Uma boa forma de eliminar o inchaço dos tornozelos e dos pés é tomar um chá diurético, que ajude a combater a retenção de líquidos é uma boa ajuda para melhorar o retorno venoso e diminuir o inchaço, a dor e o desconforto dos pés.
Para ajudar a tratar problema de forma natural, simples e segura, você pode apostar em algumas receitas caseiras. Veja:
1. Banho de hortelã
- Meia xícara de folhas de hortelã
- 4 xícaras de água
MODO DE PREPARO
- Coloque as folhas de hortelã numa panela com água e leve ao fogo por dez minutos.
- Feito isso, retire e deixe esfriar também por dez minutos.
- Despeje o preparo numa bacia e coloque seus pés nele por 30 minutos.
3. Banho de sal de Epsom/sal amargo
- Basta adicionar um punhado de sal de Epsom/sal amargo num balde de água, o suficiente para cobrir seus tornozelos.
- Deixe mergulhe seus pés e fique por pelo menos 20 minutos.
- O sal de Epsom/sal amargo vende-se em farmácias.
3. Chá de cavalinha
- Coloque 1 colher (sopa) de cavalinha (uma planta medicinal que vende em lojas de produtos naturais) em 1 litro de água fervida e deixe repousar.
- Beba quatro xícaras, diariamente, durante 15 dias.
- Se quiser tomar por mais 15 dias, pause por uma semana.
4. Chás para desinchar os pés
Os melhores chás para ajudar a desinchar as pernas, tornozelos e pés são os diuréticos, que podem ser preparados da seguinte forma:
Ingredientes
- 1 litro de água;
- 4 colheres (de sopa) de uma das seguintes plantas: hibisco, cavalinha, alcachofra, chá verde ou dente de leão;
- 1 limão espremido.
Modo de preparo
Ferver a água e depois adicionar a erva escolhida ou misturar as ervas que desejar, tapar e deixar repousar por, pelo menos, 10 minutos, para que as propriedades medicinais destas ervas passem para a água. A seguir, ainda morno, deve-se coar, adicionar o limão e ir tomando ao longo do dia. Estes chás podem ser tomados mornos ou frios, mas preferencialmente, sem açúcar.
Algumas destas plantas não devem ser usadas na gravidez, por isso, antes de tomar o chá, a gestante deve confirmar com o médico quais os chás que são seguros na gravidez.
5- Escalda-pés com sal amargo
O sal amargo é um ótimo remédio caseiro para pés inchados, porque auxilia o retorno do sangue ao coração, diminuindo o inchaço dos pés e dos tornozelos.
Ingredientes
- Meia xícara de sal amargo;
- 3 litros de água.
Modo de preparo
Para preparar, basta colocar numa bacia o sal amargo e aproximadamente 3 litros de água morna e deixar os pés mergulhados durante cerca de 3 a 5 minutos.
Além disso, também se pode colocar bolinhas de gude dentro da bacia e deslizar os pés sobre elas, durante esse período, porque faz uma suave massagem na planta dos pés, sendo muito relaxante. Para finalizar, deve-se lavar os pés com água fria, porque essa diferença de temperatura também ajuda a desinchar.
Para complementar estes tratamentos caseiros, deve-se beber cerca de 2 litros de água por dia, evitar ficar muito tempo de pé ou sentado, praticar exercício físico regularmente e elevar as pernas à noite, de forma a facilitar o retorno do sangue para o coração e a eliminar o excesso de líquidos.
6- Banho de contraste para desinchar os pés
Uma outra forma muito eficiente de desinchar os tornozelos e pés é deixar os pés de ‘molho’ numa bacia com água quente por 3 minutos e depois deixar na água fria por 1 minuto.
Por fim, Veja também: Como fazer limpa piso milagroso: mistura caseira para deixar sua casa brilhando
E aí, você gostou de conhecer estes Remédios caseiros para combater o cansaço e desinchar pés e pernas? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.
Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.