Receita de soro caseiro
O soro caseiro é feito misturando 1 litro de água, 3,5g sal e 20g de açúcar e serve para combater a desidratação causada por vômitos ou diarreia, e pode ser usado até mesmo por bebês e animais domésticos.
No entanto, o soro caseiro não deve ser dado a bebês que ainda mamam exclusivamente no peito, neste caso o mais indicado é continuar dando somente o peito para manter o bebê hidratado.
Misturar todos os ingredientes e beber pequenos goles várias vezes ao dia, de preferência na mesma proporção de líquidos perdidos através do vômito ou da diarreia. Ao provar o soro caseiro, este não deve ser mais salgado que uma lágrima, por exemplo.
A durabilidade desse soro caseiro é de, no máximo, 24 horas e se for necessário tomar o soro por mais dias, deve ser preparada uma nova receita
Como fazer o soro caseiro
Existem 2 formas diferentes de preparar o soro caseiro e ao prepará-lo deve-se ter muito cuidado e seguir rigorosamente uma das receitas que indicamos abaixo, porque um erro na preparação pode causar convulsões nas crianças desidratadas.
Receita de soro caseiro usando colher de sopa
- 1 litro de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada
- 1 colher de sopa bem cheia de açúcar ou 2 colheres rasas de açúcar (20 g)
- 1 colher de café de sal (3,5 g)
Receita para 1 copo de 200 ml de soro caseiro
- 2 medidas rasas de açúcar, do lado maior da colher padrão
- 1 medida rasa de sal, do lado menor da colher padrão
- 1 copo (200 ml) de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada
-
Preparando o soro caseiro com a colher que se tem em casa (comum)
Caso não tenha a colher padrão, uma balança ou não quer fazer com as próprias mãos, pode-se usar colher comum que você tem em casa, observando o tamanho da colher:
- 1 colher (sopa) rasa de açúcar
- 1 colher (café) rasa de sal
- 1 copo (200 ml) água filtrada/fervida
Lembrando sempre que o melhor é sempre ter em casa a colher-medida. Pegue a sua no posto de saúde perto de sua casa ou nas paróquias.
Atenção
O soro deve ser ministrado apenas para prevenir a desidratação ou quando ocorrerem os sintomas iniciais. Em casos mais graves o paciente deve ser encaminhado imediatamente a um médico.