Muitas vezes, a rotina atribulada e cansativa desanima aqueles que estão em busca de perder peso e definir o corpo, uma vez que é preciso tempo e disposição para investir na academia. No entanto, um treino rápido e de alta intensidade pode ser uma boa solução para este problema.
Leia também:
Método rápido 4 exercícios em 4 minutos para perder peso
Exercícios para diminuir o estômago alto
Veja exercícios muito fáceis pra aliviar dores nas costas
Para apostar em atividades com pouco tempo, a professora de educação física Juliana Mouffron Bittencurt, da Smart Fit, ensina uma série de exercícios de 15 minutos, que trabalha todos os grupos musculares. “Como não tem intervalo, mantém a frequência cardíaca alta e melhora a capacidade aeróbia. É indicado para quem deseja aproveitar os dias de folga e não quer perder tempo na academia”, explica.
Além disso, a especialista pontua que esta técnica é boa para acelerar o metabolismo. “Um treino de alta intensidade é capaz de transformar glicose e gordura em energia, sem a necessidade de produzir o hormônio insulina, que ajuda a engordar. É importante que a atividade física seja regular, para que haja uma ação metabólica contínua”, reforça.
Aprenda o treino a seguir. Cada exercício deve ser feito durante 30 segundos e sem intervalo entre eles. Repita a sequência seis vezes:
Treino HIIT para fazer em casa
Passada – Fique em pé com os pés afastados na direção do quadril e mãos apoiadas atrás da cabeça. Dê um passo largo para a frente flexionando os joelhos até formar 90 graus.
Flexão de braço – Com as mãos apoiadas no chão e o corpo esticado, aproxime o tronco do chão até que os cotovelos formem ângulos de 90 graus. Desça e suba novamente.
Burpee – Agachado com as mãos apoiadas no chão, jogue as pernas para trás até esticá-las e volte para a posição inicial. Termine o movimento com um salto, mantendo os braços levantados para cima.
Agachamento livre – Em pé, faça o movimento de agachamento sem ultrapassar o ângulo de 90 graus dos joelhos.
Prancha frontal alternando o apoio – Sustente o corpo apoiado nos cotovelos e nas pontas dos pés. Com o corpo alinhado, mude o apoio de cotovelos para apoio de mãos, de forma alternada.