Quem! Espere um segundo! Então, você começou a ver essas traças correndo pelos cantos da sua casa? Bom, amigo, você tem um problema, e acredite em mim, você não quer esses hóspedes indesejados por perto.
O que é essa traça, também conhecida como peixinho-de-prata, você pergunta? É um bichinho esquivo, cujo nome científico é Lepisma Saccharina. Não deixe o apelido brilhante enganar você; esses amantes da umidade são mestres em esconde-esconde e adoram mastigar suas coisas. De papelão e papel a mofo e açúcar, se for orgânico, esses caras estão mandando ver.
Eles são grandes fãs da escuridão, com banheiros e cozinhas sendo seus lugares preferidos. E você sabe aqueles pequenos cantos e frestas nas suas paredes e móveis? Pois é, esse é o imóvel dos sonhos dessas traças. Quanto à aparência delas, imagine um centípede, mas mais fino e menor, medindo até 12 milímetros.
Mas aqui é onde fica um pouco assustador. Peixinho-de-prata são ápteros, super velozes e têm uma vida útil assustadoramente longa para um inseto – de dois a oito anos. Além disso, eles são campeões na reprodução rápida.
Como se livrar dessas traças?
Então, como você expulsa esses bichinhos? Primeiro, se você avistar uma traça, é hora de lançar a Operação Extermínio. A chave não é apenas esmagar os invasores, mas também tratar do que eles mais gostam – umidade. Rastreie esses pontos úmidos e resolva o problema. Verifique se há vazamentos e circulação de ar adequada. O uso de um desumidificador também é apropriado.
Deixe-me compartilhar algumas dicas comprovadas de extermínio. Primeiro, o álcool etílico funciona que é uma beleza. Pulverize-o em torno dos seus lugares preferidos. Ácido bórico nas juntas dos seus azulejos da cozinha ou do banheiro? Excelente. Ou experimente espalhar diatomita ou terra de diatomáceas, que vai desidratar essas pragas até que estejam empurrando margaridas.
Outras opções são a lixívia ou amônia diluída com água. Mas lembre-se, a ventilação é crucial. E opte por juntas de cimento em vez de silicone – esses comilões adoram o gosto do silicone.
Então, não deixe essas pestes transformarem sua casa em uma festa de traças. Fique de olho, seque seus pontos de encontro e bata neles com força se ousarem mostrar seus rostos cintilantes. Você consegue!
O que querem de você
- Os peixinhos-de-prata se alimentam de comidas guardadas em caixas como cereais, mas normalmente buscam qualquer tipo de comida, até pequenas migalhas;
- Eles também gostam de papel que tenha cola ou pasta grudados, como cantos de livros e manchas em tecidos;
- Os peixinhos-de-prata contaminam a comida que mastigam e mancham os objetos em que se escondem.
Por que representam um problema
- Os peixinhos-de-prata podem manchar objetos em que se escondem, como livros, papéis, papel de parede ou roupas guardadas;
- Objetos de valor como pinturas, livros antigos e documentos também podem ficar manchados ou estragados.
Dicas para limitar o acesso e evitar problemas no futuro
Siga estas dicas de limpeza para combater infestações de peixinhos-de-prata:
- Elimine alimentos expostos e umidade;
- Descarte caixas e jornais velhos onde eles costumam se esconder;
- Verifique papéis, cartões, livros e madeira que são trazidos para dentro de casa;
- Mantenha o chão da cozinha, banheiro, armários e balcões limpos;
- Se você encontrar os peixinhos-de-prata em seu porão, tente tornar o local menos úmido (se possível) e menos atraente para esses insetos.
Onde vivem
- Os peixinhos-de-prata vivem em locais úmidos e frescos, como porões e banheiros;
- Eles precisam de ambientes com bastante umidade;
- Eles também podem ser encontrados em estantes, prateleiras de armários e atrás de batentes, janelas e rodapés.
Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.
Por fim, Veja também: Como fazer limpa piso milagroso: mistura caseira para deixar sua casa brilhando