Receitas caseiras para acabar com pragas urbanas, como baratas, formigas e pernilongos. Os ingredientes são simples e não oferecem risco aos animais de estimação.Veja as receitas abaixo:
Limão e cravos
- 1 limão dividido ao meio
- 50 cravos da índia
- O que fazer: colocar os cravos no limão e distribui-los pelo ambiente
- Repele: moscas, mosquitos e formigas
Casca de limão e laranja
- cascas de limão cortadas em forma de retângulo (2 x 4cm)
- aparelho repelente elétrico
- O que fazer: colocar uma casca de limão ou laranja no lugar do refil do aparelho elétrico e trocar toda noite
- Repele: mosquitos
Cravo em álcool
1/2 litro de álcool
20g de cravos
O que fazer: misturar e deixar por 4 dias. Mexer 2 vezes ao dia. Depois embeber um pano limpo com a solução e passar onde formigas passam
Repele: formigas
Bicarbonato com açúcar
bicarbonato de sódio
açúcar
O que fazer: misturar em partes iguais e colocar em tampinhas e distribuir pela casa
Repele: baratas
Folhas de louro secas
O que fazer: colocar algumas folhas de louro nas gavetas da casa
Repele: baratas, traças e formigas
Óleo de lavanda com água
20 gotas de lavanda
500ml de água
borrifador
O que fazer: misturar e borrifar na soleira da porta e ao redor da janela de manhã e à noite
Repele: baratas
Óleo de alecrim em algodão
vidro de óleo de alecrim
chumaço de algodão
O que fazer: colocar nos cantos da casa trocando a cada 2 dias
Repele: baratas
Detergente com água
Detergente com água
água
seringa
silicone
O que fazer: misturar o detergente e a água em partes iguais. Injetar em frestas e orifícios.
Repele: formigas
Talco nas tomadas
talco
vidro para ketchup
O que fazer: colocar o talco dentro do frasco e tampá-lo. Jogar na tomadas.
Repele: formigas e baratas
Vinagre e água
vinagre branco
água
borrifador
O que fazer: em um frasco de borrifador, coloque partes iguais de água e vinagre. Misture bem e aplique em um pano que vai limpar as superfícies como estantes, cantos de paredes, dentro de gavetas.
Repele: traças
- se aproximam.
Receita para afastar moscas
Veja como afastar moscas, coloque um galho de manjericão junto às frutas da semana para repelir moscas e outros pequenos insetos que vêm atrás das frutas.
Como montar uma armadilha para capturar moscas domésticas?
- Pegue uma embalagem descartável pequena, dessas de margarina ou manteiga e encha até a metade com água e detergente.
- Cubra as embalagens com filme plástico, papel alumínio ou papel.
- Faça um furo no meio desta “tampa”.
- Besunte sob a tampa mel, geleia ou melado que atraia as moscas. Elas vão entrar pelo buraco e o sabão vai reagir no calor e elas morrem ao entrar em contato com o ambiente.
- Você pode colocar essa armadilha próximo da churrasqueira por exemplo e as moscas não serão vistas do lado de fora e os ingredientes são todos aqueles usados comumente na cozinha.
Mais uma receita de armadilha para moscas
- Pegue uma embalagem descartável usada e coloque ¼ de x de vinagre com ¼ de açúcar e complete com água até a metade do recipiente.
- Faça dois furos na tampa.
- As moscas mergulham nesse caldo e lá ficam.
Essa armadilha também é boa para ser colocada em pontos onde estão aparecendo muitas moscas naquele dia. É uma receita simples e de uso diário para ser refeita no dia seguinte.
Receita de armadilha fácil de ser fabricada para afastar mosquitos:
- Pegue uma garrafa plástica de 2 litros (refrigerante ou água).
- Corte abaixo do gargalo.
- Dentro da garrafa coloque uma mistura de água quente com açúcar. Assim que amornar, coloque 2 gramas de fermento granulado (o fermento granulado é aquele vendido em saquinhos de papel).
- Cubra a lateral da garrafa com cartolina preta ou papel adesivo preto.
- Vire a tampa ao contrário e encaixe na abertura de tal forma que não deixe passar ar pelas laterais.
- Coloque a armadilha no chão em cantos da casa, embaixo da cama, atrás de armários, locais escuros onde os mosquitos se escondem.
- Renove o fermento toda a semana.
- A armadilha funciona e captura muitos mosquitos.
A “mosquiteca” inventada por biólogos da Fiocruz para o controle de mosquitos
- Pegue uma garrafa PET de 1,5 litros ou mais.
- Corte a parte superior para fazer uma espécie de funil.
- Corte cerca de 10 cm da PET, parte da base da garrafa.
- Lixe a parte interna do pedaço similar a um funil (pode ser utilizada uma lixa para madeira granulação 60, 100 ou 1120. O objetivo é deixar a superfície interna bem áspera em toda a sua extensão.
- Utilizando o “anel” parte da tampa da própria garrafa, faça um fechamento com um pedacinho de tela dobrado, (não serve o tule de véu de noiva, pois o buraco é grande o suficiente para que o mosquito passe).
- Coloque cinco grãos de arroz, ou de alpiste amassados, ou ainda ração para gatos dentro da parte interior da garrafa.
- Sele as duas partes com fita isolante.
- Está pronta a armadilha para a fêmea do mosquito transmissor da dengue.
- Encha com água limpa até cerca de 3 cm da borda do funil. Complete a água à medida que a mesma for evaporando.
- Coloque a armadilha no quintal ou onde ficam os mosquitos. É necessário ser um local sombreado, pois as fêmeas do mosquito não gostam de sol.
- A fêmea do mosquito verifica onde está havendo evaporação da água para colocar os seus ovos.
- É necessário lixar o funil por que a superfície fica corrugada e com isso a água sobe por capilaridade, aumentando a taxa de evaporação atraindo mais facilmente a fêmea do mosquito “Aedes aegypti”.
- A fêmea só põe ovos onde ela identifica que a água possui alimento para as larvas. Até os mosquitos têm instinto materno, por isso, é necessário colocar os grãos de arroz e alpiste.
- Os ovos descerão pelos buracos da tela e ficarão na parte inferior do recipiente a tela, serve de elemento de ligação entre as duas partes e não permite que as larvas passem para a parte superior do recipiente. A presença da barreira de tela é muito importante, se ela estiver rasgada/destruída ao invés de uma armadilha para o mosquito você estará fornecendo um criadouro para o mosquito.
- Periodicamente esvazie a parte inferior e mate as larvas com cloro. Verifique se está tudo ok, com a tela e encha novamente a armadilha com água. Verifique a sua armadilha todos os dias.
- O mosquito adulto vive de 30 a 35 dias, e as fêmeas põem ovos de quatro a seis vezes, nesse período. Em cada vez, ela põe cerca de 100 ovos, sempre em locais com água limpa e parada. Se não encontrar recipientes apropriados para depositar seus ovos, a fêmea do mosquito pode voar distâncias de até três quilômetros até localizar um ponto que considere ideal. A temporada de chuva, complica as coisas: um ovo de Aedes aegypti pode sobreviver até 450 dias – um ano e dois meses – mesmo que o local em que ele foi depositado fique seco. Se esse local receber água novamente (quando há uma chuvarada, por exemplo), o ovo volta a ficar ativo, podendo se transformar em larva e depois em pupa, e atinge a fase adulta num prazo curtíssimo, de dois a três dias.
ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI
Receita para espantar pulgas
Uma receita simples e eficiente para controlar pulgas:
- Limão e frutas cítricas são repelentes naturais de pulgas. Derrame uma xícara de água fervente sobre um limão fatiado.
- Deixe a mistura ficar toda a noite e passe com esponja no cachorro para matar as pulgas na hora.
Erva de gato: uma planta altamente eficaz para afastar insetos
- A chamada erva de gato (Catnip) tem sido pesquisada com relação ao seu poder repelente para mosquitos e baratas. Pesquisadores da Universidade de Iowa demonstraram essa ação repelente. Descobriram também que o óleo essencial isolado desta planta (nepetalactone) pode ser 10 vezes mais eficiente do que a substância atualmente em uso como repelente e muito menos tóxico.
- A semente de erva de gato não é muito facilmente encontrada mais existe no Brasil e a planta resultante de sua germinação é um pequeno arbusto, perene, que pode ser plantado ao redor da casa, em varandas de apartamentos e outros locais onde se deseja uma proteção contra esses hóspedes indesejáveis.
- Para aqueles que apreciam ter gatos em casa, esta erva exerce um poder de atração muito grande sobre esses felinos, acalmando-os inclusive.
- Em caso de grande ocorrência de pragas dentro das residências e para controle em comércio e instituições, o mais indicado é procurar um serviço profissional em empresas que possuem alvará sanitário. Estas empresas possuem conhecimento técnico e vão adotar os cuidados necessários para evitar intoxicações e contaminações ambientais.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais
Por fim, Veja também: Como fazer limpa piso milagroso: mistura caseira para deixar sua casa brilhando
Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.