Fausto Silva, o Faustão, foi submetido a um transplante de coração na tarde do último domingo (27), no Hospital Israelita Albert Einstein. Considerada um sucesso, a cirurgia do ex-apresentador da TV Globo durou aproximadamente 2h30, de acordo com boletim médico.
José Pereira da Silva, pai do atleta, disse o seguinte ao programa da Record TV: “Tudo indica que o coração foi para o Faustão… Pelo horário, por tudo”.
Saiba quem é o jogador amador que doou o coração para Faustão
Fábio Cordeiro da Silva, o jogador de futebol de várzea que morreu no último sábado (26), vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), sonhava em ser atleta profissional e chegou a fazer testes em grandes times, como o Palmeiras.
Segundo a família, um dos órgãos que Fábio doou foi o coração. Entre 19 e 26 de agosto, foram realizados 13 transplantes de coração no país, sendo sete no estado de São Paulo, entre eles, o do apresentador Fausto Silva, mas o governo do estado não informou quem foi o doador de Faustão.
De acordo com o irmão dele, Flavio Cordeiro da Silva, faltaram oportunidades para que Fábio fizesse do futebol a carreira. “Ele sonhava [em ser profissional]. Tinha talento, mas, na época, tinha que ter muita sorte para seguir. Era mais difícil, precisava ter dinheiro, empresário”, explicou.
“Era um jogador incrível, jogou em vários clubes da várzea. Até os adversários o respeitavam”, disse o irmão.
Flavio contou que o irmão foi para o futebol amador após não passar em testes de times profissionais, pois jamais abandonaria o esporte, que era sua maior “paixão”. No entanto, a modalidade não era a única praticada por Fábio, que também surfava, fazia capoeira e era um atleta exemplar.
“Não colocava açúcar na boca, as comidas eram bem certinhas, fazia academia. Era puro músculo […]. Tinha uma liderança em campo e fora de campo também”, relembrou.
Legado
Irmão (à esquerda) e primo (à direita) de Fábio (ao centro) falam sobre legado deixado. — Foto: Arquivo Pessoal
Como único irmão do atleta, Flavio disse fazer de tudo para manter a história de Fábio viva. “Era o caçulinha, então tinha um pouco de mim nele também”. Ele disse ter muito orgulho do irmão, que era seu parceiros inclusive na música. Os dois tiveram uma banda de forró.
O professor de educação física André Batista da Silva, de 41 anos, é primo e cresceu com Fábio. “Para mim, ele é o ‘Fabinho’ […]. Ensinei a chutar a bola, bater falta, essas coisas. Era uma relação de primo, mas praticamente de irmão”, enfatizou.
Ele contou que os dois aprenderam a surfar juntos e as boas memórias jamais serão esquecidas, bem como o legado de Fábio. “Menino puro, trabalhador, sereno”, descreveu o primo.
“Nos deixou mas está ajudando outras pessoas, como sempre ajudou”, disse André sobre a doação de órgãos.
Morte
Fábio sofreu o AVC na última quarta-feira (23), enquanto trabalhava como azulejista em um apartamento em Santos. O jogador foi encontrado no dia seguinte, quando a equipe que trabalhava no local chegou e o encontrou consciente, mas com o lado direito do corpo paralisado.
Ele foi socorrido até a Casa de Saúde de Santos, onde foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passou por uma cirurgia no cérebro. A morte cerebral foi constatada na manhã de sábado (26), e a família optou por doar os órgãos.
Esposa de Faustão Agradece à Família do Doador e Revela Que Outro Paciente Também Recebeu Órgão da Mesma Pessoa
A esposa de Faustão expressou toda a sua alegria e gratidão à família do doador e mencionou que um outro paciente do hospital também recebeu um órgão da mesma pessoa. O apresentador passou por um transplante de coração nesse último domingo, dia 27, em um hospital em São Paulo.
Depois que o apresentador Fausto Silva realizou com sucesso uma cirurgia de transplante cardíaco no último domingo, dia 27, sua esposa Luciana Cardoso divulgou uma mensagem de agradecimento aos amigos, à equipe médica e à família do doador dos órgãos, incluindo o coração que foi transplantado para o apresentador.
Por meio de uma postagem que foi feita no Instagram hoje, segunda feira, dia 28, ela compartilhou informações sobre como o apresentador entrou na lista de espera para o transplante.
“Desde o momento em que ele foi internado às pressas, já tínhamos consciência da necessidade do transplante. Após os exames de anticorpos e outros detalhes médicos, Fausto foi oficialmente inscrito na lista no dia 8 de agosto de 2023. Resolvemos manter silêncio, como é de costume na nossa família, até que a situação da internação se tornasse pública”, iniciou ela.
Logo em seguida, Luciana ressaltou como o apoio do público nos últimos dias foi um fator primordial e reconfortante para Fausto e para toda a sua família.
“No começo, pensamos que seria melhor manter em sigilo a condição de saúde e a necessidade do transplante. No entanto, as circunstâncias tomaram um rumo diferente e a notícia do transplante foi divulgada por uma estação de rádio. Mantendo nossa característica de transparência, confirmamos a informação. A partir desse momento, recebemos uma enxurrada de mensagens carinhosas e afetuosas de amigos, familiares e da população brasileira, que naturalmente tem a empatia como um de seus valores, além de muitas mensagens de encorajamento vindas de pessoas que também passaram por transplantes”, enfatizou.
Para finalizar em um outro trecho, Luciana ressaltou que outras pessoas também foram beneficiadas com diferentes órgãos provenientes do mesmo doador do seu marido.
“E por último, expressar nossa gratidão a essa família abençoada que, em meio à sua própria dor e sofrimento, disse ‘sim’ e possibilitou não apenas que Fausto tivesse mais tempo ao lado dos filhos, mas também que diversos outros receptores pudessem celebrar suas próprias recuperações. Fiquei emocionada ao saber que aqui mesmo, neste hospital, alguém que recorreu ao SUS também recebeu um órgão desse mesmo doador e uma segunda oportunidade de vida”, concluiu ela.
s plataformas de mídia social, fãs e conhecidos também compartilharam mensagens de apoio ao apresentador após a cirurgia, que de acordo com o comunicado médico, durou duas horas e trinta minutos.
“É uma alegria imensa e emocionante saber que nosso querido amigo Faustão já está com um novo coração”, escreveu a apresentadora Ticiane Pinheiro em uma postagem no Instagram. Helô Pinheiro, mãe da apresentadora, também expressou toda a sua alegria. “Fausto, que esse novo coração seja tão generoso quanto aquele que você tinha desde o nascimento”, comentou.
Luciano Huck também recorreu ao Twitter para celebrar a cirurgia. A esposa de Faustão mencionou que o apresentador foi colocado na lista de espera prioritária para um transplante cardíaco no último dia 8 de agosto.