Vamos falar agora de uma das mais poderosas plantas medicinais. Que planta é essa? É a tanchagem. Esta planta é muito especial. Ela limpa o sangue e os pulmões.
O chá de suas folhas serve como cicatrizante; combate diarreia, problemas gastrointestinais e dores de dentes; desinflama os gânglios; faz parar o catarro dos brônquios e desinflama boca e garganta.
É também excelente apoio para quem quer parar de fumar. As folhas limpas e escaldadas em água fervente aplicadas sobre feridas ou úlceras são cicatrizantes e servem também contra lepra, mordida de cão e queimaduras.
O chá morno também serve para banho de assento em caso de leucorreia. As folhas como emplastro curam feridas, fístulas e hemorroidas.
A infusão de folhas serve para estancar hemorragias nasais, em caso de retenção de líquidos e para eliminar a tosse e as mucosidades. As folhas e espigas tomadas em cozimento são excelentes para curar algumas afecções hepáticas e estomacais.
É uma planta com forte ação anti-inflamatória.
- Usa-se toda a parte aérea da planta, ou seja, as folhas e o pedúnculo.
- Basta esmagar e colocar em água fervente duas colheres de sopa em um litro de água e esperar esfriar.
- Coe e está pronto.
Lave muito bem antes em água corrente, pois a tanchagem é muito rasteira e acumula terra e areia com facilidade. É um excelente cicatrizante. Para aftas, este chá em bochechos é um grande remédio. Há relatos de cura de ferida no útero e de HPV.
Nesse caso, tomar o chá de tanchagem com chá de alfavaca durante quatro meses e a cada duas semanas fazer ducha vaginal com o chá de morno para frio.
Esta receita também serve para câncer de colo de útero.
Um resumo das indicações terapêuticas da tanchagem – ela trata:
- – Asma e afecções das vias respiratórias, da boca e garganta
- – infecções
- – gota, excesso de ácido úrico no sangue
- – úlcera gástrica
- – inflamações nos ouvidos, nos olhos, nas gengivas, na garganta, nas amígdalas, na faringe, no estômago, nos intestinos, nos rins e na bexiga
- – gripes
- – sinusite
- – apendicite
- – conjuntivite
- – hemorroidas
- – problemas urinários
- – Diarreia, cólica infantil
- – feridas.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/
5 plantas boas para os pulmões
O tomilho
O tomilho, quer se trate do tomilho “vulgar”, quer do serpilho, é uma das peças chave da farmacopeia tradicional europeia. E é assim desde a antiguidade, quando os romanos lhe atribuíam inúmeras virtudes, como à maior parte das ervas aromáticas, aliás.
Rico em timol e em flavonóides, o tomilho é reputado por ser antisséptico e antifúngico (1).
Tradicionalmente, são-lhe atribuídas inúmeras virtudes para a saúde respiratória; permitiria, nomeadamente, aliviar os ataques violentos de tosse, tratar as dores de garganta, facilitar a expetoração, desintoxicando assim os pulmões e propiciando a respiração no caso dos asmáticos e dos alérgicos. Pode ser consumido na forma de infusão.
A picea
Prima do abeto, com o qual é frequentemente confundida, a picea é frequentemente utilizada como árvore de Natal nas nossas casas.
Na picea, são especialmente os compostos designados terpenos que interessam aos naturopatas e fitoterapeutas. Estes metabolitos teriam de facto propriedades antissépticas e expectorantes, e ajudariam a fluidificar eficazmente o muco pulmonar
Todos os primos da picea podem, aliás, ser utilizados em fitoterapia para utilizações semelhantes: pinheiro silvestre, abeto, pinheiro-de-alepo e, sobretudo o excelente pinheiro-marítimo.
O chá verde
As folhas de chá verde gozam igualmente de uma excelente reputação. Para começar, são ricas em catequinas, flavonóides antioxidantes. Um dos seus compostos, o galato de epigalocatequina (EGCG), ajudaria mais precisamente a atenuar as lesões pulmonares
O suplemento nutricional Lung Detox contém extrato de folhas de chá verde associado a extrato de casca de pinheiro-marítimo e vários outros compostos benéficos, como o super antioxidante quercetina ou a N-acetilcisteína (NAC), conhecida por ajudar a proteger e a limpar o órgão respiratório. Este suplemento foi concebido especificamente para facilitar a respiração e a desintoxicação dos pulmões.
O eucalipto
Árvore de grande porte originária da Austrália, o eucalipto contém um ingrediente ativo chamado eucaliptol, utilizado na farmacopeia tradicional para tratar os problemas respiratórios.
O eucaliptol (4) teria, assim, graças aos seus óleos essenciais voláteis, um efeito na fluidez do muco pulmonar, propiciando o funcionamento correto dos brônquios. É por isso que é tradicionalmente utilizado em infusão ou por inalação.
O gengibre
Por fim, terminamos esta lista de plantas boas para os pulmões com o gengibre, a raiz “mágica” reputada pelas suas inúmeras utilizações em fitoterapia. E isso, graças a um dos seus ingredientes ativos mais potentes: o gingerol (5).
Antioxidante potente, o gengibre propiciaria fortemente a limpeza e o fortalecimento dos pulmões (opte, por exemplo, pelo suplemento alimentar Super Gingerols)
Você encontra a tanchagem em boas lojas de produtos naturais ou em casas de ervas medicinais. Pessoas que não devem tomar o chá de tanchagem: grávidas, lactantes (mulheres que estão amamentando) e cardíacos.
Veja também: Como deixar seu cabelo mais comprido e grosso em 30 dias
ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI
Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.
E aí, você gostou de conhecer esta Esta é uma das mais poderosas plantas que cura todo o tipo de inflamação e limpa os pulmões? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.