Há muitos e muitos anos, no tempo que os animais falavam, desde os primórdios da humanidade, arrumamos desculpas esfarrapadas para explicar coisas que não sabemos. Umas delas é o porque de nossas orelhas esquentarem.
Popularmente, significa que estão falando de você. Tem quem diga que quando é a esquerda, estão falando mal e quando é a direita, estão falando bem. Inclusive existe até uma cura para isso, pasmem, morder a alça do sutiã.
Mas a verdadeira explicação para este fenômeno não é nada tão complicado de se entender, Elisa Kiszewski Bau, professora de dermatologia da UFCS de Porto Alegre explica: Quando a orelha esquenta e fica quente – e você não tomou um tapa nela –, é por que os vasinhos dentro dela estão naturalmente se dilatando, permitindo maior passagem de sangue, por isso que ela fica vermelha e quente.
LEIA TAMBÉM
- 20 coisas que vão acontecer com seu corpo ao beber por 1 ano pela manhã água com limão
- Dieta do Sopão Mais você Ana Maria Braga
- Sobreviveu ao câncer – Receita caseira
Esta dilatação ocorre em qualquer lugar do corpo, mas nem sempre aparece. No caso das orelhas, elas ficam tão aparentes pois a pele é bastante fina. O estresse e o nervosismo está entre os motivos mais fortes para ficar com a orelha vermelha – as vezes por isso associamos as fofocas, afinal, isso irrita bastante -, remédios vaso dilatadores, álcool, febre e a enxaqueca também são causas da dilatação.
Viu? Não tem ninguém falando de você, pode limpar a sua consciência.
Via: super.abril.com.br