É difícil achar alguém que goste de fazer faxina. A maioria das pessoas encara os afazeres domésticos como um mal necessário. Mas o pó precisa ser retirado dos móveis, o chão deve ser limpo e a casa, organizada. Veja, a seguir, algumas dicas que vão ajudar a otimizar o tempo gasto com a limpeza dos cômodos e a diminuir o sofrimento daqueles que se arrepiam só em ouvir a palavra faxina.
Para ajudar, a personal organizer (consultora de organização) Ana Afonso, do blog Ana Afonso Organizer, aconselha a dividir a casa em setores. A partir daí, ela recomenda o seguinte:
No banheiro
- Não deixe acumular espuma de sabonete e outros resíduos nas portas e paredes do box. Habitue-se a limpá-lo após o banho;
- Tenha sempre uma esponja ou pano de limpeza nesse cômodo. Passe um produto multiuso na pia e no vaso sanitário para remover manchas e evitar o aparecimento de mofo.
- Utilize uma escova pequena – pode ser uma escova de dentes velha – para remover resíduos na base das torneiras e dos registros. Use um pouco de bicarbonato de sódio para facilitar o processo.
Na cozinha
- Varra o chão antes de lavar ou passar um pano.
- Utilize produtos de limpeza em quantidade adequada e sem fazer misturas.
- Vinagre é um poderoso agente desengordurante. Use-o para limpar as peças do fogão, azulejos e vidros.
- Substitua as esponjas com frequência.
Na sala
- Aplique lustra-móveis em cômodas, rack e demais armários ou estantes de madeira. Ele evita que o pó se acumule e facilita a remoção da sujeira com o auxílio de uma flanela seca.
- Você também pode utilizar o produto para finalizar a limpeza externa em geladeiras e máquinas de lavar, pois ele impede que respingos de água se fixem nas peças.
Nos quartos
- Evite deixar as janelas abertas ao longo do dia. O pó e a poluição acabam sujando o piso e móveis. Abra somente para deixar circular o ar da casa.
- Arrume a cama logo que acordar.
Mofo
- Coloque pedaços de giz escolar ou um recipiente com bicarbonato de sódio dentro dos armários. Isso evita o aparecimento de mofo.
- Para remover mofo de paredes, faça uma solução de água sanitária com água (na proporção de meio copo para 2 litros de água) e esfregue com uma esponja no local. Passe um pano molhado para remover o resíduo e deixe secar.
Lavar a roupa
- Você pode utilizar OMO líquido Super Concentrado, que deixará suas roupas limpas com menos esforço. Com ele, não é preciso deixar as roupas de molho nem usar outro produto na lavagem, porque combina a ação de detergente em pó com a de tira-manchas. É só adicionar a quantidade equivalente a uma tampinha do produto à roupa na máquina, queOMO líquido Super Concentrado faz o resto. Essa poderosa tampinha rende a lavagem e a remoção de manchas perfeitas de uma máquina de até 6 quilas de roupas!
Convoque também seus filhos na hora da faxina. “As crianças podem ajudar a arrumar a cama, recolher o lixo do banheiro ou até mesmo retirar a roupa do varal”, sugere a consultora de organização. E que tal colocar uma música animada na hora dos afazeres domésticos? Espante a preguiça, siga as dicas e realize essa tarefa em menos tempo e com mais disposição.