Cada estação tem os seus frutos e muitas vezes esperamos apenas por um deles para poder saborear os nossos preferidos e saborear o sabor da nossa fruta preferida por excelência.
Mas existem algumas frutas que podem ser encontradas no mercado o ano todo e estão entre as mais populares e comuns, mesmo que algumas delas tenham origem em locais totalmente diferentes de onde vivemos.
Bananas: é por isso que você nunca deve jogá-las fora
Algumas dessas frutas que nós, italianos, amamos são as bananas , que são muito úteis para a nossa saúde como fonte de potássio e muitas vezes podem ser utilizadas em qualquer tipo de receita.
Originário de zonas tropicais, está há muitos anos nas mesas da nossa península e quase nunca falta nas casas, a ponto de também ter sido pintado em algumas pinturas que representam naturezas mortas.
Muitas vezes, devido ao seu formato, é associado ao membro masculino e seu nome é utilizado como alusão sexual também acompanhando a música La Banana , que foi muito popular nos anos 2000.
No mercado costumamos encontrar bananas amarelas ou verdes dependendo da maturidade, embora seja sempre melhor, como aconselham os especialistas, consumir aquelas que têm maturidade média.
No entanto, existem vários tipos de banana, incluindo as azuis claras que, devido ao seu amadurecimento, muitas vezes têm sabor de baunilha, mas são quase impossíveis de encontrar na Itália.
Por outro lado, nos últimos tempos na Itália é possível encontrar bananas vermelhas muito mais doces que as normais, embora seu custo seja alto e cerca de três vezes superior ao das normais.
O segredo que poucos conhecem
A banana também se tornou muito querida pelos mais pequenos depois de sua popularidade graças aos personagens Minions, os minions Meu Malvado Favorito que gostam de doces por essa fruta.
Mas nem todo mundo sabe que mesmo comendo apenas o interior da fruta e jogando fora a casca, estamos na verdade desperdiçando algo realmente precioso que todos deveríamos usar em casa.
Na verdade, estão sendo divulgados vídeos na web explicando que depois de descascada a banana é preciso manter a parte rígida na ponta que segura todas as frutas e deixar secar.
Porém, antes de colocá-lo ao sol, é aconselhável cortar o caule e abri-lo para que fiquem visíveis todas as fibras, que são arrancadas e colocadas em um recipiente exposto ao sol por algumas horas.
O que teremos é um conjunto de fibras de bananeira que serão muito úteis para as nossas plantas, pois quando colocadas no solo dentro do vaso funcionarão como um excelente fertilizante para as nossas plantas.
Desta forma, estas crescerão fortes e vigorosas, adquirindo não só água, mas também as propriedades intrínsecas das fibras da bananeira que , em contacto com a água e o solo, darão vigor à nossa planta.
10 benefícios da banana
1. Reduz o estresse e ajuda a combater a insônia
A casca e a polpa de banana contêm aminas biogênicas, como serotonina, dopamina e norepinefrina. O teor de serotonina da polpa de banana foi observado na faixa de 8 a 50 μg/g, (média de 28 μg/g). A serotonina contribui diretamente para a sensação de bem-estar e felicidade, já a dopamina desempenha um papel importante no cérebro e corpo humano como um neurotransmissor com grande impacto em nosso humor, capacidade de concentração e estabilidade emocional. Portanto, a banana vai muito bem para os estressados e mulheres que tem TPM. Por conter efeito ansiolítico e relaxante, a banana também é ótima para modular sono (insônia), sendo eficiente o seu uso antes de dormir.
2. Ajuda a prevenir diabetes
A banana verde, que é rica em amido resistente, componente que possui função semelhante à das fibras insolúveis (ou seja, não são absorvidas), consegue ter efeitos benéficos para o tratamento de diabetes tipo 2. Isso porque a substância atua no controle da glicemia e da insulina da refeição.
3. Ajuda a manter o sistema digestivo saudável
A biomassa de banana verde também possui uma função prebiotica muito importante. Isso porque, assim como as fibras, a biomassa não é absorvida pelo intestino, promovendo AGCC (ácidos graxos de cadeia curta) que é um nutriente essencial para produção de bactérias intestinais benéficas, fundamentais para um sistema imunológico e digestivo saudável.
4. Fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir doenças
Além de interferir positivamente na flora intestinal, como visto acima, a banana é rica em vitamina C, antioxidante que contribui com o equilíbrio sistema imunológico. É fonte ainda de vitamina B6, capaz de estimular a criação – ou síntese – de novas células.
5. Faz bem para o coração
O consumo diário de banana também contribui para sua saúde cardíaca, por ser um alimento rico em potássio e magnésio. Estudos divulgados indicam que os níveis de potássio podem ter relação com a saúde do coração. Pesquisadores da Universidade do Alabama em Birmingham (UAB) concluíram recentemente um estudo envolvendo camundongos que traça uma correlação entre a redução do potássio na dieta e a formação de calcificação vascular e rigidez aórtica. A rigidez aórtica, comumente conhecida como “endurecimento das artérias”, é preditiva de doença cardíaca em humanos.
Além disso, tanto o potássio quanto o magnésio são nutrientes essenciais para o funcionamento de contração e relaxamento muscular, logo, conseguem contribuir de forma positiva para a melhor regulação da contração do músculo cardíaco.
6. É aliada de quem pratica atividade física
Banana é fonte de carboidratos, potássio e nutrientes antioxidantes, uma fruta ideal para quem pratica atividades físicas — Foto: Istock Getty Images
Para os praticantes de atividade física, a banana é uma ótima fonte de carboidratos e fibras, além do potássio que é um dos fatores relacionados a prevenção da ocorrência de câimbras. A banana ajuda a atenuar a oxidação de ácidos graxos e contribuiu com compostos fenólicos, que aumentaram a capacidade antioxidante. Por contribuir diretamente com nutrientes associados a contração e relaxamento muscular, também consegue ser essencial para praticantes de atividade física, prevenindo lesões e podendo fazer parte de uma alimentação que ajuda a prevenir cãibras.
7. Não engorda e pode fazer parte de dietas para emagrecimento
Bananas não engordam. Nenhum alimento, por si só, tem esse poder de acordo com as nutricionistas. O problema está no exagero! Não se deve consumir em excesso, afinal, tudo em grande escala vai engordar. A quantidade de calorias da banana é pequena em relação a seus benefícios, já que, 100 gramas de banana possuem em média:
- Gordura: 0,27 g;
- Calorias: 95 kcal;
- Sódio: 1 mg;
- Colesterol: 0 mg;
- Fibras: 2,55 g;
- Carboidratos: 20,8 g;
- Açúcar: 17,57 g;
- Proteínas: 1,05 g;
- Vitaminas: A, B e C;
- Cálcio: 7,3 mg;
- Ferro: 0,6 mg.
8. Pode ajudar com a a ansiedade e a depressão
Por ser rica em triptofano, possui uma função excelente, e às vezes pouco explorada, para controle de ansiedade e depressão. O triptofano é um aminoácido essencial que aumenta a produção de serotonina no sistema nervoso central. A serotonina, por sua vez, é um neurotransmissor importante, que regula o humor, o apetite e o sono, sendo muitas vezes utilizado para tratar casos de depressão ou ansiedade.
9. Colabora com a saúde dos ossos
As bananas – principalmente verdes – possuem frutooligossacarídeos. Essa substância é produzida pela hidrólise de inulina ou pela enzima frutosiltransferase a partir da sacarose. Eles são utilizados devido as suas propriedades como prebióticos, e eventualmente pelo sabor adocicado. Essa substância ajuda na absorção de nutrientes essenciais como o cálcio e o magnésio, por isso está associada ao fortalecimento dos ossos e melhora a densidade óssea no corpo humano.
10. Esse ainda está em estudo: pode ajudar a diminuir o risco de câncer
Um estudo feito em pacientes com síndrome de Lynch (condição genética que aumenta o risco de desenvolver alguns tipos de câncer), analisou pacientes que receberam 30 gramas de amido resistente por quatro anos e foram acompanhados por mais 10 anos. O amido resistente é uma substância que está presente em cerca de 100 gramas de banana verde. De acordo com os resultados, esses pacientes tiveram menos casos de câncer não-colorretal, especialmente para cânceres do trato gastrointestinal superior, comparado ao grupo em placebo que não recebeu este amido. Portanto, este estudo sugere que 30 gramas diárias de amido resistente parece ter um efeito protetor contra cânceres não colorretais para pacientes com síndrome de Lynch.