Se você está acostumado a comer maçãs e jogar fora as cascas, está fazendo a coisa errada. Você nunca deve descartar as cascas dessa fruta, pois ela tem propriedades incríveis e você pode reciclá-las de uma maneira engenhosa – vamos descobrir como.
Cascas de maçã
Cascas de maçã em vinagre –
A maçã é uma fruta realmente preciosa. Ela tem muitos benefícios e praticamente nenhuma “contraindicação”. Ela não contém gordura, proteína ou açúcar; de fato, tem pouquíssimas calorias. Quase todas as dietas a recomendam porque ela é boa para a saúde.
Mas e se lhe disséssemos que jogar fora as cascas de maçã é errado? Embora seja um resíduo alimentar, você nunca deve jogá-la no lixo, mas sim deixá-la de molho em um pote. O motivo vai surpreendê-lo: vamos descobrir mais.
NUNCA JOGUE FORA AS CASCAS DE MAÇÃ
A maçã é uma das frutas mais populares; de fato, ela é consumida em todo o mundo. Muitas vezes, ela é consumida descascada, mas nem todo mundo sabe que todas as propriedades e nutrientes dessa fruta estão na casca. Na verdade, recomenda-se comê-la sem remover a casca.
Se decidir não comê-la, pelo menos não jogue as cascas no lixo, mas reutilize-as. Obviamente, antes de comer qualquer tipo de maçã, lave-a com água e bicarbonato de sódio. Um estudo recente revelou que o bicarbonato de sódio remove a maioria dos resíduos de pesticidas das frutas.
Aprenda a fazer vinagre com restos de maçã
O vinagre de maçã está entre os itens essenciais em uma casa. Ele é uma das melhores companhias seja para a cozinha, a limpeza ou até para a higiene pessoal. Fazer vinagre artesanal é muito mais simples do que parece e ele pode ser feito, inclusive, com partes da fruta que iriam para o lixo.
Veja abaixo tudo o que você precisa saber para fazer o seu próprio vinagre de maçã!
Ingredientes
- Cascas e miolos de seis maçãs grandes.
- 1 colher de sopa de açúcar.
- 2 litros de água sem cloro.
Retirar o cloro da água é muito simples. Basta deixá-la em um recipiente aberto por um dia. É imprescindível que a água esteja livre de cloro, pois ele pode matar as bactérias que realizam a fermentação, comprometendo a fabricação do vinagre.
Como fazer
- Misture os pedaços das maçãs com a água e o açúcar em um recipiente grande de vidro ou cerâmica com a boca larga. Não use tampa, apenas cubra o recipiente com um pano fino. Apesar de não querer que o ar entre em contato com a mistura, o processo de fermentação pode gerar uma pressão grande, já que as bactérias estão produzindo CO2 como um subproduto da fermentação. Portanto, se você optar por tampar o recipiente é preciso que ele seja aberto várias vezes ao dia, durante todo o processo.
- Ao longo dos próximos dias agite sempre a mistura, várias vezes ao dia. Este movimento areja o fermento e estimula a atividade microbiana, além de prevenir o aparecimento de mofos. Depois de alguns dias, a mistura deve começar a borbulhar.
- Assim que começar a borbulhar, passe a mexer com uma frequência menor. O ideal é que o líquido seja movimentado apenas uma vez ao dia, nesta etapa. O tempo desta fermentação pode variar, mas o gosto deve começar a ficar amargo em uma semana.
- Coe o líquido. Após uma semana o vinagre já deve estar pronto, mas você pode esperar para coá-lo quando o borbulhamento cessar.
- Coloque o vinagre em uma garrafa com tampa, mas fique atento, pois ele ainda pode estar borbulhando e, portanto, gerando pressão, que precisa ser retirada para que a garrafa não estoure.