Na medicina popular, ela é famosa pela capacidade de tratar problemas respiratórios, como:
- Pneumonia
- Dor na garganta
- Asma
- Alergia
E também combate hiperplasia prostática. Que planta é essa?
A urtiga, uma planta de grande riqueza medicinal. Os homens precisam saber que a urtiga desinflama a próstata e previne o câncer desse órgão. Engana-se quem pensa que para por aqui.
Para que serve
A urtiga possui várias propriedades medicinais antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-hipertensivas, diuréticas e anti-diabéticas, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico, por conter na sua composição flavonóides, polifenóis, vitaminas A, C e K, ácido fólico, e minerais como cálcio, potássio, ferro e magnésio, por exemplo.
As principais indicações da urtiga são:
- Artrite;
- Osteoartrite;
- Reumatismo;
- Pressão alta;
- Diabetes;
- Rinite;
- Tosse alérgica;
- Acne;
- Dermatite;
- Dor muscular;
- Inflamação nas gengivas;
- Anemia;
- Infecção urinária;
- Pedra nos rins.
Além disso, alguns estudos mostram que a raiz da urtiga pode ser usada para auxiliar no tratamento da próstata aumentada por reduzir a ação de enzimas responsáveis pela produção de testosterona, devido aos flavonóides na sua composição.
– Pele
Isso porque ela tem propriedades antibacterianas, nutritivas, adstringente, purificante e estimulante.
A urtiga também ajuda na produção de colágeno, o que é ótimo para a saúde da pele.
Como fazer o chá
INGREDIENTES
- 1 colher (sopa) das folhas secas
- 1 litro de água
MODO DE PREPARO
- Leve a água a ferver e deixe por aproximadamente quatro minutos, esperando pela ebulição (formação das bolhinhas) para retirar do fogo.
- Adicione as folhas e tampe a panela.
- O chá deve repousar por no mínimo dez minutos antes de poder ser consumido.
- Consuma três xícaras por dia.
- É recomendado adoçar com mel para facilitar a ingestão.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/
Óleo essencial de urtiga para a sua pele e cabelos
Pode ser que você não saiba, mas o óleo essencial de urtiga é usado em cosméticos voltados para o tratamento dos cabelos, como xampus e condicionadores, por promover o crescimento saudável dos fios.
Portanto, se você quiser optar por soluções naturais para manter uma cabeleira saudável, pode ir direto ao ponto. Indica-se que massagear o óleo essencial de urtiga diluído no couro cabeludo pode não só melhorar suas madeixas, mas também combater condições como a psoríase e a caspa.
Também há indicações de seu uso como óleo de massagem. Nesse caso, é útil para amenizar os sintomas desagradáveis das mordidas de insetos, eczemas e até da catapora.
Mas, atenção! Se for usar na pele ou nos cabelos, você deve dilui-lo bem em algum outro óleo carreador, como azeite de oliva ou óleo de coco. Isso evitará possíveis irritações pelas altas concentrações do óleo essencial de urtiga. O mesmo vale para outros óleos essenciais.
ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns da urtiga normalmente surgem quando a planta é consumida em quantidades maiores do que as recomendadas, e incluem dor de estômago, diarréia, prisão de ventre, alergias ou coceira na pele, ou aumento das contrações uterinas, no caso de mulheres, o que pode aumentar os sintomas de cólicas ou causar aborto.
Além disso, a urtiga pode reduzir muito a pressão arterial e dificultar o controle da pressão sanguínea em pessoas com hipertensão, ou reduzir muito os níveis de açúcar no sangue causando crise de hipoglicemia em diabéticos.
Quem não deve usar
A urtiga não deve ser usada por mulheres grávidas pois pode causar contrações uterinas e induzir o parto prematuro, causar o aborto ou malformações no bebê. Além disso, a urtiga também não deve ser usada durante a amamentação, pois não são conhecidos os efeitos tóxicos no bebê.
Essa planta também não é indicada para pessoas com problemas nos rins, como insuficiência renal, ou com problemas cardíacos como a insuficiência cardíaca, pois pode piorar os sintomas destas condições.
Veja Também: Com esta receita, você pode realmente dizer adeus a sinusite, constipações, catarro e rinite!
Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.
>>> LEIA MAIS: Selagem Caseira: Aprenda a Alisar seus Cabelos Naturalmente em Casa!
E aí, você gostou de conhece A planta da “eterna juventude”: nutre, regenera e devolve o colágeno à pele!tino!? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.