A melancia é um alimento extraordinário, mas é preciso ter cuidado na hora de comê-la.
Os sintomas da infecção por Salmonella, também conhecida como salmonelose, são semelhantes a qualquer outra gastroenterite, incluindo vômitos, diarreia forte e febre. Por isso, a única forma de saber que os sintomas são devido à infecção pela bactéria é por meio de exames laboratoriais, em que é feito o isolamento da bactéria no vômito, fezes ou no alimento que foi consumido.
A infecção intestinal causada pela Salmonella é forte e perigosa, pois pode se espalhar para outros órgãos. Por isso, é sempre recomendado ir ao hospital ou consultar um clínico geral em caso de suspeita.
Anos atrás, um surto de salmonela nos Estados Unidos matou mais de 60 pessoas. As vítimas se contaminaram comendo melancia. O surto estava ligado ao consumo daquelas melancias que são vendidas já partidas.
Geralmente as pessoas compram assim no mercado ou na feira, por causa da praticidade.
Mas é preciso ter muito cuidado! Observe o aspecto da melancia, se existem muitas rachaduras, se a cor está normal, se o cheiro é bom. Se comprar a melancia fechada, ao abrir, tenha essa mesma preocupação.
Ao conservar na geladeira, envolva-a completamente em papel filme e só a manuseie com facas e colheres limpas. Mesmo sob refrigeração, deve ser consumida o mais rápido possível, principalmente no verão (calor).
A melancia é uma fruta muito saudável. Mas requer cuidados de conservação rigorosos.
Sintomas da infecção por salmonela
Os sintomas da salmonelose, como se chama a infecção por salmonela, aparecem geralmente entre as primeiras 12 e 72 horas.
E podem durar de quatro a sete dias.
Em alguns casos, a salmonelose causa até a morte.
Os principais sintomas são:
- Diarreia
- Febre
- Cólicas abdominais
Quanto tempo dura a infecção por Salmonella?
Os sintomas são náuseas, vômito, diarreia intensa, febre, dores na barriga e na cabeça. Em casos mais severos pode apresentar sangue nas fezes e desidratação. Os sintomas podem aparecer de 12 horas até 7 dias após a ingestão do alimento contaminado e podem durar de 1 a 3 semanas.
Qual o exame para detectar Salmonella?
Confirmando o diagnóstico
Desta forma, para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar um exame de fezes, onde é possível identificar as bactérias presentes. Ao identificar a bactéria que causa a salmonella, o médico pode passar o tratamento adequado para eliminá-la e/ou tratar os sintomas do problema.
O que pode causar a infecção
A bactéria Salmonella pode ser encontrada em animais, como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e animais domésticos, como cães e gatos, por exemplo. Assim, qualquer alimento que seja proveniente desses animais ou que tenham entrado em contato com suas fezes podem ser consideradas vias de transmissão da salmonelose.
A contaminação por Salmonella pode acontecer ao se consumir água ou alimentos contaminados, como verduras, ovos, frutas, leite não pasteurizado e carne. A contaminação com carne e ovo acontecem quando estes alimentos são consumidos crus ou mal-passados.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais
Como é feito o tratamento
Na maior parte dos casos não é necessário qualquer tratamento específico para a infecção por Salmonella, já que o corpo consegue eliminar a bactéria através da diarreia e/ou dos vômitos. No entanto, como existe uma grande perda de líquidos é importante que se fique de repouso e se mantenha uma hidratação adequada, ingerindo água, soro caseiro, chás ou sucos naturais. Além disso, também é importante fazer uma alimentação leve.
ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI
Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.
Por fim, Veja também: Como fazer limpa piso milagroso: mistura caseira para deixar sua casa brilhando
E aí, você gostou de conhecer Se ao comer uma melancia você vir isto nela, não coma? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.
Isso também pode interessar você: Hidratação Profunda Caseira com amido de milho