vezes ao dia.
8. Chá mate
O chá mate ou erva mate tem várias funções benéficas no organismo. Ajuda a controlar a glicemia no sangue, a reduzir o colesterol, é diurético, rico em antioxidantes e também contribui com o equilíbrio da pressão.
9. Camomila
Esse é um chá que muita gente tem em casa para quando quer uma bebida quente e bem leve. A camomila, além do seu benefício mais conhecido, que é o efeito calmante e indutor do sono, ajuda a reduzir a glicose no sangue e inibir a atividade de enzimas que agem nas complicações do diabetes.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM https://www.instagram.com/bibliamulher/