Quando você compra ovos de galinha, onde os guarda?
Há quem prefira colocá-los na geladeira, mas também há quem acredite que a temperatura ambiente é melhor.
Esse assunto sempre gera polêmicas.
Para discutir o tema de forma mais aprofundada, o jornal britânico Daily Mail patrocinou uma pesquisa cientifica em busca da resposta: onde guardar os ovos?
Qual o resultado da pesquisa?
Você vai saber.
Mas antes vamos mostrar os argumentos dos dois lados.
Quem guarda na geladeira costuma organizá-los num compartimento do aparelho específico para isso, não é verdade?
E segundo o o British Egg Information Service, instituto de pesquisa especializado no assunto, esse é o lugar mais seguro para preservar os alimentos.
Quem reforça essa ideia são dois profissionais da Bristol University’s School of Veterinary Science, os doutores Rosamund Baird e Janet Corry.
Segundos eles, se os ovos já estiverem contaminados com a bactéria da salmonela, por exemplo, e forem deixados do lado de fora da geladeira, certamente as bactérias vão se multiplicar.
Pior é que, mesmo sabendo disso, nós não podemos detectar a contaminação, pois não há mudança de cor, cheiro ou até mesmo na consistência dos ovos.
Tem mais pesquisador a favor da refrigeração: os cientistas americanos da Mayo Clinic recomendam jogar fora os ovos que ficam fora da geladeira por mais de duas horas.
O outro lado
Os que conservam os ovos na temperatura ambiente acham o conselho um completo absurdo.
E ainda chegam a afirmar que ovos na geladeira perdem o sabor e estragam as melhores receitas.
Tim Hayward, apresentador de um programa de rádio na BBC, afirma que um ovo fresco dura sem problema algum pelo menos uma semana em temperatura ambiente.
O British Egg Informatin Service contesta essa tese nos lembrando de uma informação importante: os ovos precisam estar numa temperatura constante de 20º C – e é exatamente assim que ficam na maioria dos supermercados, graças ao sistema de ar-condicionado.
E qual foi o resultado do teste patrocinado pelo Daily Mail?
O teste foi feito com dois mil ovos, que foram submetidos a temperaturas diferentes, durante um mês, para ver até onde eles mantinham a qualidade.
Um lote ficou em temperatura ambiente.
O outro numa geladeira comum, a uma temperatura de 6º C.
Os pesquisadores investigaram a presença de bactérias, como E.coli, Staphylococcus aureus, salmonela, listeria e muitas outras.
O resultado é incrível: não houve diferença entre o lote da geladeira e o da temperatura ambiente.
Ambos se mantiveram livres de bactérias.
A palavra final foi do diretor da FoodTest, que realizou o experimento: “Não existe vantagem alguma em manter os ovos refrigerados”.
Mas atenção: a pesquisa foi feita em um país de clima mais ameno.
Será que em regiões tropicais, como o Brasil, o resultado seria o mesmo?
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.