O problema afeta a maioria das mulheres desde a adolescência, e parece ser mais frequente nas pessoas de pele clara. Alguns homens também podem apresentar celulite e sobrepeso, mas é mais raro.
A obesidade, o sedentarismo, estresse, uma dieta inadequada, predisposição genética e questões hormonais parecem ter bastante influência sobre o surgimento da celulite.
Mas o excesso de gordura no corpo não é a única causa do problema, já que mulheres magras também tendem a apresentar os “furinhos” na pele, ainda que em menor quantidade. As regiões do corpo em que a celulite aparece são, geralmente, os glúteos, coxas, quadris, batata da perna, braços e barriga. Mas também podem aparecer nos seios, costas e até na nuca.
LEIA TAMBÉM
- Dieta do mamão: Emagrece e limpa o intestino em 5 dias
- Saiba como fazer a água dos milagres da forma mais fácil e como eliminar o flúor da água
- Creme caseiro que elimina acne e remove cicatrizes
Quais são as causas da celulite?
Como explicado acima, não existe uma única teoria que explique a causa da celulite. Alguns especialistas afirmam que o acúmulo de gordura faz as células incharem, pressionando os vasos sanguíneos e linfáticos, causando um inchaço, ou edema.
Para diminuir o edema, o organismo enviaria fibras de colágeno que se prendem à pele e a repuxam, causando as ondulações que percebemos como furinhos na superfície cutânea.
Benefícios do alecrim
Muito usado em pratos salgados, o alecrim é uma erva versátil com propriedades estimulantes para o sistema nervoso, circulatório e linfático. Conheça alguns de seus benefícios:
— O alecrim é rico em vitaminas, como a B6, B2, A e C. Também possui ferro, cálcio, magnésio e antioxidantes. Por tudo isso, é muito usado em cosméticos e tratamentos de beleza.
— Digestivo, também auxilia o corpo na absorção da glicose do sangue.
— Anti-inflamatório, pode ser usado para dores musculares e articulares, como no caso da tendinite.
— Também é usado para combater a estafa mental, por fazer bem ao sistema nervoso.
— Estimulante do sistema circulatório, usado para purificar o fígado.
Como preparar álcool de alecrim em casa?
Antes de passarmos para você a receita do álcool de alecrim, é bom lembrar que seu uso deve ser apenas tópico, ou seja, o álcool de alecrim não deve ser ingerido ou aplicado sobre mucosas, como a boca, olhos ou genitais.
Ingredientes
1 punhado de alecrim fresco, com folhas e flores
150 ml de álcool a 70º
1 frasco de vidro
Preparo
— Coloque os ramos frescos de alecrim no frasco de vidro, em pedaços ou inteiros.
— Cubra-os com o álcool a 70°, que pode ser encontrado em farmácias.
— Feche bem o frasco e deixe-o descansar em um lugar escuro e seco por, no mínimo, 15 dias. Algumas pessoas gostam de um extrato mais forte, por isso, deixam as ervas descansarem 40 dias no álcool. Mas duas semanas já é um bom período.
— Após esse tempo, use um pano limpo ou coador para filtrar o álcool de alecrim. Pronto, ele já pode ser usado.
Como aplicar o álcool de alecrim sobre a pele
Antes de realizar este tratamento, limpe e esfolie a pele afetada pela celulite. Aplique o álcool usando bolinhas de algodão.
Massageie a pele de baixo para cima, até a completa absorção do álcool de alecrim. Se estiver massageando as coxas, por exemplo, comece dos joelhos e suba até os quadris.
Dedique uma atenção especial à parte posterior das pernas, bem abaixo das nádegas, pois nessa área, a celulite tende a ser muito intensa na maioria das mulheres.
Deixe o produto agir por cerca de dez minutos, enxágue bem com água fria e finalize o tratamento com um creme firmador.
Outras maneiras de combater a celulite
Como para vários outros problemas de saúde, a celulite pode ser combatida com a perda do excesso de peso, a prática regular de exercícios físicos e a adoção de uma dieta saudável.
Apesar das pessoas magras apresentarem celulite, por ser um problema relacionado à gordura corporal, seu acúmulo aumenta demais os sintomas. Aobesidade pode agravar a celulite até provocar dor na região afetada.