A morte da atriz Elizangela Amaral Vergueiro pegou muitos dos seus fãs e seguidores de surpresa. A artista de 68 anos, famosa por ter trabalhado em diversas novelas da TV Globo como A Dona do Pedaço e Senhora do Destino, deixará saudades. Ela faleceu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, popularmente chamada pelos médicos de PCR.
Elizangela deu entrada no hospital já em estado crítico, após ter sofrido a PCR. Ela foi atendida pelo Samu antes de chegar à unidade, passou por procedimentos diversos, mas não resistiu. A doença que atacou a atriz é silenciosa e perigosa para muitos grupos de risco.
Parada cardiorrespiratória é comum e pode matar instantaneamente
De acordo com informações divulgadas na mídia pela Prefeitura de Guapimirium, Elizangela foi atendida na unidade hospitalar do município. Essa foi a segunda vez que Elizangela foi atendida pelo sistema de saúde público da cidade.
A doença que atacou Elizangela acontece quando o coração do indivíduo para de bater, de acordo com o site da rede de hospitais D’Or. Sua causa é multifatorial como doenças pré-existentes, insuficiência respiratória, envenenamento e choque elétrico.
Tratamento imediato pode salvar vidas de possível vítima
O tratamento imediato pode ser a diferença entre a vida e a morte de quem passa por uma parada cardiorrespiratória. Por meio da massagem cardíaca, os médicos conseguem reanimar o coração do paciente.
O uso desfibrilador pode ser recomendado no procedimento. Após avaliação, pode ser recomendado o transplante de coração.
TRAJETÓRIA DA ATRIZ ELIZÂNGELA
Elizangela do Amaral Vergueiro nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 11 de dezembro de 1954. Sua carreira de atriz começou já aos 7 anos de idade, em comerciais ao vivo.
Entrou na Globo em 1966, e foi no canal em que participou de diversas novelas de destaque, como “Roque Santeiro” (1975), “Por Amor” (1997), “Senhora do Destino” (1994) e “Ti-Ti-Ti” (2010).
Seu último trabalho na televisão foi a novela “A Dona do Pedaço”, em 2019.
Em 2022, Elizângela foi cortada do elenco da novela “Travessia” por não ter se vacinado contra a Covid-19. No mesmo ano, declarou abertamente apoio à reeleição de Jair Messias Bolsonaro.
Em 2022, a atriz chegou a ser internada no Hospital Municipal José Rabello de Mello em 2022 em decorrência de sequelas da Covid-19 no sistema respiratório. A atriz era contrária à vacinação contra o coronavírus.
“Não sou cobaia. Sou a favor das vacinas, sempre tomei, mas neste momento não”, declarou a atriz sobre as vacinas.
Em 2020, chegou a comparar a vacinação com estupro em uma publicação nas redes sociais.
Atriz Elizangela morre aos 68 anos; famosos lamentam
Narjara Turetta, atriz (em depoimento exclusivo para a Quem)
“Fui buscá-la na casa dela com um amigo em Guapimirim, chegamos a nos perder e brincamos com isso. Fomos a um evento supergostoso, nossa, foi superdivertido. Assistimos à peça de um amigo meu, Diogo Bonfim, tiramos foto, nos divertimos. Há muito tempo que não a encontrava e ela estava felicíssima. Sem nenhum problema, reclamando de nada.”
Samuel de Assis, ator
“Meu Deus. Não creio! Que Oyá a conduza!”
Carla Marins, atriz
“Grande atriz e maravilhosa pessoa!”
Mc Fioti, cantor
“Que Deus a tenha.”
Ariadna Arantes, ex-BBB
“Eu gostava demais dela. Não adianta falar de negacionismo nesse momento. Que descanse em paz…”
Fátima Bernardes, apresentadora
“Que triste a notícia da morte prematura, aos 68 anos, da atriz Elizangela. Estivemos juntas algumas vezes no Encontro. A última, como registrado nessas fotos de 2019. Ela foi homenageada em um quadro do programa em que reencontrou uma prima querida. Elizangela é uma das minhas primeiras memórias televisivas quando, ainda adolescente, participava do programa do Capitão Furacão. Era emocionante para mim estar ao lado dela. Sempre com um sorriso bonito num rosto infantil. Meu carinho para família e os amigos.”
Lúcio Mauro Filho, ator
“A querida Elizangela partiu hoje para o outro plano. Sua estreia foi ainda criança, ao lado do meu pai no Essa Gente Inocente. Brilhou na primeira novela que assisti, Locomotivas e seu personagem virou um sinônimo de menina rica: Patricinha. Brilhou da infância até os dias de hoje, uma carreira marcada pela leveza e o talento. Meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores desta grande atriz. Bom descanso Elizangela!”
Solange Couto, atriz
“Tive a alegria de conhecer e trabalhar com a querida Elizangela. Hoje nos despedimos dela e tenho certeza que já está sendo recebida como filha amada pelo nosso Pai. Quero expressar meus sinceros sentimentos para toda família, fãs e amigos próximos, um abraço com carinho para todos.”
Gloria Perez, autora
“Amiga, inteligente, divertida, aquela atriz visceral, sonho de qualquer autor: vestia sem medo nem pudor a pele das personagens. Estou sem palavras.”
Jean Wylys, político
“Que tristeza me deu saber agora que Elizangela partiu… admirava-a como atriz e gostava dela como pessoa. Mesmo a divergência política durante a pandemia de Covid me fez gostar menos dela. Comigo, em todas as vezes em que estivemos juntos, ela sempre foi gentil, carinhosa e respeitosa. Apresentou-me Marcelle, sua filha, a quem também me afeiçoei. Desde que parti para o exílio, em 2018, não as vi mais pessoalmente. Hoje me veio esta triste notícia. Deixo meus pêsames a ela, Marcelle, aos demais familiares, aos amigos e aos fãs desde já.”
Renato Rabelo, ator
“Que triste notícia a partida da querida Elizangela. Uma grande atriz com sua simpatia e seu tremendo talento nos encantou com tantos personagens que pareciam de verdade! Vá em paz e muito obrigado!”
Paula Burlamaqui, atriz
“Partiu hoje Elizangela grande atriz que acompanho desde jovem seus trabalhos na TV. Muito triste. meus sentimentos à família e amigos.”
Beth Goulart, atriz
“Que tristeza.”
Alexandra Richter, atriz
“Meus sentimentos aos familiares , amigos e fãs de Elizangela. Grande atriz! Que os anjos do Senhor a recebam com muita luz e amor.”
Sylvia Massari, atriz
“Ela foi uma das primeiras entrevistadas no Canal da Maria Santa! Me emocionou, saindo do pé da serra sozinha e indo até minha casa! Fizemos teatro juntas, A Lua me Disse e outros trabalhos! Siga em paz minha amiga! Que Deus a ilumine…”
Marcelo Saback, ator
“Dia triste….que perda! Vá em paz, querida. Meus sentimentos à família , amigos e fãs.”
Miguel Falabella, ator e diretor
“Ela foi uma adorável mãe de miss em Aquele Beijo, a última novela que eu escrevi. Dona Íntima era deliciosamente interpretada por Elizangela, que nos deixou hoje. Esteve comigo no palco mais de uma vez e as cortinas se fecham sob aplausos. Descanse em paz, querida.”
Sophie Charlotte, atriz
“Obrigada Elizangela! Meus sentimentos aos familiares e amigos! Uma grande parceira de cena! Muito carinhosa! A cada cena uma descoberta, uma energia, uma alegria! Sou grata por esse encontro, que me ensinou tanto e segue eternizado no nosso meme!