Foi enterrado, nesta quinta-feira (21), o corpo do padre Onofre Araújo Filho, de 59 anos. Ele era pároco da Igreja do Rosário, no Largo da Ordem, em Curitiba.
Segundo a Arquidiocese de Curitiba, Onofre morreu na quarta (20), em Belo Horizonte (MG), onde visitava familiares.
O velório e o sepultamento ocorreram na capital mineira.
Em nota, a Arquidiocese de Curitiba manifestou pesar pelo falecimento do padre e destacou que Onofre foi ordenado sacerdote em 2002.
“É com pesar que comunicamos o falecimento do Padre Onofre Araújo Filho, SJ. Ele nasceu no dia 01 de abril de 1964. Foi ordenado sacerdote no dia 10/08/2002. Desde o mês de outubro de 2022 era Reitor da Igreja do Rosário e São Benedito, no Largo da Ordem, Curitiba. Pe. Onofre estava em visita a seus familiares em Belo Horizonte/MG”.
A causa da morte não foi oficialmente divulgada.
Quem era o padre curitibano que morreu em visita a familiares em Minas Gerais: ‘Uma pessoa muito profunda nas reflexões’
Onofre Araújo Filho, de 59 anos, era pároco da Igreja do Rosário, no Largo da Ordem em Curitiba. Ele morreu na quarta-feira (20), em Belo Horizonte (MG), onde visitava familiares, segundo a Arquidiocese. Padre Onofre dedicou-se à vida religiosa por 30 anos. Leia mais abaixo.
Onofre nasceu no dia 1º de abril de 1964, em Januária (MG), e começou a vida religiosa na Companhia de Jesus, em Campinas (SP), no ano de 1993.
Depois estudou filosofia em Belo Horizonte, onde ficou de 1995 a 1997. Realizou outras etapas dentro da vida religiosa e em 2002 foi ordenado presbítero.
Nos anos seguintes, desempenhou outras missões como sacerdote, orientador espiritual e mais funções na comunidade. Além de Campinas, atuou também em Cascavel, no oeste do Paraná.
Padre Onofre Araújo Filho — Foto: Jesuítas Brasil/Reprodução
O Padre Nereu Fank, vice superior dos Jesuítas em Curitiba e Diretor Geral do Colégio Medianeira, contou que conheceu Padre Onofre na época de estudantes de filosofia e teologia, em Belo Horizonte. Ele lamentou a morte do colega.
“Era uma pessoa muito profunda nas reflexões e muito autêntica […] Ele trabalhava muito bem o tema da espiritualidade […] partir dos exercícios espirituais de Santo Inácio, ele trabalhava isso muito bem. Ele ajudou muita gente”, disse.
Em 2016, Padre Onofre foi transferido para Salvador (BA), para trabalhar como diretor do Serviço Inaciano de Espiritualidade (Sies). No final de 2019, foi trabalhar como prefeito da Igreja Santo Inácio no Rio de Janeiro (RJ).
Desde 2022, colaborava com atividades pastorais e atuava como reitor da Igreja do Rosário, em Curitiba.
Ainda segundo Nereu, padre Onofre era uma pessoa muito criativa, escolhia e apresentava filmes, debates, reflexões e promovia eventos da igreja que envolviam os fiéis.
Disse ainda que foi uma grande perda para a Igreja do Rosário, para a Companhia de Jesus e para os padres irmãos jesuítas.
“Eu acho que ela ajudou muita gente, muitas pessoas a viver a dimensão da espiritualidade através da cultura da música, da arte”, falou.
Padre Onofre foi enterrado na quinta-feira (21), em Curitiba.