Mofo no guarda-roupa ou no armário da cozinha é algo que não é nada agradável e não deve ser ignorado. O fungo causador do mofo pode se espalhar por todo o armário e, além de estragar as roupas e utensílios, pode provocar doenças respiratórias e até alergias. Mas, não se preocupe, porque o Receitas Naturais traz hoje, 27 de novembro, as melhores dicas sobre o assunto. Vamos conferir o passo a passo?
A técnica é simples e barata – usa produtos naturais para conservar a higiene da sua cozinha e evitar que seus alimentos sejam contaminados por bichos e bolor. De quebra, ainda deixa aquele cheirinho de limpeza que a dona de casa ama!
Você vai precisar de:
- álcool
- cravo-da-índia
- detergente neutro
- louro
- vinagre branco
- água
Modo de fazer:
- Pingue quatro gotas de detergente em meio litro de água;
- Molhe uma esponja nessa solução e esfregue o armário da cozinha;
- Com um pano limpo, seque bem. Depois, coloque um pouco de vinagre no mesmo pano e passe novamente no armário;
- Agora, com um pano diferente, aplique a mistura de meio litro de álcool com um punhado de cravo-da-índia.
Pronto! Limpo e cheiroso, seu armário está pronto para receber de volta suas panelas e utensílios. Você pode aproveitar essa dica aqui para reorganizar tudo direitinho e manter sua cozinha mais arrumada.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/
5 dicas para prevenir o mofo no guarda-roupa
O fungo que causa o mofo é um microorganismo capaz de se multiplicar e se espalhar por todo o guarda-roupa podendo até danificar as peças. Então, para evitá-lo, vamos às dicas:
1.Deixe o guarda-roupa vazio
Primeiramente, retire todas as roupas, acessórios e sapatos do armário, colocando-os no sol ou em alguma área ventilada. A ventilação e a luz solar vão ajudar a tirar qualquer umidade das peças, evitando a proliferação do mofo.
2.Identifique a mancha
Existem dois tipo de manchas causadas pelos fungos:
- As manchas causadas por bolor são acinzentadas, sendo mais fáceis de serem removidas;
- As manchas causadas por mofos são pontinhos pretos, sendo sua remoção é mais difícil.
ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI
3.Remova as manchas:
Para remover as manchas causadas por bolor no guarda-roupa, misture água e álcool na proporção de 1 para 1. Umedeça um pano com a solução e aplique sobre a mancha no móvel.
As manchas causadas por mofo necessitam de água sanitária. A água sanitária tem propriedades fungicidas e bactericidas. Sendo assim, dilua água sanitária e água na mesma proporção e aplique sobre o guarda roupa.
4.Desencoste o guarda roupa da parede:
O guarda-roupa que fica encostado na parede pode atrair mais mofos, pois a ventilação fica prejudicada. Para favorecer a circulação do ar, o ideal é deixá-lo à 5 cm da parede, evitando, assim, a aparição dos fungos.
Você também pode gostar: Deixe sua casa sempre limpa e perfumada com estas simples receitas caseiras
5.Verifique a parede
Além de cuidar do guarda-roupa, verifique também a parede. Os fungos adoram umidade. Se as paredes estiverem úmidas ou manchadas, o guarda-roupa pode ser novamente infestado por fungos. Então, para evitar o mofo, limpe a parede com a solução de água e água sanitária. Caso as paredes estejam úmidas, se possível, mude o armário de lugar.
Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.
E aí, você gostou de conhecer estas Receitas caseiras de como tirar mofo do armário da cozinha e da casa? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.