Uma inquietante profecia da “vidente” Baba Vanga pode se concretizar após o ataque terrorista do grupo extremista palestino Hamas, no último sábado (7/10), deixando centenas de mortos, e a resposta de Israel, que declarou guerra à milícia fundamentalista que controla a Faixa de Gaza.
Embora a violência tenha aumentado entre Israel e o Hamas desde 2007, a escala deste ataque é considerada por muitos como a mais ambiciosa levada a cabo pelo grupo extremista. É essa escala que faz as palavras de Baba Vanga soarem de forma tão assustadora e recuperarem terreno nas redes sociais.
A dita “médium” búlgara falecida em 1996 fez uma série de previsões. Entre elas, uma “grande guerra muçulmana com a Europa”, que, juntamente com os EUA, partilha visões de mundo semelhantes com as de Israel.
Seguidores de Baba Vanga, também conhecida como Vangelia Pandeva Dimitrova, afirmam que a idosa previu os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 contra os EUA (“Horror, horror! Os irmãos americanos cairão após serem atacados pelos pássaros de aço. Os lobos uivarão em um arbusto e sangue inocente jorrar”), a devastadora tsunami na Ásia em 2004 e o aquecimento global, entre outros eventos de repercussão internacional.
Na previsão sobre a “grande guerra muçulmana”, conforme relata o “Independent”, a búlgara previu a Europa invadida. A região seria, então, dominada por um califado muçulmano no ano de 2043.
“As previsões” de Baba Vanga são altamente discutíveis. Muitos acreditam que ela não as tenha feito ou que seguidores tenham interpretado as suas palavras livremente.