Preta Gil marcou presença na última segunda-feira (26) no ‘De Frente com Blogueirinha’. Durante sua entrevista, a artista recordou um momento tenso pelo qual passou e que gerou um ‘cancelamento’: uma gafe em relação a racismo. Na ocasião, ela ainda menciona como contou com Taís Araújo, atriz e sua amiga, para conseguir lidar com tudo.
Em resumo, tudo aconteceu em uma palestra com o tema de empoderamento da mulher negra, que aconteceu na Bahia. Na ocasião, Preta utilizou termos que são considerados racistas, sem saber: ‘denegrir’ e ‘mulata’. “Nem foi o primeiro, mas foi um cancelamento ao vivo. Rapidamente ele foi pra internet porque as pessoas que estavam no evento foram comentar: ‘que despreparo’. Ainda mais eu, que me chamo Preta!”, destaca.
Na sequência, ela conta como Taís Araújo a ajudou; “Liguei pra Taís Araújo, que é uma grande amiga minha, e falei, contei a história pra ela. Ela falou: ‘vou fazer um grupo de mulheres negras que podem te explicar mais sobre esses assuntos, e podem te acolher e também algumas de criticar. Vamos criar um grupo’”, relatou Preta.
O grupo criado e intitulado ‘Potências Negras’ existe até hoje, mas Taís Araújo já não faz mais parte. “A Tais não está mais no grupo! Eu não acreditei quando que apareceu assim, ‘Tais saiu do grupo’. Ela justificou na época, e ela tem toda a razão, o grupo era full time, 24 horas. A demanda do grupo foi ficando grande, hoje tem quase 3.000 pessoas. E hoje a Tia Má que é a grande [responsável]”.
Preta Gil retirou quatro órgãos em mega cirurgia de 12 horas
Na entrevista, a cantora falou sobre uma mega cirurgia realizada há cerca de dois meses. Neste procedimento, que durou longas 12 horas, Preta retirou, além do útero, outros órgãos.
“Passei por uma cirurgia há menos de dois meses, que foi muito grande. Eu tive que retirar meu útero, meu ovário, minhas trompas, meu apêndice… Tirei um monte de coisa em uma cirurgia de quase doze horas de duração. Mas me saí bem dela, me recuperei bem”, contou a cantora.
Preta disse, ainda, que apesar de a cura efetiva do câncer demorar por volta de 5 anos para se concretizar, devido ao processo relacionado ao tratamento, ela já se sente curada. “Se ficar tudo bem, só ao final desse tempo que eu vou poder gritar com aquela força ‘estou curada’. Eu me sinto curada, isso é o mais importante. Tenho uma energia vital em mim hoje em dia. Uma parte grande do tratamento foi muito bem-sucedida até agora. Os médicos que me acompanharam foram incríveis”, comemorou a cantora.
Além disso, a filha de Gilberto Gil também revelou que já aprendeu a lidar com o uso da bolsa de ileostomia. “Tô com essa bolsa, que eu tenho muita gratidão à ela hoje. Quando eu coloquei, fiquei muito de mal com ela. Eu odiava ela e hoje ela é minha melhor amiga. A ileostomia é um método que os médicos têm de salvar as vidas de muitos pacientes com câncer ou outras doenças gastrointestinais”, explicou a artista.
Na sequência, ela revelou que em breve deve se submeter à uma nova cirurgia, mas desta vez, para “ligar” seu intestino novamente, para que consiga voltar a evacuar. “Depois que eu fizer essa cirurgia, vou ter mais uns meses de reabilitação e depois eu vou passar por exames periódicos”, detalhou Preta sobre a atual fase de seu tratamento contra o câncer.