Você sabia que o câncer na tireoide é um dos tipos de câncer com maior taxa de cura quando diagnosticado precocemente? Neste post, vamos explorar tudo sobre o tratamento do câncer na tireoide, sucos que podem ajudar no tratamento e responder às principais perguntas sobre o tema. Continue lendo para descobrir informações valiosas que podem fazer a diferença na sua saúde ou na de alguém que você ama.
O que é o Câncer na Tireoide?
O câncer na tireoide é um tumor que se desenvolve na glândula tireoide, localizada na base do pescoço. Existem diferentes tipos de câncer de tireoide, sendo os mais comuns o carcinoma papilífero e o carcinoma folicularTipos de câncer na tireoide
Para que você possa entender melhor os sintomas de câncer de tireoide, conheça primeiro seus tipos.
- Carcinoma papilar: Segundo a Sociedade Americana do Câncer, 80% dos cânceres de tireoide são desse tipo. Normalmente se desenvolve lentamente e em um lobo da glândula, mas pode ocorrer em ambos os lados. Ainda devagar, ele pode se espalhar pelos nódulos linfáticos do pescoço;
- Carcinoma folicular: Corresponde a 10% dos cânceres diagnosticados. Via de regra, não se espalha para os gânglios linfáticos como o anterior, mas pode chegar a outros órgãos, como os pulmões ou ossos;
- Carcinoma de células de Hürthle: também conhecido como carcinoma de células Oxífilas, corresponde a um total de 3% dos registros. É mais difícil de ser diagnosticado e tratado;
- Carcinoma medular esporádico: os carcinomas chamados de medular representam 4% de todos os cânceres de tireoide diagnosticados. Desses, o esporádico soma 80% deles, afeta um lobo da glândula e afeta majoritariamente adultos.
- Carcinoma medular hereditário: tem seus registros na infância ou no começo da idade adulta. Os pacientes geralmente apresentam a doença em diversas áreas de ambos os lobos;
- Anaplástico (indiferenciado): é o mais raro entre os tipos e tem esse nome pelo fato de que as células cancerígenas não se parecem com as células normais da tireoide, quando observadas microscopicamente. Ele invade rapidamente o pescoço e frequentemente se espalha para outros órgãos.
8 Sintomas de câncer na tireoide
A estimativa do Instituto do Câncer (INCA) era que, em 2018, fossem diagnosticados 9.610 novos casos desse câncer no Brasil, sendo 8.040 deles, em mulheres. Acompanhe os sintomas e fique atento aos sinais que seu corpo dá.
1. Dor nos ouvidos
Um dos sintomas de câncer na tireoide é uma constante dor nos ouvidos, sem aquecimento do local ou inflamação aparente.
2. Dores no pescoço
Dores no pescoço também são indicadores de que algo está errado. Ela fica normalmente na altura da tireoide, com um incômodo constante, mas suportável.
3. Dor na garganta
Dores na garganta, como se fossem fruto de gripe ou resfriado, porém sem nenhuma inflamação ou causa aparente, deve ser motivo de investigação.
4. Rouquidão
Mudanças na fala, com maior tendência à rouquidão, sem lesão nas cordas vocais ou desgaste visível, podem sinalizar problemas na tireoide.
5. Dificuldade para engolir alimentos
Da mesma forma, mesmo que não esteja inflamada, a garganta pode apresentar sintomas de dor, principalmente ao deglutir.
6. Problemas de fala
Há chances também de se ficar afônico por alguns dias ou até mais tempo, dada a localização do tumor.
7. Inflamação do pescoço
O inchaço local, associado ao tamanho do tumor, pode gerar uma protuberância na região, similar a um pomo de Adão.
8. Tosses sem causas aparentes
Tosse seca, dolorida e repetitiva podem também ser sinais de que há algo de errado na tireoide.
Outros sintomas que também podem ser percebidos em casos de câncer de tireoide são:
- inchaço no pescoço;
- mudança do padrão de crescimento de um nódulo já em seguimento
- tosse constante;
- problemas para respirar.
O que fazer e que médico consultar
- O primeiro passo é procurar um médico endocrinologista e dizer quais são os sintomas e suas suspeitas. Ele irá te examinar e solicitar exames. O acompanhamento com esse médico é fundamental para a saúde, mas se não tiver certeza que o problema é nas glândulas, visite um clínico geral.
- O diagnóstico vai ser feito, inicialmente, com um histórico do paciente e um exame físico. A seguir, pode ser solicitado uma ultrassonografia do pescoço. De acordo com os resultados encontrados, o próximo passo pode ser uma punção aspirativa, pela qual é feita o diagnóstico final do câncer.
- Se o diagnóstico de câncer for confirmado, normalmente é recomendada uma cirurgia para retirada da glândula total ou parcialmente. Outros passos serão recomendados pelo médico de acordo com o estágio e características do tumor.
Métodos de diagnóstico do câncer de tireoide
A suspeita diagnóstica de câncer de tireoide pode ser obtida por meio do exame clínico do paciente. O relato de possíveis sintomas, bem como a palpação da glândula, ajudam o Cirurgião de Cabeça e Pescoço a ter algumas suspeitas e solicitar exames complementares para obter um diagnóstico preciso.
O especialista poderá solicitar uma ultrassonografia da glândula tireoide para obter imagens do nódulo. Quando indicado, também é possível solicitar outros exames para prosseguir a investigação, principalmente no sentido de determinar as características das células que compõem o nódulo, o que chamamos de avaliação citológica, que é adquirida através da punção aspirativa por agulha fina (PAAF).
A biópsia é um método de diagnóstico muito efetivo porque apresenta diversas características do tumor, indicando o tipo de câncer que se desenvolveu. Afinal, existem diferentes tipos de câncer de tireoide, sendo os mais conhecidos os carcinomas papilíferos, foliculares, medulares ou anaplásicos.
Os dois primeiros são os tipos mais comuns e que apresentam um grau de agressividade menor. Já o medular e o anaplásico são mais agressivos e oferecem um risco maior para a vida do paciente, embora sejam formas mais raras da doença.
Caso você perceba alterações na região do pescoço e sintomas semelhantes aos que descrevemos aqui, consulte imediatamente um Cirurgião de Cabeça e Pescoço.
Tratamento do Câncer na Tireoide
Cirurgia
A cirurgia é o tratamento mais comum e envolve a remoção parcial ou total da glândula tireoide2.
Iodoterapia
Após a cirurgia, a iodoterapia pode ser recomendada para eliminar qualquer célula cancerígena remanescente2.
Hormonioterapia
A hormonioterapia é utilizada para substituir os hormônios que a tireoide não pode mais produzir após a cirurgia2.
Radioterapia e Quimioterapia
Em casos mais avançados, a radioterapia e a quimioterapia podem ser necessárias2.
Sucos que Ajudam no Tratamento
Suco de Cenoura com Gengibre
Ingredientes:
- 2 cenouras
- 1 pedaço de gengibre
- 1 maçã
- Água
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe. Este suco é rico em antioxidantes que ajudam a combater as células cancerígenas.
Suco Verde
Ingredientes:
- 1 folha de couve
- 1 maçã
- Suco de 1 limão
- Água
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba sem coar. A couve é rica em clorofila, que ajuda na desintoxicação do organismo.
Suco de Beterraba com Laranja
Ingredientes:
- 1 beterraba
- Suco de 2 laranjas
- Água
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe. A beterraba é rica em nitratos, que melhoram a circulação sanguínea.
Principais Perguntas (FAQ)
O que causa o câncer na tireoide?
As causas exatas ainda são desconhecidas, mas fatores como exposição à radiação e histórico familiar podem aumentar o risco1.
O câncer na tireoide é hereditário?
Em alguns casos, sim. Certos tipos de câncer de tireoide podem ser hereditários1.
Quais são as chances de cura?
As chances de cura são altas, especialmente quando o câncer é diagnosticado precocemente1.
É possível prevenir o câncer na tireoide?
Não há uma forma garantida de prevenção, mas evitar a exposição desnecessária à radiação pode reduzir o risco
ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI
>>> LEIA MAIS: Selagem Caseira: Aprenda a Alisar seus Cabelos Naturalmente em Casa!
Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.
E aí, você gostou de conhecer os O corpo vai avisar as mulheres antes de um derrame: 9 sinais de alerta que você jamais deve ignorar!? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.