Se gosta de doce e perde a cabeça pelo bom e tradicional pudim, já deve saber que o segredo dessa sobremesa é o banho marina, que consiste em um cozimento lento, pelo vapor da água. Mas, se você não tem tempo a perder ou quer comer um docinho rápido, esse pudim de panela de pressão é a solução dos seus problemas.
À primeira vista, a ideia de fazer um pudim de panela de pressão pode ser um pouco estranha, a gente sabe, mas funciona bem.
Isso porque dentro da panela, o processo de cozimento, que levaria muitos minutos é acelerado, já que a pressão cria um ambiente parecido com uma estufa, e que ainda é capaz de preservar a consistência gelatinosa típica da sobremesa.
Como fazer pudim de panela de pressão?
Agora, se você se perguntando como é possível preparar esse pudim de panela de pressão, o processo todo é muito simples. Tudo que você tem a fazer é preparar sua receita preferida de pudim (aqui você confere uma versão light e uma versão simplificada do doce).
Depois, é só colocar em uma forma caramelizada que caiba dentro de sua panela de pressão, cobri-la com papel alumínio. Antes, claro, coloque água na panela o suficiente para cobrir a metade da forma e tampe tudo.
O pulo do gato
Após o cozimento, é só esperar esfriar e deixar gelar por duas horas, no mínimo. Quanto mais tempo seu pudim de panela de pressão ficar na geladeira, mais fácil vai ser de desenformar e mais bonito e consistente ele vai ficar.
E então, não achou uma ideia genial? Você já tinha usado esse método de cozinho de pudim? Não deixe de nos contar nos comentários!
Agora, falando em panela de pressão, você nem imagina outra maravilha que dá para fazer em casa, apenas usando essa panelinha de cozinhar feijão: Como fazer doce de leite de leite condensado na panela de pressão.