As mudanças no corpo durante a menopausa ficam menos intensas e visíveis se você adotar um estilo de vida mais saudável e condizente com essas transformações. Atualmente, a menopausa não é a porta de entrada para a velhice, e sim para a meia-idade.
Muitas mudanças ocorrem no corpo durante a menopausa, embora não sejam as mesmas em todas as mulheres. Um estudo publicado pela revista britânica Climateric afirma que há diferenças entre latinas e asiáticas em comparação com mulheres europeias e norte-americanas.
De acordo com essa publicação, a menopausa ocorre aos 48,6 anos, em média, entre as latinas. Em mulheres asiáticas, geralmente ocorre entre 42,1 e 49,5 anos. Para as mulheres norte-americanas, a idade média é de 50,5 a 51,4 anos. Por fim, a menopausa das mulheres europeias costuma começar entre 50,1 e 52,8 anos.
O que acontece com muita frequência em todas elas é que as mudanças no corpo durante a menopausa provocam instabilidade e, em muitos casos, apreensão. Mas não deveria haver motivos para isso. Com a atual expectativa de vida, a menopausa não é mais uma entrada para a velhice, e sim para a metade da vida.
O que é a menopausa?
A menopausa é simplesmente a passagem do estágio fértil para o infértil na vida de uma mulher. Durante essa transição, ocorre uma significativa modificação hormonal. Essa é a principal razão pela qual tantas mudanças ocorrem no corpo durante a menopausa.
O fato central desse processo é o desaparecimento do ciclo menstrual. Em geral, isso não acontece subitamente. O período começa a ser irregular e um tanto caótico: desaparece e depois volta, sem nenhum padrão particular. Isso acontece por um tempo, até que é interrompido definitivamente.
Apenas 12 meses após a interrupção da menstruação é que se considera que a mulher entrou na menopausa. Às vezes essa mudança é causada por fatores externos, como a retirada dos ovários ou do útero, e também como consequência de algumas doenças.
Durante a puberdade, com o primeiro ciclo menstrual, ocorrem grandes mudanças na anatomia da mulher. O mesmo acontece com o corpo durante a menopausa. Tanto um momento quanto o outro envolvem transformações físicas e psicológicas que são determinadas pelos hormônios.
Mudanças no corpo durante a menopausa
As modificações hormonais levam a grandes mudanças no corpo durante a menopausa. É muito comum que os primeiros sinais dessas alterações comecem a ser percebidos antes da interrupção do ciclo menstrual. Estes incluem sintomas típicos, como as ondas de calor e os suores noturnos.
Da mesma forma, começam a aparecer efeitos no cérebro, nos ossos, nos músculos e na pele. Quando a produção de estrogênio cessa completamente, o impacto nos ossos é ainda maior, pois eles tendem a enfraquecer visivelmente, o que deixa as mulheres mais vulneráveis a fraturas.
Na pele, ocorre uma diminuição do colágeno e isso causa ressecamento e perda de maciez. A distribuição da gordura corporal também é modificada. Nessa fase, é comum que a silhueta fique um pouco mais densa. É comum que a gordura se acumule mais na barriga e nas pernas, especialmente em mulheres sedentárias.
Outra das mudanças no corpo durante a menopausa tem a ver com a diminuição da lubrificação, o que leva à secura vaginal. Por esse motivo, as relações sexuais podem se tornar desconfortáveis. Também são comuns alterações no funcionamento da bexiga.
Outros dados interessantes
A maioria das fêmeas do reino animal não apresenta esses tipos de alterações. Elas são férteis por toda a vida. Apenas as humanas e as orcas, além de alguns outros cetáceos, passam por essa mudança. É um fato evolutivo. Após uma certa idade, o risco de produzir óvulos defeituosos aumenta e a natureza impede que isso aconteça.
Durante a menopausa, as mulheres também têm um maior risco de desenvolver problemas circulatórios e cardiovasculares. No entanto, essa e outras mudanças podem ser adequadamente contornadas com a adoção de um estilo de vida mais saudável. Isso inclui uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios.
Embora todas essas mudanças no corpo durante a menopausa possam causar algum nível de inquietação, a verdade é que também podem representar mudanças benéficas para a vida da mulher. Depois de se adaptar e aprender a controlar os sintomas, as coisas podem ser positivas.
A menopausa é um chamado para se cuidar melhor, o que é muito positivo. Também elimina as instabilidades que acompanham a menstruação e a síndrome pré-menstrual. Além disso, a ausência de fertilidade proporciona uma maior liberdade sexual, se a mulher assim desejar. É uma nova etapa que pode ser interessante e enriquecedora.
Bebida natural para aliviar os sintomas da menopausa e melhorar a saúde feminina
Esse smoothie ajuda a aliviar os sintomas da menopausa e também os incômodos dessa etapa da vida da mulher.
O tratamento é 100% natural, nutritivo, saboroso e proporciona diversos benefícios para a saúde em geral.
- 3 cenouras médias
- ½ maço de salsinha
- 1 tomate
- 1 xícara de folhas de espinafre
- 2 talos de aipo
- 1 copo de água
Modo de preparo:
- Lave bem todos os ingredientes – se conseguir alimentos orgânicos, melhor, caso contrário,
- Em seguida, corte as cenouras em pedaços menores (não precisa descascar), o tomate, o aipo e coloque no liquidificador.
- Adicione a água e bata bem até triturar os ingredientes e ficar uma bebida homogênea.
- Acrescente a salsinha fresca, as folhas de espinafre e bata por mais alguns minutos.
- Tome em seguida, sem coar e sem adoçar.
Recomenda-se tomar esse suco em jejum, três vezes por semana durante 15 dias.
Caso queira continuar o consumo, faça uma pausa de sete dias e retome o tratamento.
Além disso, pratique atividades físicas diariamente, que é essencial para controlar a pressão arterial, prevenir doenças cardiovasculares, osteoporose e diminuir as alterações de humor.
Outras recomendações
Durante a menopausa, medidas gerais são sempre recomendadas para enfrentar essa fase da vida de forma mais “tranquila”.
Algumas delas são:
- Mantenha o acompanhamento de um médico ginecologista regularmente mesmo após a menopausa;
- Evite ganhar peso;
- Tome bastante água – no mínimo dois litros por dia;
- Evite o consumo de álcool e cigarro;
- Faça refeições mais leves e com mais frequência;
- Procure controlar a pressão arterial diminuindo o consumo de sal e gorduras saturadas;
- Use roupas leves;
- Procure ambiente fresco, ventilado e tome sol.
Quanto tempo dura a menopausa, quais são os seus primeiros sintomas e como aliviá-los!
É claro que tudo depende de casa organismo, mas os sintomas costumam ser:
- – Alterações de humor
- – Diminuição do desejo sexual e secura vaginal
- – Problemas para dormir
- – Suores noturnos
- – Aumento de peso
- – Perda óssea
- – dor nos seios
Considera-se a menopausa quando a mulher passa um ano completo sem menstruar, o que representa a infertilidade.
O corpo sofre algumas alterações, como:
1. Você pode ter muito calor e suor
Desequilíbrio de temperatura durante a perimenopausa pode durar anos.
O corpo é caracterizado pelo aumento e queda súbita da temperatura, afetando o dia a dia.
As mulheres tendem a ficar mais ansiosas e com muita tensão e medo
O resultado disso é fadiga, alteração de humor e noites maldormidas.
Você pode aliviar esses sintomas com alimentos saudáveis, como verduras, frutas, legumes e líquidos naturais.
Faça ioga e meditação, isso ajuda muito.
2. Você pode ganhar peso
Ganhar peso é comum na menopausa, mas este ganho de peso associado com a menopausa não acontece só durante a noite, mas gradualmente.
Com o envelhecimento, é normal que haja mudanças na distribuição de gordura corporal, e geralmente ela se acumula no abdome.
Além disso, aumenta-se o risco de várias doenças, como: câncer de mama, doença cardíaca, diabetes tipo 2 e depressão.
Durante a menopausa, uma mulher pode ganhar até 10 kg.
Para evitar, tenha uma dieta equilibrada e faça exercícios regularmente.
3. Os ossos podem enfraquecer
O hormônio estrogênio ajudar a manter os ossos fortes.
Durante a menopausa, e até mesmo na perimenopausa, seus ovários deixam de produzir esse hormônio, o que leva a uma rápida perda óssea, que pode resultar em osteoporose.No entanto, você pode prevenir essa fraqueza nos ossos consumindo alimentos ricos em cálcio e vitamina D.
Além disso, a atividade física vai ajudar a manter os ossos fortes e saudáveis.
4. Você pode sofrer alterações no humor
Isso acontece pelas mudanças hormonais.
Portanto, é comum sentir emoções e sentimentos, como tristeza, raiva, ansiedade, irritabilidade, vulnerabilidade e exaustão.
Embora essas mudanças de humor sejam normais, você não pode ficar deitada na cama e deixar sua mente vulnerável à depressão.
Como já dissemos: menopausa não é doença e precisa ser encarada com muita sabedoria.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais
5. Você pode ter problemas para dormir
Tanto por causa do aumento de calor como pela alteração de hormônios, a dificuldade para dormir é quase certa.
Por isso, você deve evitar o consumo de estimulantes antes de ir para a cama, como cigarro, chocolate, café e até bebidas energéticas.
Quanto tempo dura a menopausa?
Os sintomas podem durar até a quatro anos, em média.
Não é muito raro, porém, que eles cheguem a durar dez anos ou mais.
Na verdade, tudo vai depender das características físicas e hormonais que a mulher possui, pois todos os corpos são diferentes.
Chá para aliviar os sintomas
O chá das folhas de amora (vende-se em lojas de produtos naturais) é ótimo para aliviar os sintomas da menopausa:
INGREDIENTES
1 litro de água
3 a 5 folhas de amora (vende-se em lojas de produtos naturais)
MODO DE PREPARO
- Ferva a água.
- Assim que ferver, acrescente as folhas de amora, desligue o fogo e tampe a panela.
- Beba de duas a quatro xícaras por dia, nos intervalos das refeições.
ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI
Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.
Veja também: Como Clarear e Remover suas Manchas, Rugas e Melasmas