Sinto muito sono durante o dia: 3 causas comuns e 3 que podem ser graves
Ter um sono de qualidade é essencial para que o organismo funcione bem. Isto porque é durante a noite que o corpo produz uma série de hormônios responsáveis pelo seu funcionamento, além de recompor suas reservas energéticas. Por isso, sentir muito sono durante o dia pode ser sinal de que alguma coisa não vai bem com sua saúde.
De acordo com a Dra. Luciana Mello, otorrinolaringologista especialista no sono, embora episódios de bocejos e sonolência durante o dia sejam comuns, quando eles se tornam frequentes é preciso atenção.
leia mais:
Sono excessivo durante o dia: o que pode ser?
Causas comuns
Como explica, existem três motivos comuns para que um indivíduo fique sonolento durante o dia:
- O primeiro deles e mais recorrente é a noite mal dormida. O horário de deitar, a iluminação do quarto e os ruídos podem interferir na qualidade do sono e, consequentemente, provocar sonolência diurna.
- A alimentação é outra causa comum do problema. Isto porque, além de uma alimentação pesada afetar o sono durante a noite, determinados alimentos, especialmente aqueles de alto índice glicêmico, são rapidamente digeridos e, por isso, em pouco tempo deixam o corpo sem energia, contribuindo para que o indivíduo sinta sono.
- Já o terceiro fator é o uso de medicamentos. Diversas fórmulas podem afetar o sono durante a noite ou ainda aumentar o cansaço durante o dia. Entre elas estão os analgésicos, os antialérgicos e os antigripais, por exemplo.
A médica diz, no entanto, que embora essas causas possam ser consideradas normais, o individuo deve se esforçar para suprimi-las e voltar a dormir bem.
Causas que merecem atenção
FMAH14 / SHUTTERSTOCK
Mas, sentir muito sono durante o dia pode ser indício de outras doenças. A especialista ressalta três:
- Depressão
- Narcolepsia (doença caracterizada por ataques de sono irresistíveis durante o dia e paralisia do sono, dentre outros sintomas)
- Apneia do sono (distúrbio que faz o paciente parar de respirar rapidamente durante a noite, repetidamente)
“Essas doenças podem desencadear o problema e, por isso, é sempre importante ficar atento aos sinais dados pelo organismo”, comenta a médica. As disfunções impedem que o paciente durma bem durante a noite, gerando sono excessivo durante o dia.
Para evitar que a vida escolar ou profissional e social seja afetada, Dra. Luciana orienta que aqueles que notarem qualquer diferença habitual devem procurar atendimento médico para investigar e tratar a causa. “Se o sintoma aparece com frequência, é preciso investigar o paciente para quantificar sua sonolência. Uma boa análise com dados de hábitos diurnos e noturnos, além da aplicação de questionários que avaliam a chance de dormir em determinadas situações, é muito útil nessa avaliação”, finaliza.
Como dormir melhor: Misturinha de 3 ervas faz milagre pela sua noite
Fonte: Bolsa de Mulher