Com o tempo, a acumulação de toxinas no corpo pode contribuir para infecções graves da pele, olhos e estômago, além de várias outras doenças. Por isso é importante conhecer o seu corpo, a fim de iniciar um tratamento antes que a situação esteja incontrolável.
1. Prisão de Ventre
O intestino grosso é responsável pelo processamento de toxinas e eliminá-los através de movimentos intestinais regulares. Quando o intestino não consegue eliminar adequadamente todos os resíduos de seu aparelho digestivo, ocorre o acúmulo de resíduos que provoca prisão de ventre, gases e inchaço.
A prisão de ventre é um sinal de que seus movimentos intestinais não estão regulares. Procure beber mais água, exercitar-se diariamente e incluir pro bióticos e alimentos ricos em fibras em sua dieta.
2. Aumento de peso
A exposição aos produtos químicos e às toxinas causa danos a muitos dos mecanismos naturais de controle do peso do corpo. Junto com a falta do exercício, e aliado a uma dieta pouco saudável, a exposição às toxinas tem um papel significativo na obesidade.
As toxinas podem alterar a maneira como os hormônios naturais de seu corpo funcionam. Os mais afetados são a tireoide, o estrogênio, a testosterona, o cortisol e a insulina.
Quando comemos alimentos não saudáveis, nossos níveis de açúcar bastante. A insulina transfere o excesso de açúcar da corrente sanguínea para as células para uso posterior.
Quando as toxinas interferem com a insulina, o excesso de açúcar permanece na corrente sanguínea e converte-se em gordura. Ao longo do tempo, isso provoca obesidade
3. Fadiga Constante
Se você está constantemente cansada, esse pode ser um sinal de excesso de toxinas no corpo.
Quando as toxinas se acumulam no trato digestivo, elas diminuem a decomposição dos alimentos. Isso faz com que nos sintamos cansados, fatigados, lentos e com pouca energia.
4. Problemas de pele
A pele também ajuda a desintoxicar o corpo. Quando há uma sobrecarga de toxinas nos intestinos, ou o fígado é incapaz de purificar o sangue rico em toxinas a pele tenta assumir essa função. Esta desintoxicação manifesta-se através de erupções cutâneas e transpiração excessiva.
Além disso, a pele também absorve toxinas, os produtos de maquiagem possuem toxinas em suas embalagens, por exemplo. Quando absorvidos pela pele, estas toxinas obstruem nossos poros e causam reações prejudiciais.
As toxinas em nossa pele causam acne, inflamação, eczema, rugas, descoloração e olheiras.
5. Dores de cabeça e enxaqueca
As toxinas ambientais, tópicas e alimentares atacam o sistema nervoso central e se estabelecem lá. Essas toxinas fazem com que nossos tecidos cerebrais se tornem excessivamente sensíveis.
Portanto, quando usamos nosso cérebro em resposta a alguns estímulos, ele provoca uma dor abrasadora através de nossos tecidos cerebrais. Isto é o que geralmente descrevemos como uma enxaqueca.
Além disso, o organismo tem o seu próprio mecanismo de produção de toxinas. Os nervos podem liberar materiais residuais e produtos químicos, como o óxido nítrico, no sistema nervoso central. Níveis elevados de óxido nítrico no corpo podem desencadear enxaquecas.
6. Mudanças de humor
Toxinas derivadas de alimentos processados afetam drasticamente o nosso humor. Oxenoestrogênio é uma toxina presente num aditivo alimentar que interfere com o estrogênio natural no corpo e causa mudanças de humor extremas. Outro exemplo é o aspartame que libera toxinas no corpo que estão ligados à depressão extrema.
Por isso, lembre-se que remédios são necessários e importantes, mas manter uma dieta saudável e desintoxicar seu corpo regularmente ajuda a proteger sua saúde tanto quanto visitas periódicas ao médico.
Fonte: top10homeremedies