Teste de Personalidade Através dos Pés
Pés – Egípcio, grego ou romano?
É quase assumido que todos os pés são iguais, mas se repararmos já existe a distinção para tipo de rosto, tipo de cabelo e até estrutura corporal onde todas nós nos identificamos e conseguimos fazer a distinção, por que não começar também a reparar nos seus pés?!
O conceito de diferença também é aplicado aos pés, e existem tipos de pés que são vistos como o modelo de beleza! Se alguma vez se sentiram mais tristes ou constrangidas por ter os pés e/ou os dedos diferentes dos das modelos das revistas, depois de identificar o seu tipo de pé saberá que afinal o seu pé é bonito e peculiar!
Não existe um pé universal e varia de pessoa para pessoa em formas diferentes e com comprimentos variados nos dedos. O formato pode ser distinguido em maioritariamente três tipos principais, tendo em consideração o tamanho dos dedos: o pé romano, o pé grego e o pé egípcio.
Para analisarmos e não ficar sombra de dúvida, quando analisar o formato dos seus pés, vamos olhar para o pé direito e contar os dedos da esquerda para a direita.
- O pé grego é aquele em que o 2º dedo é o mais comprido que o 1º e os restantes vão diminuindo em relação a ele.
- No formato do pé egípcio, o maior é o 1º dedo ou o halux e os seguintes vão diminuindo progressivamente.
- O pé romano é aquele em que o 1º e o 2º têm o mesmo comprimento e vai diminuindo progressivamente ou ainda poderão ter todos o mesmo tamanho.
As estatísticas calculam que o pé mais comum seja o grego (60%), seguido do egipcio (1/3 da população) e finalmente do quadrado (com apenas 10%). Um outro ponto a considerar é a largura do pé, qualquer dos formatos acima poderão ser encontrados com largura estreita ou larga.
Tenha em atenção aos cuidados nos seus pés e especialmente ao calçado, mas afinal o facto de ter ou não os pés alinhados não afecta a sua beleza, mas acentuam a sua individualidade e beleza única!
Sinta-se uma Cleópatra, uma Atena ou até mesmo uma Cinderela!
Leitura dos pés – Significado de cada dedo do pé
Dedos murchos ou cheios: Os dedos murchos indicam bloqueio das emoções, vejamos um exemplo, o dedão do pé direito, que é associado à alegria, quando murcho significa apatia, dificuldade de sentir prazer, entende? Se for o dedão do pé esquerdo, o da tristeza, que está murcho, isso significa que a pessoa não está conseguindo vivenciar suas tristezas, ou seja, anda anestesiada. O contrário, dedo cheio e duro, indica vitalidade, disposição e entusiasmo.
Dedos pontiagudos: Os dedos nesse formato expressam ansiedade e tensão. Se, por exemplo, o
dedo pontiagudo for o que representa a criatividade da pessoa (ver tabela), é uma indicação de imaginação reprimida. É necessário liberar a criatividade, por em prática ideias.
Dedo de formato arredondado: Esse formato no dedo indica que indivíduo é diplomático e amigável.
Protuberância na raiz do dedão do pé (joanete): Quando a protuberância for acentuada, indica que a pessoa colocou seus próprios sonhos em segundo plano, seus desejos pessoais estão subordinados aos de outras pessoas. Vamos corrigir esse defeito.
Dedo em forma de garra: Pessoa fechada e introspectiva, essa forma representa dificuldade de falar de si mesmo. Representa também as seguintes características em sua personalidade: obsessividade e controlador.
Pé Harmoniozo: Quando você coloca uma régua na diagonal e todos os dedos tocam a sua borda, isso quer dizer que você é equilibrado e estável.
Dedão curto em relação aos outros dedos: Você não é capaz de expressar sentimentos com facilidade.
Dedão grande demais em relação aos outros dedos: É provável que você fale o tempo todo. Nem ao menos se preocupa com o que está dizendo, desde que possa continuar falando.
Dedo sonhador: Se o seu dedo não tem contato com o chão, isso significa que não te falta imaginação. Seu potencial para fugir da realidade é grande.
Calosidade: Os calos mostram que você guarda mágoas. As calosidades também indicam frustações em várias áreas da vida.
Dedo desviado: Qualquer dedo do pé com seu curso desviado na direção do dedinho revela pressa em chegar ao fuuro. Você quer alcançar rapidamente seu objetivo. Se o dedo inclina na direção do dedão, é sinal que você vive fazendo comparações com o passado.
Dedo de ponta quadrada: Você não se preocupa em agir com tato. Caso os outros se incomodem, azar deles. É inflexível: ou você concorda com a pessoa, ou será vencido.
Dedo Torcido: Por algum motivo, você mudou uma atitude ou um comportamento que antes adotava. Também é sina de que está procurando um novo rumo.
Dedos Retraídos (ou capacidade para ratraílos): Você é dominador e, às vezes, manipulador.
Dedos separados: Isso leva a crer que você não tem ligação afetiva forte com a própia família, ou está tentando se distânciar da família.
Dedo escondido: Um dedo escondido por baixo de outro significa que você encobre emoções. Mesmo apaixonado tem dificuldade de expressar o seu sentimento.
Dedo grande demais em relação aos outros: Esse dedo maior mostra que você se desenvolveu mais numa certa área. Se é o dedo do desejo de da vontade que supera o tamanho dos outros, fica claro que é determinado para conseguir o que quer. Se é por exemplo o dedo da tristeza está acentuado, pode ter uma tendência à melancolia.
Leitura dos pés: traduza a personalidade pelos dedos
Os dedos e seus significados
1. Confiança
2. Amor
3. Ideias e criatividade
4. Afetividade
5. Tristeza
6. Alegria
7. Desejo
8. Atividade
9. Apego
10. Medo e insegurança
_____________________________________________________________________
1. Harmoniosos
Coloque uma régua na diagonal em frente ao pé. Todos os dedos tocaram nela? Então, você consegue se expressar bem e ouvir o que os outros têm a dizer.
2. Longe do chão
Dedão que não toca o solo pertence a quem tem muitos projetos para o futuro ou que tem o hábito de deixar as pessoas falando sozinhas quando o tema a desagrada.
3. Separados
Revelam alguém que decidiu viver a vida de modo independente, longe até da própria família.
4. Retraídos
Dedos em forma de garra escondem características manipuladoras de quem gosta apenas das coisas feitas do seu próprio jeito.
_________________________________________________________________________
1. Ponta quadrada
Normalmente, esta característica aparece nos pés de pessoas objetivas e diretas, que não gostam de ser enroladas.
2. Escondido
Dedo do apego embaixo do dedo da atividade mostra alguém que trabalha demais, a ponto de ficar sem tempo para expressar os próprios sentimentos.
3. Desviado
Segundo dedo com a ponta inclinada em relação aos outros pode significar que a pessoa tem muita dificuldade em receber ordens.
4. Calosidade
A presença de calos está ligada a mágoas do passado. O motivo da chateação varia de acordo com o significado de cada dedo.
Dedão curto
Indica indivíduos rápidos para pensar e agir (mas com dificuldade em expressar ideias), além de uma certa dose de impaciência para ouvir os outros.
_________________________________________________________________________
O tamanho dos dedos dos pés incomoda muita gente. Mas isto não é motivo para desespero. Apesar de até poucas décadas cientistas acreditarem que os diferentes formatos dos pés poderiam caracterizar uma anomalia, as coisas mudaram.
Os pés são diferentes de uma pessoa para outra e até na comparação entre o direito e o esquerdo, claro! Não só os pés são de tamanhos e formatos variados, como os dedos também, às vezes compridos demais, curtos demais ou mesmo bem gordos ou fininhos.
Tudo depende da constituição física de cada um. Tem gente até que tem seis dedos em cada pé! Portanto, se você acha que os dedos do seu pé são muito diferentes, não se preocupe: não há necessidade de diminuir, cortando a ponta ou qualquer coisa assim. Há alguns casos em que a cirurgia corretiva é necessária, mas apenas quando houver de fato a orientação de um especialista.
De acordo com o formato das pontas, os pés são classificados em: grego, egípcio e quadrado. Os tipos são determinados justamente pelo tamanho dos dedos. No grego, o segundo dedo é mais comprido que o seu vizinho, o primeiro dedo, mais conhecido como dedão (denominado cientificamente como hálux, termo que vem do latim), e a partir deles, os tamanhos vão diminuindo até o quinto dedo. No formato egípcio, o maior dedo é o dedão e os outros quatro vão diminuindo progressivamente até o menor. No quadrado, os cinco dedos têm praticamente o mesmo comprimento.
Outro ponto a se considerar quanto ao formato da ponta dos pés é que, tanto o grego quanto o egípcio podem apresentar duas variações: estreito ou largo, determinadas justamente pelo conjunto que envolve a largura e a distância entre os dedos. As estatísticas estimam que o pé grego seja o mais comum, 60% das pessoas; o egípcio está presente em quase um terço da população; e apenas cerca de 10% têm o formato quadrado.
A herança genética pode incomodar, mas se não é causa de problemas de saúde, não aponta para a real necessidade de cirurgia. Não há porque pensar em mudanças radicais ou tratamentos invasivos. Muitas pessoas se preocupam com isso, mas basta observar os pés de outras pessoas, para ver o quanto os dedos são diferentes e que isto não interfere no ato de caminhar, no equilíbrio ou na postura. Explicado isto, há casos em que há necessidade de cirurgia para cortar alguma coisa nos pés?
Deformidades nos dedos dos pés
Atualmente, existem técnicas variadas para cuidar de cada caso. Cabe ao ortopedista avaliar a necessidade de fazer cirurgia, o que vai depender do grau da deformidade. Em ortopedia, as cirurgias são indicadas quando existe dor ou um problema funcional, como a falta de movimentação. Então, a cirurgia em dedos é recomendada se eles causam incômodo quando os pés estão calçados, por serem tortos a ponto de encavalarem uns sobre os outros, por exemplo.
Também existe a possibilidade do uso de próteses (preparadas com materiais modernos), que aumentam o tamanho dos dedos. A técnica é utilizada porque há mulheres que sofrem por acharem seus pés horríveis, justamente, por terem dedos pequenos demais. As próteses ajudam a embelezar os pés e elas podem realizar o sonho de usar sandálias. De toda forma, os procedimentos cirúrgicos só podem ser indicados por médicos especialistas.
A saúde dos pés
Deformidades e outros problemas (bolhas, unha preta, verruga, olho de peixe) alteram os tamanhos dos dedos e afetam a estética da beleza dos pés. Ouço muita gente reclamar que acha seus pés feios.
Mesmo quem tem herança genética ou doenças que afetam o bom funcionamento dos pés pode cuidar para que eles estejam sempre saudáveis.
Podólogo
Cuidar da higiene, com uma boa limpeza com água e sabonete, e da hidratação, é fundamental para que bactérias, vírus e fungos não penetrem pela pele, além de evitar descamações, fissuras e coceiras.
O pé também precisa ficar ao ar livre para evitar odores, muitas vezes fortes como o popular chulé, causados pela transpiração ou pela facilidade dos microorganismos se instalarem, justamente pela falta de ar e luz. Massagear todas as regiões dos pés, ao final do dia, ajuda a restabelecer a circulação e funciona como uma prevenção a cãibras e dores musculares. Após a massagem, coloque as pernas para cima por alguns minutos.
Pés com joanete
Para evitar o joanete e calos, destaco: evitar o uso de sapatos de bico fino ou salto alto, privilegiar o uso de calçados adequados ao tipo de pé e que sejam folgados.
Além disso, faça diariamente uma ginástica para os pés. É muito simples! Contraia os dedos para frente como se fosse pegar um objeto com os pés. Apóie o calcanhar no chão e levante o pé, formando um ângulo reto. Depois, relaxe e inicie novamente. Bolhas também são evitadas com o uso de sapato confortável.
Quanto aos dedos, em caso de dúvida, é aconselhável consultar um ortopedista para mais informações. Lembro que há quem diga que quem tem o segundo dedo do pé grande é mais inteligente; ou que há relação entre o dedão e a sexualidade; ou mesmo que mulher com o segundo dedo maior que o dedão manda no marido…. Verdade ou não, estes são temas não incluídos na esfera de atuação dos profissionais de medicina.”