Antes de começar a faxina, convém fazer um teste para certificar-se de que a parede está realmente mofada. Funciona assim: aplique um pouco de alvejante sobre a mancha com o auxílio de um pano. Se, depois de alguns minutos, a superfície clarear, significa que ali existem fungos.
Quem está com receio de usar produtos muito fortes na limpeza do mofo, pode considerar alguns produtinhos caseiros como aliados!
Vinagre branco
O vinagre é campeão das receitas caseiras de limpeza doméstica. Além de ser um poderoso desinfetante e neutralizante, ele ajuda a eliminar odores e manchas difíceis. Então, se você está se perguntando como limpar parede com mofo sem precisar de produto forte, coloque um pouco de vinagre direto no borrifador e mãos à obra!
Água oxigenada
A famosa água oxigenada também é uma opção interessante para limpar parede com mofo, pois tem propriedades antibacterianas e clareadoras. O ideal é utilizá-la sem diluir, deixando agir por alguns minutos diretamente sobre o mofo. Depois é só esfregar levemente e enxaguar. Mas saiba que nem todas as superfícies suportam a ação do produto, viu?
Percarbonato de sódio
Mais conhecido como água oxigenada sólida, o percarbonato de sódio é capaz de remover as sujeiras mais difíceis da casa, além de ter excelente ação branqueadora. Para limpar parede com mofo é preciso diluir um pouco do produto em água e deixar agir sobre a superfície por alguns minutos até o enxágue.
Álcool
Outro poderoso agente contra fungos, o álcool também pode ajudar bastante na limpeza do mofo. Assim como os demais produtos caseiros citados, ele deve ser utilizado diretamente sobre a mancha, em versão líquida ou gel. Apenas lembre-se de fazer o teste em uma superfície escondida para ter certeza de que o revestimento vai suportar a ação do álcool. Em revestimento de madeira, por exemplo, é melhor evitar qualquer produto solvente.
Remover bolor com água sanitária
- Essa talvez seja a melhor solução paliativa entre todas. Paliativa, pois vai remover o bolor, mas não vai remover a umidade no interior das paredes.
- Pode misturar uma parte de água sanitária com uma parte de água, colocar num borrifador, usar luvas de borracha, óculos de proteção e máscara. Depois, pegar uma escovinha, ir borrifando e esfregando.
- É um pouco demorado, e deve fazer um pouco a cada dia ou semana, pois o odor é muito forte e pode causar tonturas. Faça isso sem que outras pessoas estejam por perto, em um dia de sol e com o ambiente muito arejado.
- Tome cuidado, pois se usar água sanitária com cloro em paredes coloridas, vai desbotar. Essa dica é principalmente para paredes e outras superfícies brancas.
Remover bolor com água, vinagre e álcool
- Para uma misturinha mais caseira e que não vai desbotar a cor da parede, você pode misturar água morna com 1 xícara de vinagre e 1 xícara de álcool. Juntos, eles vão amolecer o mofo, remover a mancha e promover a limpeza.
- Acabar com a umidade corrigindo a estrutura
Agora, se você quiser se ver livre mesmo da umidade e dos bolores na casa, vai precisar de soluções diferentes. De acordo com a arquiteta Daniela Fortinho, da FORM Arquitetura, o primeiro passo é contar com o auxílio de um profissional para avaliar a estrutura da casa e ajudar a determinar a melhor solução, sem gastar dinheiro à toa. - Isso é importante porque a umidade pode estar sendo causada por diferentes fatores. Pode ser um defeito no baldrame, que fica na base das paredes (parte da fundação), como também pode ser uma umidade que vem do ar. Pode estar vindo do telhado ou então de fissuras nas paredes, entre outras causas.
- Depois de determinada a causa, então virá a solução, que geralmente consiste em arrancar o reboco atual e refazê-lo, utilizando um líquido impermeabilizante na mistura do reboco novo.
Em alguns casos, se o problema vem de baixo, pode ser necessário quebrar o primeiro metro de parede e refazer essa parte com adição de uma manta impermeabilizante (manta asfáltica). Não precisa quebrar a parede toda, só a parte de baixo, pouco a pouco. Quando essa parte fica protegida, a parte superior não vai mais absorver a umidade que vem do solo.
Leia também: Como Clarear e Remover suas Manchas, Rugas e Melasmas
Truques para combater a umidade em casa
Ventilação
Podemos dizer que esta é a principal de todas as recomendações que apresentaremos aqui. Você deve sempre manter a ventilação adequada em sua casa, principalmente nas áreas onde pode ter problemas de umidade.
O ar-condicionado pode ajudá-lo a manter as áreas da sua casa livres de umidade, onde não houver muito ar natural. De qualquer forma, não abuse, é necessário que o ar que respiramos seja um pouco úmido para evitar doenças pulmonares, conforme declarado neste relatório da Fundação Lung Foundation, e a congestão nasal.
Reconheça as fontes de umidade
Se você encontrar uma área da sua casa onde a umidade é muito alta, deve procurar a causa desse problema. Em geral, se houver canos quebrados ou vazamentos de água em locais que não estão à vista, isso se reflete nas paredes; pouco a pouco, elas começarão a manchar.
Você deve ter em mente que, se não tentar resolver esses vazamentos imediatamente, a condição pode ser agravada e causar inundações.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/
Vazamento nas paredes
Use um desumidificador
Este aparelho é ideal para regiões chuvosas ou frias. Nelas, a umidade geralmente se acumula facilmente, já que não há possibilidade de ventilar a casa permanentemente como em outras áreas.
Portanto, se você quiser combater a umidade em casa, pode usá-los para absorver e drenar a umidade com facilidade.
Remova a umidade com sal
Para fazer isso, você precisará de um recipiente plano e um quilo de sal grosso. Basta colocar o sal no recipiente e após um ou dois dias você terá absorvido grande parte da umidade. O sal é um dos elementos com maior capacidade de absorção.
Além de ser muito útil para remover a umidade em casa, também pode ser usado para remover manchas nas roupas. No momento em que você perceber que o sal está muito úmido ou até mesmo preto, será hora de substitui-lo.
Outros truques para evitar a umidade
Além das recomendações citadas acima, também é importante evitar que a umidade entre ou permaneça na casa. Como conseguir isso? Com estas dicas simples:
- Quando você cozinhar, ligue o exaustor de ar.
- O aquecimento do ambiente nunca deve exceder 20 °C, pois isso favorece o aparecimento de umidade nas paredes e ambientes.
- Quando você lavar roupa, pendure-a para secar do lado de fora. Se você deixá-la dentro de casa, a umidade será transmitida para o resto do cômodo.
- Não acumule muitas plantas no mesmo ambiente. Isso favorecerá a produção e conservação do vapor, que é o vapor que certos elementos emitem.
- Finalmente, você também deve levar em conta aspectos como iluminação natural e correntes de ar em casa. Janelas e portas devem ser colocadas de forma a incentivar a entrada de luz solar. Além disso, você também pode pensar em mover os móveis para permitir que o ar circule pela sua casa.
Como evitar a formação de mofo na parede
Todo mundo conhece o ditado: melhor prevenir do que remediar! Então, vamos lá:
- sempre que possível, favoreça a ventilação do ambiente, deixando portas e janelas abertas para que o ar circule;
- não deixe toalhas úmidas penduradas no banheiro; leve-as para secar em local arejado;
- em longos períodos de chuva, considere utilizar um desumidificador elétrico nos ambientes mais suscetíveis à formação de mofo na parede;
- invista em tintas especiais e acabamentos de qualidade para revestir paredes e tetos;
- faça manutenções preventivas nas instalações hidráulicas da residência para evitar vazamentos e infiltrações;
- considere vedar a tubulação do ar-condicionado, caso essa seja uma das origens da umidade;
- jamais guarde objetos molhados ou úmidos dentro de casa, como em gavetas ou armários.
Seguindo essas dicas você provavelmente não vai mais enfrentar o dilema de como limpar parede com mofo. Mesmo que a casa fique fechada durante um período de viagem, por exemplo, você saberá como agir caso notar o menor sinal de mofo na parede. Agora sim ficou fácil manter a casa livre de fungos e preservar a beleza dos acabamentos, além da saúde e bem-estar da sua família, é claro!
Por fim, Veja também: Como fazer limpa piso milagroso: mistura caseira para deixar sua casa brilhando
E aí, você gostou de conhecer esta Mofo na parede? Receitas naturais para limpar paredes mofadas e com umidade (e evitar que volte)? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.
Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.