Nesta quarta-feira (09), foi a óbito o apresentador e ator Aderbal Freire Filho. O artista, que também trabalhou por vários anos como diretor de teatro, tinha 82 anos e estava enfrentado condições delicadas de saúde desde 2020, quando foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral hemorrágico.
Aderbal era marido da atriz Marieta Severo, um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira. Até o fechamento desta matéria, a celebridade ainda não havia se manifestado acerca da morte do marido. O apresentador e a companheira estavam casados desde 2004.
Morre marido da atriz Mariêta Severo, aos 82 anos
O falecimento de Aderbal Freire Filho foi confirmado no final desta através pelo portal G1. O famoso havia sido internado no Hospital Copa Star, uma das unidades de saúde mais prestigiadas do Rio de Janeiro. Os detalhes acerca da causa da morte do marido de Marieta não foram informados.
A atriz chegou a montar uma UTI para o marido em sua casa após o AVC. Aderbal sofreu o Acidente Vascular durante uma viagem à Petrópolis, no Rio de Janeiro. Desde então, o artista enfrentava dificuldades em seu quadro de saúde.
Quem era Aderbal Freire Filho?
Aderbal nasceu em Fortaleza, no Ceará. Formado em Direito, o artista começou ainda jovem a carreira no teatro, participante de diversos grupos de atuação. A primeira produção dirigida pelo famoso foi O Cordão Umbilical, estreada em 1972. Mais tarde, ele ficou à frente de um grande sucesso: o monólogo Apareceu a Margarida, que teve como estrela principal a atriz Marília Pêra.
Entre as peças escritas por Aderbal estão Lampião, Rei Diabo do Brasil (1991), No Verão de 1996 (1996), Xambudo (1998), Isabel (2000) e Depois do Filme (2011)
No cenário artístico brasileiro, algumas personalidades conseguem transcender o tempo e deixar uma marca indelével em suas respectivas áreas. Aderbal Freire Filho, destacado diretor de teatro, foi indiscutivelmente uma dessas figuras icônicas que deixaram um legado inestimável para a cultura teatral brasileira.
No entanto, a triste notícia de sua partida abala profundamente os corações dos amantes das artes, uma vez que Aderbal faleceu na tarde desta quarta-feira, dia 9, no Rio de Janeiro, em decorrência de complicações de saúde relacionadas a um acidente vascular cerebral (AVC).
Marieta Severo desabafou sobre estado de saúde do marido
Aderbal Freire Filho era casado com a atriz Marieta Severo. O AVC sofrido em 2020 mudou a vida dos dois. Até então, eles viviam em casas separadas, mas Marieta decidiu se juntar na mesma residência que o marido para cuidar dele. Em entrevista, ela chegou a desabafar sobre a triste situação.
“Aí você vê aquela pessoa, ativa intelectualmente, cheia de limitações, É a grande dor da minha vida todos os dias. Eu tenho um mini-hospital em casa, com fisioterapia e fonoterapia”, disse a atriz. Marieta classificou a situação do marido como cruel.
Respeitado diretor de teatro
Aderbal e Marieta começaram a se relacionar no final dos 1990. O diretor de teatro já tinha uma carreira pavimentada e premiada. No Brasil, ele era um dos grandes diretores e referência no trato com os textos de Shakespeare. A morte de Aderbal deixa uma lacuna no cenário artístico e na vida de todos aqueles que o amavam e admiravam.
Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.